Início » Nutrição » Frutas » Damasco: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas

Damasco: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas

O Damasco contêm uma série de minerais que são necessários para o crescimento ósseo saudável. O cálcio, o ferro, o cobre e o fósforo e Etc.

O Damasco é também conhecido pelo nome de abricó. O Damasco tem característica arredondada, e pequena. O Damasco tem a casca e a polpa amarela, brevemente rosadas ou alaranjadas. O damasco pertence à família do pêssego, mas é menor que o pêssego e tem o sabor mais ácido.

 

Damasco: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas
Damasco: Para que serve, como usar, valor nutricional, benefícios, malefícios e dicas

 

Valor Nutricional do Damasco

O Damasco ainda é rico em seu valor nutricional. A cada 100 gramas, o Damasco possui 12% de Vitamina C, 12% de vitamina A, 6% de Potássio e somente 48 calorias.

Alguns dos principais Benefícios do Damasco para a saúde

  • Melhora a visão;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Protege o coração;
  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora a saúde da pele;
  • Previne o câncer;
  • Fornece energia ao corpo;
  • Fortalece os ossos;
  • Faz bem para o cabelo;
  • Combate inflamações;
  • Combate a anemia;
  • Previne a prisão de ventre.

Benefícios do Damasco para a saúde

Benefícios do Damasco para a saúde
Benefícios do Damasco para a saúde

Além de ser boa para a visão, o Damasco ajuda no sistema imunológico, sistema reprodutivo e para manter a pele, dentes e ossos saudáveis.

A vitamina A presente no Damasco ajuda na prevenção do câncer e de algumas doenças de visão relacionadas à idade. É possível ainda encontrar óleo e cremes da fruta que são usados no tratamento de pele.

Por Ser Rico Em Nutrientes:

O Damasco é rico em fósforo, potássio e cálcio que auxiliam a manutenção da energia e fortificação óssea.

Por Ser Rico Em Vitamina C:

Os frutos de Damasco contêm vitamina C, outro antioxidante natural. Vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres nocivos para o oxigênio.

Para Prevenir o Câncer:

Por conter em seus nutrientes poderosos antioxidantes o Damasco ajuda a proteger o corpo de atividade de radicais livres e danos às células e DNA.

Pesquisas recentes comprovam que as sementes do Damasco combate o câncer devido ao seu teor laetrile. Laetrila, também conhecida como B17, é uma substância controversa encontrada em sementes (também conhecidos como “poços” ou “grãos”) de Damasco.

 

Benefícios do Damasco para a saúde
Benefícios do Damasco para a saúde

 

Para Auxiliar Na Perda de Peso:

O Damasco tem um baixo teor calórico, fonte de alimento rico em nutrientes que pode ser um ótimo complemento para qualquer atividade de perda de peso. Além disso, a fibra de Damasco pode ajudar a manter um nível de peso saudável.

Para Ajudar Repor Energias:

Perdemos muitos nutrientes enquanto nos exercitamos e é preciso repor. Repleto de vitaminas e minerais, o Damasco é aliado nesse processo.

Para Saúde do Olhos:

O Damasco, além de conter vitaminas que ajudam no crescimento celular e na proteção do sistema imunológico, também contém carotenoides, que são ótimos para a vista: eles protegem a retina dos danos causados pela luz ultravioleta e ajudam a prevenir a degeneração macular, a maior causa de cegueira de pessoas com idade avançada.

Por Ser Rico em Licopeno e Polifenóis:

O antioxidante licopeno presente no Damasco é responsável por diminuir os riscos de câncer, principalmente o de próstata, mama, laringe, esôfago e pulmão.

O Damasco também é rico em polifenois que protegem contra a ação de radicais livres e ajudam a prevenir a formação de catarata.

 

Benefícios do Damasco para a saúde
Benefícios do Damasco para a saúde

 

Por Ser Um Ótimo Aliado Contra a Inflamação:

O Damasco possui também a catequina, um polifenol com potente ação anti-inflamatória. Vários estudos comprovaram que alimentos ricos em catequinas podem proteger os vasos sanguíneos de danos relacionados a inflamações, além de controlar a pressão arterial.

Para Saúde Óssea:

O Damasco contêm uma série de minerais que são necessários para o crescimento ósseo saudável. O cálcio, o manganês, o ferro, o cobre e o fósforo desempenham um certo papel na criação de matéria óssea.

Portanto, o consumo de Damasco regularmente pode garantir o crescimento saudável e desenvolvimento de seus ossos, bem como a prevenção de várias condições relacionadas com a idade, como a osteoporose.

Para Ajudar a Reduzir a Febre:

O suco de Damasco é frequentemente recomendado a pacientes com febre, pois fornece os minerais necessários, vitaminas, calorias e água para o corpo para combater as altas temperaturas. Algumas pessoas também consomem Damasco cozidos no vapor para aliviar a febre.

 

Clique No Vídeo e Veja Alguns Outros Benefícios do Damasco Para Saúde

Usos do Damasco

Em saladas: Você pode acrescer o Damasco em saladas de vegetais e legumes. Inclua cenouras, ervas, tomate cereja e use um molho de iogurte para temperar. Surpreenda-se com o sabor que o damasco proporcionará ao prato.

Sobremesas: Que tal uma porção de damasco seco após a refeição? Fonte de minerais como potássio, cálcio, zinco, ferro e manganês, o Damasco irá auxiliar na manutenção do corpo. Além disso, você pode preparar um creme ou mousse de damasco para inovar na sobremesa.

Malefícios do Damasco

O Damasco, o fruto em si só tem contra indicações, no caso de consumo exagerado pode provocar efeitos mais nocivos em crianças menores de 10 anos e adultos com mais de 50. Não é indicado em casos de diarreia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.