O damasco é muito consumido no Brasil e há sempre essa duvida se damasco emagrece ou engorda? Veja essa analise completa! Conhecido por causa do seu sabor , é consumido nos quatro cantos do Brasil, com muita fartura.
Uma frutinha versátil e saborosa, ele pode ser encontrado o ano inteiro e em diferentes apresentações, como seco, enlatado e fresco. É mais comum em climas frios. Apesar de ser da família do pêssego, possui diversas características diferentes, começando pelo sabor e também por propriedades e vitaminas. E é um excelente aliado na luta para emagrecer.
Afinal, damasco emagrece ou engorda?
E ai, damasco emagrece ou engorda? O Damasco emagrece “SIM”. Por ser rico em fibras, ele faz uma verdadeira faxina no organismo, além de promover uma maior sensação de saciedade.
Para quem é viciado em doces, uma boa opção é trocar o doce desidratado, que concentra frutose, supre a necessidade de comer doces, não contém gorduras e é pouco calórico.
Três unidades contêm, em média, 50 calorias, o que é pouquíssimo. Já a versão desidratada conta com 85 calorias a cada 10 metades secas. Além disso, o alto teor de água e as fibras do damasco engorda, mas só se for consumida em quantidades extremas.
Ajudam a te manter satisfeito durante mais tempo sem aquele monte de calorias. Você pode comer como um lanche para manter a fome sobre controle. Devido a suave textura da fruta, você pode usar na salada ou fazer uma vitamina.
Propriedades nutricionais do damasco
O damasco é uma fruta extremamente nutritiva, pois é rico em vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina E, em minerais, como o ferro, o potássio, o magnésio e o cálcio, em ácido fólico, em betacaroteno e em fibras.
Como é rico em betacaroteno, auxilia na imunidade e ajuda na proteção contra os raios solares. Além de possuir poucas calorias, o que significa ser mais uma Deliciosa fruta para te auxiliar na sua dieta.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Benefícios do damasco para saúde
- Damasco é fonte de vitaminas e minerais;
- Atua como se fosse um laxante natural em consequência da grande quantidade de fibras por unidade. Serve para evitar problemas no intestino;
- Consegue repor energia de atletas profissionais e amadores rapidamente. Mantém os fluídos corporais. Também pode ser usado antes do treino por causa dos baixos índices glicêmicos;
- Ajuda no combate contra doenças do coração. Também auxilia em conter a ação dos radicais livres responsáveis por doenças ou envelhecimento precoce na pele;
- Visão, mucosas, membranas e peles são beneficiadas no consumo por causa da riqueza de Betacaroteno;
- Em consequência de ser rico em minerais, representa grande auxilio contra osteoporose;
- Quando pacientes sofrem de anemia os médicos podem indicar o consumo deste fruto seco, em principal ao considerar o ferro, que ajuda no trabalho da célula vermelha em distribuir oxigênio no organismo;
- Funções da vitamina A é como um antioxidante são essenciais para o crescimento celular, sistema imunológico e saúde dos olhos.
Confira agora através do vídeo abaixo, outros benefícios do damasco para saúde:
Receita suco de damasco para emagrecer
Ingredientes:
– 500 ml de água;
– 225 Gramas de damascos;
– ½ Colher de pó de canela;
– 1 Colher de gengibre em pó.
Modo de preparo:
- Primeiramente cubra os damascos na água e cozinhe-os para adquirirem uma textura leve;
- Após cozinhá-los leve a fruta juntamente com os outros ingredientes para o liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea;
- Em seguida, é só servir. Você pode alterar os temperos se preferir, como por exemplo, substituindo a canela por noz moscada e etc.
Contra indicações do damasco
O damasco, como fruta em si só tem poucas contra indicações, no caso de consumo exagerado pode provocar efeitos mais nocivos em crianças menores de 10 anos e adultos com mais de 50. Não é indicado em casos de diarréia.
Efeitos secundários, o glucosídeo amigdalina, presente em seu caroço, pode produzir um veneno de ação muito rápida se misturado com água.
Mas a toxicidade do componente amigdalina pode ser reduzida, se o caroço for cozido na panela ou no vapor. A raiz é usada no preparo de um antídoto contra tal envenenamento.