Os sintomas comuns da dependência alimentar que você precisa conhecer pois ele é um problema comum na sociedade ocidental. Envolve comportamento de compulsão alimentar, ânsias e falta de controle sobre os alimentos.
Existem pelo menos 8 sintomas típicos de viciados em alimentos. Decidimos fazer uma pesquisa entre nossos leitores e perguntar sobre cada um deles. Um e-mail foi enviado para um total de 17.094 pessoas e 875 delas responderam.
Sintomas comuns da dependência alimentar:
1. Ficar com desejos apesar de estar cheio:
Este é um dos principais sintomas comuns de dependência alimentar. Além disso, não é incomum obter desejos, mesmo depois de comer uma refeição nutritiva e gratificante.
Por exemplo, depois de comer uma boa refeição com bife, batatas e vegetais, você pode tomar um sorvete para a sobremesa. Você vê, desejos e fome não são a mesma coisa.Você não se sente realmente “com fome” porque acabou de fazer uma refeição saudável e nutritiva, mas ainda assim há um desejo em algum lugar do cérebro de comer outra coisa.
2. Comer muito mais do que pretende:
Este é um dos sintomas comuns de dependência alimentar. Além disso, que mal há em ter uma pequena fatia de bolo de chocolate? Um pouco não vai te matar. Tudo é bom com moderação, certo?
Estas são duas observações que as pessoas ouvem com bastante frequência quando recusam uma oferta de comida não saudável por um motivo ou outro. Ambos são válidos. Uma fatia não vai fazer muito mal e se você pode comer bolo com moderação, então provavelmente está tudo bem.
Mas para algumas pessoas, não existe mordida de chocolate ou um pedaço de bolo. Uma mordida se transforma em 20 e uma fatia de bolo se transforma em meio bolo. Este é um fenômeno de “tudo ou nada” que é comum entre os viciados de todos os tipos. Não existe “moderação” – simplesmente não funciona.
3. Comer até se sentir excessivamente “Cheio”:
Este é outro dos sintomas comuns de dependência alimentar. Vamos dizer que você cedeu a um desejo. Agora você começa a comer, morder após morder, até sentir-se satisfeito – isto é, se você já não estava cheio quando começou (veja o sintoma # 1). Mas não para por aí, infelizmente.
Você continua comendo, depois come um pouco mais. Quando você finalmente para, quando o seu “desejo” é satisfeito, você percebe que você comeu tanto que se sente completamente recheado.
4. Sentir-se culpado depois, mas continuar fazendo isso de novo:
Quando você faz algo que você sabe que não é “certo”, algo que é contra seus valores, princípios ou decisões anteriores, muitas vezes você se sente mal com isso, então este é outro sintomas comuns de dependência alimentar.
Isso é chamado de ter uma consciência culpada e é um sentimento muito comum. É um sentimento que é bom e ruim, porque significa que você realmente se importa. É ruim, porque se sente incrivelmente desagradável quando isso acontece.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Se você estiver tentando exercer “força de vontade” para controlar seu consumo de alimentos não saudáveis, ceder a um desejo pode levar a uma consciência culpada. Você pode sentir que está fazendo algo errado, até mesmo se traindo. Isso pode fazer você se sentir fraco e indisciplinado. No entanto, você logo faz a coisa toda vez após vez.
5. Inventar desculpas na sua cabeça:
Quando você decide se abster de junk food em um determinado dia, mas um desejo aparece de qualquer maneira, você pode imaginar duas forças em jogo em sua mente.Uma é a decisão lógica e racional que você tomou para se abster de junk food. Talvez você tenha decidido apenas “trapacear” aos sábados.
Mas a outra força é o desejo. Hoje é uma quarta-feira e você sente vontade de comer algo doce à tarde. Agora você tem um desejo de comer um pedaço de comida que você já havia decidido que não iria comer neste dia em particular. A decisão lógica que você tomou para se abster torna-se “desafiada” pela nova ideia de que você deve entrar hoje e comer o que quer que você esteja desejando.
Nesses momentos, você começa a pensar se deve ou não se entregar. Você pode inventar alguma desculpa sobre por que seria uma boa ideia ceder ao desejo e ter aquele pedaço de comida.
6. Quebrar suas próprias regras:
Outro dos sintomas comuns de dependência alimentar é quebrar suas próprias regras. Além disso, quando as pessoas estão lutando com o autocontrole de uma forma ou de outra, muitas vezes tentam estabelecer regras para si mesmas.
Por exemplo, apenas durma nos finais de semana, sempre faça o dever de casa logo após a aula, nunca tome café depois das duas da tarde. Soa familiar? Para a maioria das pessoas, essas regras quase sempre falham.
7. Esconder sua comida dos outros:
As pessoas com histórico de definição de regras e repetidas falhas muitas vezes começam a esconder seu consumo de junk food dos outros. Eles podem preferir comer sozinho, quando ninguém está em casa, sozinho no carro ou tarde da noite, depois que todos já foram para a cama.
Eu costumava ir até a loja, comprar junk food e comer sozinho no carro. Se eu estivesse em casa sozinha, comeria ali, mas me certificaria de jogar fora e esconder a embalagem para que ninguém pudesse ver o que eu fizera. Senti vergonha disso e não gostei da ideia de meus entes queridos perceberem como eu era fraca e o que estava fazendo comigo mesma.
8. Incapaz de sair apesar dos problemas físicos:
Não há dúvida de que os alimentos que você come têm um efeito significativo na sua saúde. A curto prazo, junk food pode levar ao ganho de peso, acne, mau hálito, fadiga, problemas de saúde bucal e outros problemas comuns.
Mas a longo prazo, depois de anos e anos de abuso contínuo ao corpo, as coisas podem começar a dar errado. Uma vida inteira de consumo de junk food pode levar à obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, doença de Alzheimer, demência e até mesmo alguns tipos de câncer.
Alguém que experimenta algum desses problemas físicos e sabe que eles estão diretamente relacionados à ingestão de alimentos não saudáveis, mas ainda é incapaz de mudar seus hábitos, está com sérios problemas. Muitas pessoas sabem que as comidas lixo estão prejudicando-as, mas ainda são incapazes de controlar seu consumo.