Daltonismo – O que é, Sintomas e Tratamentos desta deficiência visual em que o indivíduo não é capas de reconhecer e diferenciar algumas cores especificas. Além disso, o distúrbio recebeu este nome em homenagem ao químico ingçês John Dalton, que foi o primeiro estudar a características do Daltonismo.
O Daltonismo, também conhecido como cegueira parcial para cores, é uma anomalia ligada ao sexo causada por um gene localizado no cromossomo X. O nome Daltonismo provém do nome do químico inglês John Dalton, que em 1974 publicou um estudo revelando que tinha dificuldade para distinguir a cor verde da vermelha.
São conhecidos três tipos de daltonismo:
- No primeiro tipo a pessoa não distingue a cor púrpura da cor vermelha. Esse tipo de Daltonismo é condicionado por um gene recessivo localizado em um cromossomo autossomo, lembrando que cromossomos autossomos são aqueles que não diferem entre machos e fêmeas.
- No segundo tipo de Daltonismo, a pessoa vê o vermelho como se fosse verde.
- No terceiro tipo de Daltonismo, a pessoa não distingue o verde do vermelho, vendo as duas cores como marrom.
- O segundo e o terceiro tipos de Daltonismo são condicionados por genes localizados no cromossomo X, ou seja, são ligados ao sexo.
A visão em cores se dá graças a pigmentos (proteínas) sensíveis à luz encontradas nos cones (células especiais da retina). Em cada cone há um tipo de pigmento produzido pela ação de um gene específico: há os que são ativados pelo comprimento de onda da luz vermelha, os que são ativados pela luz verde e os que são ativados pela luz azul.
A partir de mutações podem surgir na população alelos alterados desses genes, que são incapazes de produzir um ou outro pigmento. Dessa forma, podemos dizer que o Daltonismo é condicionado por um alelo mutante no cromossomo X do gene responsável pela produção de uma dos pigmentos visuais.
Causas do Daltonismo: Os sinais e sintomas de Daltonismo costumam variar de intensidade conforme a pessoa e de acordo com o tipo do distúrbio. Em geral, os sinais mais comuns podem incluir:
- Dificuldade para enxergar cores e suas diferentes tonalidades e brilhos de maneira normal
- Incapacidade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes
Muitas vezes, os sintomas podem ser tão leves que algumas pessoas podem nem perceber que são daltônicas. Mas é muito comum que os pais notem sinais de Daltonismo quando uma criança está aprendendo a diferenciar as cores.
Sintomas do Daltonismo: O Daltonismo é uma condição relativamente fácil de ser diagnosticada, e seus sintomas apresentam intensidades diferentes de acordo com o tipo. Se você ou alguém que você conhece tem dificuldade para enxergar cores ou não consegue diferenciar tonalidades, é provável que seja Daltonismo. Às vezes, os sintomas são tão leves que algumas pessoas nem percebem que são daltônicas. Em crianças, o Daltonismo é geralmente identificado na idade em que as crianças começam a aprender as cores.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Tratamentos do Daltonismo: Os problemas de visão de cores que são herdados não podem ser tratados ou corrigidos.
Para o tipo mais comum de Daltonismo, nomeadamente uma deficiência para as cores verde e vermelha, nenhum tratamento é necessário, porque as pessoas funcionam normalmente. A pessoa pode não estar ciente de que não vê as cores da forma como elas são vistas pelos outros.
Alguns problemas de visão de cor adquirida podem ser tratados, dependendo da causa. Por exemplo, se uma catarata estiver a causar um problema com a visão de cores, a cirurgia que remove a catarata pode restaurar a visão normal das cores.
Você pode encontrar formas de ajudar a compensar um problema de visão de cores, tais como:
O uso de lentes de contato coloridas. Estas podem ajudá-lo a ver as diferenças entre as cores. Mas estas lentes não oferecem visão normal das cores e podem distorcer objetos.
O uso de óculos que bloqueiam o brilho. Pessoas com problemas severos de visão de cores podem ver melhor as diferenças entre as cores quando existe menos brilho.
Aprender a controlar pistas como brilho ou localização, em vez de cores. Por exemplo, você pode aprender a ordem das três luzes coloridas num sinal de trânsito.
Doenças:
Algumas condições podem levar ao Daltonismo. Veja as principais:
- Diabetes
- Doença de Alzheimer
- Doença de Parkinson
- Leucemia
- Anemia falciforme.
Outras doenças do olho, como glaucoma e degeneração macular, também podem contribuir para o problema.
- Medicamentos
- Remédios usados para tratar hipertensão arterial e alguns distúrbios psicológicos podem elevar as chances de uma pessoa desenvolver Daltonismo.
- Produtos químicos
- Uma pessoa que for exposta a determinados produtos químicos, como sulfureto de carbono e alguns fertilizantes, também podem ser mais suscetíveis ao Daltonismo.
- Envelhecimento
- A capacidade de enxergar, distinguir e reconhecer cores pode se deteriorar lentamente como parte natural do processo de envelhecimento.