Degeneração Macular- O que é, Sintomas e Tratamentos. Além disso, a mácula é a região da retina onde se obtém a melhor qualidade de visão para leitura, cores e pequenas detalhes. Quando a mácula perde sua função, há um “borramento” da vista ou distorção dos objetos e letras na região central, comumente chamada de Degeneração Macular. Embora provoque baixa da visão central, não afeta a parte periférica e por isso não causa cegueira total. A Degeneração Macular relacionada à idade surge normalmente após os 55 anos, afetando principalmente as pessoas de cor da pele branca. Então, confira Degeneração Macular- O que é, Sintomas e Tratamentos.
Degeneração Macular Seca ou Atrófica: Também chamada de não exsudativa, é o tipo mais comum. Ocorre entre 70 e 80% dos casos. É causada pelo envelhecimento natural do tecido retiniano, que sofre uma disfunção gradativa provocando redução da visão central.
Degeneração Macular Úmida: Também conhecida como hemorrágica ou exsudativa, acontece entre 20 e 30% dos casos. É a forma mais agressiva, podendo ter um curso mais rápido e grave. É caracterizado pela formação de uma membrana por baixo da retina , com surgimento de vasos anômalos, que liberam líquido e sangue, distorcendo a imagem e embaçando a visão.
A mácula é uma pequena área da retina responsável pela visão de detalhes. O comprometimento da mácula por uma lesão degenerativa, que surge com a idade, constitui-se na chamada degeneração macular. Quando a mácula é lesada, a visão torna-se embaçada e uma mancha escura cobrindo o centro da visão pode ser percebida.
A degeneração macular afeta tanto a visão de longe como a visão de perto, podendo dificultar ou impedir atividades importantes como a leitura. Embora a degeneração macular reduza a visão da parte central do campo visual, ela não afeta a visão lateral ou periférica. A degeneração macular por si só não resulta em cegueira total, pois a visão lateral mantem-se preservada.
Sintomas: A degeneração macular pode ser assintomática nos seus estágios iniciais. Eventualmente apenas um dos olho pode apresentar baixa visual, enquanto o outro olho pode manter boa visão por muitos anos. Quando ambos os olho são afetados, a perda de visão central é percebida precocemente. Nos estágios iniciais, os sintomas da doença são muito discretos e imperceptíveis. Às vezes, apenas um olho é atingido, podendo a visão do outro olho se preservar durante muito tempo.
Os Sintomas Mais Comuns São:
- Opacificação das cores
- As palavras de um texto tornam-se borradas
- Mancha escura ou embaçada no centro da visão
- As linhas retas tornam-se distorcidas
Diagnóstico: Muitas pessoas não sabem que têm problema macular até que a turvação da visão se torne evidente. Os primeiros sinais da degeneração da mácula podem ser detectados durante um exame oftalmológico que inclua o exame de fundo de olho , realizado durante a consulta oftalmológica, e exames especializados:
Outros exames especiais, como angiografia retiniana e angiografia com indocianina verde ajudam no diagnóstico e no combate à evolução da doença. A degeneração macular ainda não tem cura total, mas em alguns casos, o tratamento impede a perda mais acentuada da visão.
Tratamento e Controle: A Degeneração Exsudativa pode ser tratada com uma cirurgia a laser que sela os vasos sanguíneos, impedindo o sangramento, desacelerando o avanço da doença. A Degeneração Seca pode ser controlada com o uso de remédios e vitaminas especiais, com propriedades antioxidantes, que impedem ou retardam a progressão da doença. Em caso de cicatrização de qualquer tipo de Degeneração Macular, o uso de lentes especiais (visão sub-normal) ajuda a melhorar a visão.