Início » Biblioteca de nutrientes » Curcumina: o que é? para que serve? Há efeitos colaterais?

Curcumina: o que é? para que serve? Há efeitos colaterais?

Curcumina

Curcumina: o que é, propriedades, para que serve, benefícios, como usar e Há efeitos colaterais? além disso, A Curcumina é um potente polifenolcomposto (que melhora a saúde) e antioxidante encontrado no açafrão. A curcumina é um componente (parte) essencial do açafrão, mas eles não são a mesma coisa.

Cúrcuma é uma especiaria valorizada por seus usos culinários e benefícios à saúde. Vem da raiz da Curcuma longa plantar. A cúrcuma fresca tem uma cor amarela brilhante e um sabor quente e terroso. Você também pode encontrá-lo seco em pó ou em forma de suplemento (por exemplo, cápsula).

A curcumina é um aditivo alimentar colorido amarelo-alaranjado. Além disso,  A raiz da cúrcuma é particularmente usada na culinária indiana e asiática para preparar caril e vários molhos típicos locais, enquanto na medicina ayurvédica, graças ao conteúdo de curcumina, ela tem sido usada por muitos séculos para o tratamento de uma ampla variedade de transtornos.

O que é curcumina?

Curcumina
Curcumina

Na medicina natural, a cúrcuma é frequentemente usada para tratar, por exemplo, tosse, gota, problemas no fígado e inflamação. Mesmo na pesquisa médica, o tempero entrou em foco por causa de seus potenciais benefícios para a saúde.

A substância natural curcumina, que é usada ativamente como corante e faz parte da raiz do açafrão-da-índia, tem propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras. Acredita-se que a curcumina também ajuda a parar o desenvolvimento ativo de doenças neurodegenerativas na velhice: entre os povos da Índia que consomem caril (a cúrcuma é parte desse tempero), a doença de Alzheimer é menos comum.

Quais são os outros nomes da curcumina ?

Observe que a curcumina também é conhecida como:

  • Extrato de cúrcuma
  • Extrato de Caril
  • Curcuma
  • Diferuloilmetano
  • JiangHuang
  • Cúrcuma Longa
  • 1 7-Bis(4-hidroxi-3-3metoxifenil)hepta-1 6-dieno-3 5-diona
  • Cúrcuma

Propriedades da curcumina

Curcumina
Curcumina

Devido às suas propriedades benéficas e curativas, a cúrcuma é tradicionalmente usada tanto na medicina ayurvédica como na medicina tradicional chinesa, em particular é usada como um suplemento alimentar natural para a capacidade de neutralizar processos inflamatórios no corpo.

A planta tem sido sempre conhecido para o acção purificadora, colerético ( estimulando a produção de bílis do fígado ) e cholagogue (que favorece o esvaziamento da vesícula biliar, aumentando a influxo de bílis no duodeno e prevenir a formação de cálculos biliares ), é um hepatoprotector, estimulante do trato biliar, antioxidante, sangue mais fino.

Para que serve a curcumina?

Em suma, os destinos mais frequentes da curcumina são:

  • Suplemento dietético ou reforço dietético;
  • Aditivo alimentar ou cosmético;
  • Aromatizantes para alimentos, como bebidas com sabor de cúrcuma, particularmente comuns no Japão.

As vendas anuais da especiaria aumentaram especialmente desde 2012, graças ao aumento da popularidade como suplemento dietético (suplemento alimentar). Além disso, é cada vez mais comum em cosméticos para cuidados com a pele baseados em “ingredientes naturais”.

Benefícios da curcumina para saúde

beneficios da Curcumina
beneficios da Curcumina

A seguir veja a lista dos principais benefícios da curcumina para saúde, incluem:

1. Melhora a memória

Estudos realizados em populações asiáticas mostraram que as pessoas que consomem constantemente curcumina têm taxas mais altas nos testes cognitivos em comparação com aqueles que não consomem a especiaria. Além disso, ela remove os depósitos de colesterol (placas) nos vasos cerebrais, prevenindo ou retardando a progressão da doença de Alzheimer.

2. Diminuir os riscos de doenças cardíacas

A doença cardíaca é a causa número um de morte no mundo. A pesquisa sugere que a curcumina pode ajudar a proteger contra muitas etapas do processo de doença cardíaca.

Especificamente, ajuda a melhorar a função do endotélio ou do revestimento dos vasos sanguíneos.

A disfunção endotelial é uma das principais causas de doenças cardíacas. É quando o endotélio é incapaz de regular a pressão arterial, a coagulação sanguínea e vários outros fatores.

Vários outros estudos também sugerem que a curcumina pode levar a melhorias na saúde do coração. Além disso, a curcumina pode ajudar a reduzir a inflamação e a oxidação (conforme discutido acima), que podem desempenhar um papel nas doenças cardíacas.

3. Combate alguns tipos de câncer

As primeiras pesquisas exploraram os usos potenciais da curcumina na prevenção e tratamento do câncer.

Estudo mostrou que os efeitos da curcumina em certos tipos de câncer – incluindo câncer de mama, próstata e cólon. Os estudos sugeriram que a curcumina demonstrou alguns efeitos anticancerígenos.

Outros estudo de 2021 descobriu que a suplementação de curcumina beneficiou os tratamentos padrão contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia.

Os autores notaram que a curcumina também pode ajudar a reduzir os efeitos secundários do tratamento do câncer e a melhorar a qualidade de vida das pessoas em tratamento.

Embora estas descobertas sejam promissoras, são necessárias mais pesquisas para compreender como a curcumina pode ajudar a prevenir e tratar o cancro.

4. Diminuição da dor da artrite

A artrite é caracterizada por inflamação, que causa dor e danos nas articulações. Estudos mostraram que os efeitos antiinflamatórios da curcumina ajudam a controlar a inflamação e a reduzir a dor, o inchaço e os danos nas articulações relacionados à artrite.

Ume estudo realizado em 2021 descobriu que a curcumina aliviou a dor nas articulações, bem como os antiinflamatórios não esteróides (AINEs) em pessoas com artrite reumatóidee osteoartrite.

Um estudo que explorou a suplementação de extrato de cúrcuma para osteoartrite de joelho descobriu que a cúrcuma reduziu a inflamação e aliviou a dor.

5. Combate os radicais livres

Simplificando, os radicais livres são moléculas altamente radioativas com elétrons desemparelhados que se agarram a moléculas estáveis ​​e roubam os elétrons. Quando isso acontece, a molécula se torna instável também, o que danifica as células saudáveis ​​e pode resultar em doenças.

Antioxidantes neutralizam os radicais livres e os estabilizam. Além disso, a curcumina em açafrão é cheia de antioxidantes e ajuda a estimular os antioxidantes do corpo para combater os radicais livres causadores de doenças.

6. Ajuda na perda de peso

A curcumina atua em um nível profundo, neutralizando a inflamação crônica de baixo nível (ou de baixo grau), também causada pela obesidade, e o ponto de partida de patologias como diabetes tipo 2, alterações ateroscleróticas, resistência à insulina e depressão.

Açafrão, então, ajuda a perder peso porque diminui a sensação de fome graças à estimulação da leptina, uma molécula produzida pelo tecido adiposo que regula a sensação de saciedade.

7. Ajuda a aliviar sintomas de depressão e ansiedade

A depressão é uma condição de saúde mental comum e grave que causa sentimentos de tristeza, baixa energia, baixo apetite e perda de prazer. Quase 17% das pessoas sofrerão de depressão em suas vidas, geralmente no final da adolescência ou no início dos 20 anos.

Uma revisão publicada em 2020 de nove estudos analisou os efeitos que a cúrcuma pode ter na depressão e na ansiedade.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que tomaram a suplementação com açafrão observaram melhorias significativas nos sintomas.

8. Saúde renal

Estudos mostraram que a curcumina pode ser benéfica para os rins. Especificamente, a curcumina pode ajudar na cura de lesões renais agudas e no aumento dos antioxidantes.

9. Saúde dos olhos

Vários estudos demonstraram que a curcumina é benéfica no tratamento de doenças oculares inflamatórias e degenerativas.

Embora o tamanho dos estudos tenha sido relativamente pequeno, eles indicam que a curcumina pode ser boa para manter os olhos saudáveis ​​e tratar algumas doenças oculares.

10. É um composto antiinflamatório natural

A curcumina é uma substância bioativa que pode ajudar a combater a inflamação, embora sejam necessárias doses muito altas para produzir resultados medicinais.

Ainda assim, significa que tem potencial para combater a inflamação que desempenha um papel em muitos problemas de saúde e doenças.

É por isso que qualquer coisa que possa ajudar a combater a inflamação crónica é potencialmente importante na prevenção e no tratamento destas condições.

11. Aumentar a capacidade antioxidante do corpo

Acredita-se que o dano oxidativo seja um dos mecanismos por trás do envelhecimento e de muitas doenças.

Envolve radicais livres, moléculas altamente reativas com elétrons desemparelhados. Os radicais livres tendem a reagir com substâncias orgânicas importantes, como ácidos graxos, proteínas ou DNA.

A curcumina é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química.

Além disso, estudos animais e celulares sugerem que a curcumina pode bloquear a ação dos radicais livres e estimular a ação de outros antioxidantes. Mais estudos clínicos são necessários em humanos para confirmar esses benefícios.

12. Ajuda no tratamento da doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e pode contribuir para até 70% dos casos de demência.

Sabe-se que a inflamação e o dano oxidativo desempenham um papel na doença de Alzheimer, e descobriu-se que a curcumina tem efeitos benéficos em ambos.

Além disso, pesquisas sugerem que a curcumina pode ajudar a eliminar o acúmulo de emaranhados de proteínas chamados placas amilóides, causados pela doença.

Dito isto, ainda não se sabe se a curcumina pode retardar ou mesmo reverter a progressão da doença de Alzheimer nas pessoas e precisa de ser estudado.

A curcumina pode ajudar a retardar o envelhecimento e combater doenças crónicas relacionadas com a idade

Quantidades e Dosagem da curcumina

curcumina

curcumina
curcumina

A curcumina é considerada um tratamento não comprovado neste momento. Como tal, não estão disponíveis padrões de dosagem de curcumina. A curcumina pode ser ingerida através de alimentos temperados com cúrcuma, bem como através de suplementos dietéticos de cúrcuma e curcumina.

No entanto, é importante conversar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento dietético.

O valor da Ingestão Diária Admissível (DDA) de curcumina foi determinado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar como sendo de 0-3 mg por quilograma de peso corporal, ou aproximadamente 0-1,4 mg por libra.

Receita

Como fazer um chá de Cúrcuma

Claro, posso sugerir algumas receitas que utilizam a curcumina, que é o principal componente ativo da cúrcuma. Aqui estão algumas opções:

Ingredientes:

  • 1 colher de café de cúrcuma em pó
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

  • Ferva a água e adicione a cúrcuma em pó, mexendo bem.

Efeitos colaterais da curcumina

A cúrcuma e a curcumina são geralmente bem toleradas. No entanto, foram relatados os seguintes efeitos colaterais: 43

  • Náusea
  • Diarréia
  • Dor de cabeça

Bibliografia

https://www.drugs.com/inactive/microcrystalline-cellulose-48.html

https://www.rxlist.com/supplements/phosphatidylcholine.htm

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17845505/

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0006899306027144

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0896627391902733

https://medlineplus.gov/druginfo/meds/a689006.html

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.