Vômito ou sentir Náuseas é desagradável, independentemente da causa. Se a pessoa estiver grávida, sofrendo de uma doença do estômago, vivenciando os efeitos colaterais de uma medicação, ou o vômito é causado por Estresse emocional, é necessário tomar cuidado com o próprio corpo. O desejo de comer após vomitar, geralmente retorna lentamente. No entanto, é importante fornecer ao corpo a nutrição e hidratação, até se não estiver apto para consumir uma refeição completa.O Vômito pode provocar emagrecimento não saudável, desidratação, e até estender sintomas de uma doença. Quanto mais cedo comer depois de vomitar é melhor para a própria saúde, desde que tenha identificado a causa do problema. Nutrir o próprio corpo pode ajudar a encontrar o caminho de volta para saúde. O que comer após vomitar pode ser uma escolha difícil.
1 – Começando: A pessoa pode não sentir a vontade em relação a o que comer após vomitar, ou não ter ideia do que comer quando vomitar, mas até se estiver morrendo de fome, o ideal ainda é comer de modo leve e devagar. Começar com líquidos claros. Tentar beber ao menos de 8 a 10 copos de água, por causa da perda excessiva de água. Uma vez que se saiba que a água não desencadeará outro ataque de Vômito.
As bebidas esportivas diluídas permitem beber algo com sabor. O chá fraco e descafeinado é outra opção. Algumas variedades de chá são até ditas a acelerar o processo de cura. Se houver sucesso com líquidos, é possível tentar picolés de gelatina, ou um pouco de caldo de carne ou sopa.
2 – Dieta Convalescente: A “Dieta Convalescente“ é uma dieta rica em nutrientes, apetitosa e facilmente digerível. Então, Além das opções listadas acima, é possível tentar também uma dieta convalescente, em relação a o que comer após vomitar. Estas opções ajudam a nutrir o próprio corpo sem exagerar. As opções de alimento são leves e de ajuda para recuperar.
- Sopa é uma excelente opção para a dieta pós-vômito. Se preparada adequadamente, pode acalmar o estômago. O caldo ajuda a determinar se o corpo está preparado para o próximo passo, que é a comida sólida. Acrescentar alguns ingredientes suaves para o caldo, para ver se melhora a náusea e previne qualquer vômito adicional. A sopa de galinha também pode ser uma transição eficaz da comida após um ataque de vômito.
- Dieta suave é outro plano que ajuda a recuperar depois do vômito. Esta dieta pode também aliviar a Diarreia. Os alimentos nesta dieta são muito suaves. As indicações permanecem para Bananas, arroz, compota de Maçã e torradas. Os três últimos ajudam a encher o estômago, enquanto o anterior restaura nutrientes, como Potássio. A maioria das pessoas segue a dieta suave por em torno de 24 a 48 horas após o vômito ter diminuído.
- Comer alimentos suaves no geral é uma boa ideia após vomitar. Se a dieta anterior for um tanto bastante restritiva, mudar isso com bolachas água e sal, macarrão. Se o corpo tem necessidade de proteína, tentar um pouco de Peru ou Frango. Evitar especiarias e condimentos porque é desejado manter o alimento tão suave quanto possível.
3 – Medicação: Isto pode ser uma resposta comum à questão de o que comer após vomitar. Nos casos de Náusea ou Vômito severo ou crônico, o médico poderia sugerir medicação. Há duas medicações de prescrição disponíveis para controlar o Vômito. Prometazina (Fenergan) é um anti-histamínico que também previne vômito.
4 – Coisas para Evitar: Além de o que comer após vomitar é necessário também ter atenção das coisas a evitar comer. Estes poderiam desencadear crises de vômito adicionais ou deixar a pessoa sentir-se enjoada e inchada.
- Os alimentos com odor picante podem desencadear sensações de Náusea. Até se tipicamente achar os cheiros agradáveis, podem ter o efeito oposto quando está sentindo-se mal.
- Os alimentos que são gordurosos ou salgados também devem ser evitados. A maioria destes nunca é boa, mas o corpo reagirá imediatamente se exposto durante um ataque de vômito. Alguns dos alimentos na lista proibida incluem produtos de panificação, pão branco, salsichas, hambúrgueres, batatas fritas, pizza, alimentos fritos, e itens enlatados. Se tiver qualquer vontade, uma vez que sentir-se melhor, voltar a comer estes alimentos lentamente. É possível até buscar por uma opção mais saudável que satisfaça a vontade.
- Produtos lácteos, cafeína, álcool e bebidas carbonatadas podem também desencadear problemas quando está se sentindo mal. E podem fazer a pessoa sentir-se inchada, irritar a mucosa do estômago, ou desidratar.
- Alimentos picantes devem ser evitados até que se sinta melhor. Embora muitas especiarias ofereçam propriedades curativas, não são úteis quando o estômago está enfrentando tumulto.
- Frutas e vegetais crus. Não comer frutas e vegetais crus até que se volte ao normal. Estes são alimentos muito saudáveis, mas contêm muita fibra e podem ser difíceis para estômago e intestino.
- Analgésicos. A pessoa desejará evitar os medicamentos de dor como ibuprofeno, aspirina, e naproxen. Estes perturbam o estômago, então se o vômito for acompanhado de dores, a indicação é buscar outros remédios que não vão piorar o problema.
Quando Visitar o Médico: O Vômito pode acontecer em qualquer momento e não é geralmente um problema grave. No entanto, se acontecer qualquer situação das seguintes, é ideal contatar o médico imediatamente:
- Incapacidade de manter qualquer alimento ou líquido abaixo.
- Sentir náuseas por mais de 48 horas.
- Vômito mais de 3 vezes em um dia.
- Febre.
- Sentir-se fraco.
- Sofrer com dor no estômago.
- Incapaz de urinar por mais de 8 horas.