Depressão Clínica – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber. Além disso, a Depressão Clínica é a presença de sintomas depressivos que se elevam ao nível de transtorno depressivo maior, uma doença mental. A Depressão Clínica define o estado em que os sintomas da depressão devem ser tratados por um médico.
As causas da Depressão Clínica não são especificamente definidas. No entanto, como com as causas da depressão em geral, as causas da Depressão Clínica são pensadas para ser uma combinação de fatores genéticos, biológicos e ambientais.
Causas da Depressão Clínica: Não existe uma única causa de Depressão Clínica. Pode ocorrer por uma variedade de razões e tem muitos disparadores diferentes.
Para algumas pessoas, um evento de vida perturbador ou estressante, como o falecimento, o divórcio, a doença, a redundância e as preocupações com o emprego ou o dinheiro, podem ser a causa.
Diferentes causas muitas vezes se combinam para desencadear a Depressão Clínica. Por exemplo, você pode se sentir baixo depois de estar doente e então experimentar um evento traumático, como um falecimento, que traz Depressão Clínica.
Muitas vezes as pessoas falam sobre uma “espiral descendente” de eventos que leva à depressão. Por exemplo, se o seu relacionamento com o seu parceiro derrubar, é provável que você se sinta baixo, você pode parar de ver amigos e familiares e você pode começar a beber mais. Tudo isso pode fazer você se sentir pior e desencadear a Depressão Clínica.
Alguns estudos também sugeriram que você é mais provável de ter depressão à medida que envelhece e que é mais comum em pessoas que vivem em condições econômicas e sociais difíceis. Alguns dos possíveis desencadeantes da Depressão Clínica são discutidos abaixo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Eventos Estressantes: A maioria das pessoas leva tempo para chegar a um acordo com eventos estressantes, como falecimento ou uma quebra de relacionamento. Quando esses eventos estressantes ocorrem, o risco de se tornar deprimido é aumentado se você parar de ver seus amigos e familiares e tentar lidar com seus problemas por conta própria.
- Personalidade: Você pode ser mais vulnerável à depressão se você tiver certos traços de personalidade, como baixa auto-estima ou excessivamente autocrítico. Isso pode ser devido aos genes que você herdou de seus pais, suas experiências de vida adiantada, ou ambos.
- História de Família: Se alguém em sua família teve Depressão Clínica no passado, como um pai ou irmã ou irmão, é mais provável que você também o desenvolva.
- Dar à Luz: Algumas mulheres são particularmente vulneráveis à Depressão Clínica após a gravidez. As mudanças hormonais e físicas, bem como a responsabilidade adicional de uma nova vida, podem levar à Depressão Clínica pós – natal .
- Solidão: Tornar-se cortado de sua família e amigos pode aumentar seu risco de Depressão Clínica.
- Álcool e Drogas: Quando a vida está diminuindo, algumas pessoas tentam lidar bebendo muito álcool ou tomando drogas. Isso pode resultar em uma espiral de Depressão Clínica. O cannabis pode ajudá-lo a relaxar, mas há evidências de que também pode trazer Depressão Clínica, particularmente em adolescentes. “Não se afogar suas dores” com uma bebida também não é recomendado. O álcool é categorizado como um “depressivo forte”, o que realmente piora a Depressão Clínica.
- Doença: Você pode ter um maior risco de Depressão Clínica se você tiver uma doença longa ou com risco de vida, como doença cardíaca coronária ou câncer .
As lesões nas cabeças também são uma causa freqüentemente reconhecida de Depressão Clínica. Uma lesão na cabeça grave pode desencadear mudanças de humor e problemas emocionais. Algumas pessoas podem ter uma tireoide ineficaz (hipotireoidismo) resultante de problemas com o sistema imunológico. Em casos mais raros, uma pequena lesão na cabeça pode danificar a glândula pituitária, que é uma glândula de tamanho de ervilha na base do cérebro, que produz hormônios estimulantes da tireoide. Isso pode causar uma série de sintomas, como cansaço extremo e falta de interesse no sexo ( perda de libido ), o que, por sua vez, pode levar à depressão.
Sintomas de Depressão Clínica: Os sinais e sintomas da Depressão Clínica são geralmente percebidos como queixas físicas. Essas doenças físicas podem ser os sintomas de Depressão Clínica apresentados pela primeira vez a um médico. As queixas físicas das pessoas clinicamente deprimidas incluem: 1
- Dores de cabeça.
- Dor de estômago.
- Fadiga.
- Mudança de peso.
- Problemas para dormir.
É apenas mais tarde, geralmente durante uma entrevista diagnóstica, que os sintomas clássicos da Depressão Clínica, como tristeza e falta de prazer, tornam-se claros.
Tratamento de Depressão Clínica: O tratamento para Depressão Clínica geralmente começa com a prescrição de um antidepressivo. Muitos tipos de antidepressivos estão disponíveis, mas os médicos geralmente usam um inibidor seletivo de recaptação de serotonina (SSRI) como tratamento de primeira linha.
Eles incluem: fluoxetina (Prozac) , paroxetina (Paxil) , fluvoxamina (Luvox) , citalopram (Celexa) e escitalopram (Exaprolol) . Vários medicamentos podem ter que ser tentados para tratar com sucesso a Depressão Clínica. Tipos de antidepressivos que não sejam SSRIs também podem ser usados.
A Depressão Clínica também é tratada com psicoterapia, muitas vezes em combinação com medicação. Vários tipos de terapia demonstraram ser úteis. A psicoterapia utilizada no tratamento da Depressão Clínica inclui:
- Terapia cognitiva comportamental.
- Terapia interpessoal.
- Terapia familiar.