Dermatite de Contato – O que é, Causas e Sintomas poucos conhecidos. Além disso, a Dermatite de Contato é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns da Dermatite de Contato, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida.
A Dermatite de Contato pode aparecer logo na primeira vez em que entramos em contato com o componente, ou após algum tempo de contato. O fato de ser Dermatite de Contato agudo ou Dermatite de Contato crônico se dá pelo tempo de duração da Dermatite de Contato mais de seis semanas é agudo e menos de seis semanas, crônico.
Existem 2 Tipos Diferentes de Dermatite de Contato:
- Dermatite de Contato Alérgica: A Dermatite de Contato Alérgica geralmente é descoberta ainda na infância e as pessoas que tem algum outro tipo de alergia, como a rinite, por exemplo, são mais propensas a essa condição;
- Dermatite de Contato Irritativa: A Dermatite de Contato Irritativa qualquer pessoa pode desenvolver esse tipo de reação alérgica na pele quando entra em contato com alguma substância que prejudica a integridade da pele. No caso de adultos, o mais comum é uma irritação causada por um determinado elemento, como bijuterias, plantas, roupas, cosméticos ou produtos de limpeza, por exemplo.
Causas da Dermatite de Contato: A causa da Dermatite de Contato é uma reação do corpo a diversos fatores que causam a alergia, provocando vários graus de irritação. Entre os inúmeros alérgenos que desencadeiam o problema, os mais frequentes são solventes, detergentes e sabão. Alguns outros são:
- Perfumes e desodorantes;
- Sabonete;
- Produtos de limpeza ou químicos em geral;
- Álcool;
- Cosméticos;
- Aditivos, corantes ou conservantes alimentícios;
- Ácaros;
- Pelos de animais;
- Borrachas e látex;
- Objetos metálicos de níquel, como bijuterias e relógios;
- Roupas e sapatos;
- Certas plantas, como a hera venenosa;
- Castanha de caju, que contêm uma substância quimicamente semelhante a da hera venenosa;
- Cimento, cal, óleos, graxas e tinta de parede;
- Medicamentos como anti-inflamatórios ou antibióticos em forma de creme ou pomada.
- Fatores ambientais, como umidade ou temperaturas extremas;
- Madeira.
Sintomas de Dermatite de Contato: Sintomas da Dermatite de Contato podem variar se ela for alérgica ou irritativa. No entanto, os sinais mais comuns são:
- Erupção cutânea ou inchaços;
- Vermelhidão;
- Coceira, que pode ser grave;
- Rachaduras e manchas vermelhas secas, que podem se assemelhar a uma queimadura;
- Bolhas e crostas em reações graves;
- Erupção cutânea limitada a uma área exposta – por exemplo, diretamente sob uma pulseira;
- Dor ou sensibilidade.
Tratamento da Dermatite de Contato: A Dermatite de Contato tem cura e, para alcançá-la, deve-se seguir o tratamento proposto pelo médico e evitar o contato com a substância irritante. Mas além disso, para o tratamento da Dermatite de Contato, recomenda-se:
- Lavar o local com água fria abundante;
- Passar um creme com anti-histamínico ou corticoide no local da alergia até melhora dos sintomas;
Obs: A Dermatite de Contato não se pega, pois ela não é contagiosa, já que se trata de uma reação exagerada do corpo do próprio indivíduo.