A Criptosporidíase (muitas vezes chamada Crypto para abreviar) a Criptosporidíase é uma infecção intestinal altamente contagiosa. Isso resulta da exposição a parasitas de Cryptosporidium, que vivem nos intestinos de humanos e outros animais e são espalhados pelas fezes.
De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Criptosporidíase afeta cerca de 750 mil pessoas por ano. A maioria das pessoas se recupera dentro de algumas semanas sem problemas.
No entanto, a diarreia aquosa, náuseas e cólicas abdominais que acompanham a infecção podem persistir para algumas pessoas. Para crianças pequenas ou pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, a infecção pode ser particularmente perigosa.
Causas da Criptosporidíase: Uma pessoa pode desenvolver a Criptosporidíase depois de entrar em contato com fezes contaminadas. Esta exposição acontece muitas vezes por engolir água natação recreativa.
Em qualquer lugar as pessoas se reúnem na água – piscinas, parques aquáticos, banheiras de hidromassagem, lagos e até mesmo o oceano – pode conter Criptosporidíase. Outras infecções graves também podem ser contratados nesses ambientes.
germes de criptografia também pode ser transmitida através do contato corpo-a-boca. Eles podem ser encontrados em qualquer superfície que tenha sido contaminada com fezes infectadas. Devido a isso, a infecção também pode ser transmitida por:
- brincar com os brinquedos contaminados
- tocar superfícies do banheiro sem lavar corretamente as mãos
- manipulação de animais
- ter relações sexuais
- beber água não tratada
- fraldas sujas tocantes
- manipulação de produtos cultivados em solo contaminado.
Sintomas da Criptosporidíase: Os sintomas da Criptosporidíase incluem:
Os sintomas geralmente começam dentro de uma semana de exposição e pode durar duas semanas. No entanto, em um estudo publicado na BMC Public Health , algumas pessoas tiveram sintomas que persistiram 24 a 36 meses.
Com sintomas de longo prazo, uma pessoa está em maior risco de perda de peso, desidratação e desnutrição. Isto pode ser particularmente com risco de vida em jovens bebês e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como aqueles que têm HIV ou que estão passando por quimioterapia. Existem várias infecções parasitárias que podem ter sintomas semelhantes ou diferentes.
Tratamentos da Criptosporidíase: Uma pessoa com Criptosporidíase precisa aumentar a ingestão de líquidos para combater os efeitos de desidratação de diarreia grave. Se a desidratação persistir ou se tornar pior, uma pessoa pode ser hospitalizado e dado fluidos intravenosos .
O seu médico pode prescrever o medicamento antidiarreico nitazoxanida , mas é apenas eficaz em pessoas com sistema imunológico saudável. As pessoas com sistemas imunitários mais fracos, tais como aqueles com HIV, pode ser administrado um medicamento para estimular o sistema imune como uma forma de combater a infecção.
Como Prevenir a Criptosporidíase: A melhor maneira de evitar ser infectado com Crypto e contribuindo para a sua disseminação é praticar uma boa higiene . Ensine às crianças bons hábitos de higiene, enquanto eles são jovens.
Para Prevenir a Criptosporidíase Recomenda-se que você esfregue as mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos nos seguintes casos:
- após usar o banheiro, trocar fraldas, ou ajudar os outros usar o banheiro
- antes de comer ou cozinhar
- depois de manusear um animal
- depois de jardinagem, mesmo se você usou luvas
- ao cuidar de alguém com diarreia
Criptosporidíase é uma infecção intestinal comum, especialmente no verão, quando muitas pessoas desfrutar de piscinas, parques aquáticos e outras instalações de natação.
A maioria das pessoas com um sistema imunológico saudável pode se recuperar de Criptosporidíase sem problemas, mas para outros, a infecção e sua cera sintomas e diminuir. Para outros ainda, pode ser mortal.