Desnutrição – O que é, Sintomas e Tratamentos a má nutrição pode ser decorrente de uma diminuição da nutrição ou da nutrição excessiva. Alem disso, ambas as condições são causadas por um desequilíbrio entre as necessidades de nutrientes essenciais do organismo e a ingestão dos mesmos. A desnutrição, uma deficiência de nutrientes essenciais, pode ser decorrente da ingestão inadequada devida a uma dieta ruim ou à má absorção intestinal (má absorção), da utilização anormalmente elevada de nutrientes pelo organismo ou da perda anormal de nutrientes através da diarreia, do sangramento (hemorragia), da insuficiência renal ou da sudorese excessiva.
A hiper-nutrição, um excesso de nutrientes essenciais, pode ser decorrente do consumo exagerado de alimentos, do uso excessivo de vitaminas ou de outros suplementos ou da falta de exercício. A desnutrição ocorre em estágios. Inicialmente, ocorrem alterações nas concentrações de nutrientes nos sangues e nos tecidos. A seguir, ocorrem alterações nos níveis enzimáticos. Posteriormente, os órgãos e tecidos começam a apresentar disfunções e, em seguida, manifestam- se os sinais de doença e a morte.
Apesar da baixa porcentagem, ainda há pessoas que morrem por conta da desnutrição. A desnutrição muitas vezes é causada pela má alimentação, pela falta de condição da família, ou apenas por um desequilíbrio entre a necessidade do organismo e a ingestão de nutrientes essenciais. Então, confira agora Desnutrição – O que é, Sintomas e Tratamentos
Os 5 Sintomas de que você Pode Estar Desnutrido:
Irritabilidade: Extrema falta de paciência, sensibilidade excessiva e até quadros recorrentes de muita tristeza podem ser influenciados por deficiência de nutrientes no organismo.
Cansaço excessivo: O cansaço excessivo e a falta de disposição também podem ser sinais de que algo não vai bem no organismo . A alimentação é a principal fonte de energia do corpo e, quando precária, pode favorecer problemas de saúde.
Dificuldade para se manter aquecido: A sensação de temperatura corporal instável também pode ser um dos sintomas.
Cicatrização muito lenta: A demora na recuperação de doenças ou machucados que não cicatrizam podem indicar a falta de nutrientes no organismo. É preciso atenção ao tempo de melhora dos males.
Dificuldade de concentração: A dificuldade de concentração e falta de atenção, favorecidas pela falta de energia, também é um sinal de alerta.
Tratamento da Desnutrição: Isso é adequado para os pacientes que são capazes de comer e digerir os alimentos normalmente. Envolve o tratamento em casa:
- O planejador de dieta e conselheiro discutir a dieta do paciente e faz recomendações e planos para melhorar a ingestão de nutrientes da dieta.
- Na maioria dos pacientes com desnutrição precisa ser aumentada gradualmente a ingestão de proteínas, carboidratos, água, minerais e vitaminas.
- Suplementos de vitaminas e minerais são frequentemente aconselhados.
- Aqueles com desnutrição de energia proteína podem precisar de tomar as barras de proteína ou suplementos para a correção da deficiência.
- O índice de massa corporal é monitorado regularmente para verificar a melhoria ou a capacidade de resposta às intervenções dietéticas.
- Terapeutas ocupacionais e uma equipe de médicos de diferentes especialidades podem ser necessários para as pessoas com deficiência, que não sabe cozinhar ou fazer compras para si ou para quem tem distúrbios mentais, demência ou doenças de longo prazo.
- Aqueles que têm dificuldade em engolir, mastigar ou comer podem precisar de ser dada a alimentos muito moles ou puré para comer fácil.
O Que é Desnutrição: Este texto se concentrará mais no aspecto de desnutrição da desnutrição, em vez de na desnutrição. A subnutrição ocorre quando um indivíduo não consome alimentos suficientes. Pode existir se a pessoa tiver uma dieta pobre que lhes dê o equilíbrio errado dos grupos básicos de alimentos. As pessoas obesas, que consomem mais calorias do que precisam, podem sofrer de subnutrição na desnutrição se sua dieta não tiver os nutrientes que seu corpo precisa para uma boa saúde.
Uma dieta pobre pode levar a uma vitamina deficiência ou mineral, entre outras substâncias essenciais, por vezes, resultando em escorbuto – uma condição em que um indivíduo tem uma deficiência de vitamina C (ácido ascórbico). Embora o escorbuto seja uma doença muito rara, ainda ocorre em alguns pacientes – geralmente pessoas idosas, alcoólatras ou aquelas que vivem com uma dieta desprovida de frutas e vegetais frescos. Da mesma forma, crianças ou crianças que estão em dietas especiais ou pobres por qualquer número de razões econômicas ou sociais podem ser propensas a escorbuto.
O que Causa a Desnutrição: A desnutrição pode surgir de muitos fatores. Enquanto a subnutrição entre os pobres, principalmente devido à indisponibilidade de alimentos nutritivos adequados, a sobre nutrição pode ser uma sequência de estilo de vida sedentário ou condições de saúde, como o funcionamento impróprio da glândula tireoidea ou PCOD.
- Falta de uma dieta equilibrada:
- Dieta indigestível e prejudicial:
- Falta de dieta regulada:
- Ambiente sujo:
- Falta de som sono e repouso:
- Negligência de crianças:
- Doenças corporais:
- Trabalho pesado:
- Falta de Exercício e Jogos:
- Falta de comida:
Trabalho Pesado: o trabalho duro contínuo pode dificultar o processo digestivo das crianças. Isto é observado principalmente em crianças de grupos de baixa renda, que têm que fazer trabalho pesado e muito trabalho físico.
Ambiente Sujo: um ambiente sujo em casa ou na escola é uma das causas básicas da desnutrição. O ambiente doméstico e escolar tendem a ficar sujos quando lhe falta ar fresco e puro, luz solar, playground, pistas limpas. Isso dificulta a nutrição necessária das crianças. As crianças que são feitas para trabalhar em fábricas de vidro, indústrias de couro, indústrias de tijolos, etc., devem enfrentar um ambiente sujo, anti-higiênico e insalubre. Isso pode levar à desnutrição em crianças.
Dieta Indigestível e Prejudicial: dietas digeríveis e nocivas podem estar entre as principais causas de desnutrição. Crianças de famílias ricas consomem alimentos caros que são indigestíveis e prejudiciais. Esses itens alimentares podem causar falta de fome, levando à desnutrição. A perda de apetite pode causar muitas doenças como câncer, doenças hepáticas ou renais, infecções crônicas, tumores, doenças depressivas, incluindo desnutrição.
Falta de Comida: isso é comumente observado no grupo de baixa renda, bem como pessoas sem-teto. Pessoas com distúrbios alimentares, como anorexia nervosa, podem ter problemas para manter níveis nutricionais adequados.