Dexametasona – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais que devemos ficar informados. Além disso, a dexametasona é um corticosteroide que impede a liberação de substâncias no organismo que causam inflamação. A dexametasona é usada para tratar muitas condições diferentes, tais como distúrbios alérgicos, condições de pele, colite ulcerativa, artrite, lúpus, psoríase ou distúrbios respiratórios. A dexametasona também pode ser usada para fins não mencionados neste guia de medicamentos.
Antes de Tomar Este Medicamento: Você não deve usar dexametasona se você é alérgico a ela ou se:
- Uma infecção por fungos em qualquer lugar do seu corpo.
Medicação esteroide pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando mais fácil para você obter uma infecção. Os esteroides também podem piorar uma infecção que você já tem, ou reativar uma infecção que você teve recentemente. Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico sobre qualquer doença ou infecção que tenha tido nas últimas semanas.
Para garantir que a dexametasona seja segura para você, informe o seu médico se você tiver:
- Doença hepática (como cirrose);
- Doença renal;
- Um distúrbio da tireoideia;
- Uma história de malária;
- Tuberculose;
- Osteoporose;
- Um distúrbio muscular, como a miastenia gravis;
- Glaucoma ou catarata;
- Infecção herpes dos olhos;
- Úlceras no estômago, colite ulcerativa, diverticulite, doença inflamatória intestinal;
- Depressão ou doença mental;
- Insuficiência cardíaca congestiva;
- Pressão alta.
Informe também seu médico se você tem diabetes. Os medicamentos com esteroides podem aumentar os níveis de glicose (açúcar) no sangue ou na urina. Você também pode precisar ajustar a dose de seus medicamentos para diabetes. Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se está grávida ou planeja engravidar.
A dexametasona pode passar para o leite materno e pode prejudicar um bebê lactante. Informe o seu médico se está a amamentar um bebê. Os esteroides podem afetar o crescimento em crianças. Informe o seu médico se o seu filho não está crescendo a uma taxa normal ao usar este medicamento.
Como se Deve Tomar Dexametasona: Tome dexametasona exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções em seu rótulo de prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado.
Suas necessidades de dose podem mudar se você tiver estresse incomum, como uma doença grave, febre ou infecção, ou se você tiver uma cirurgia ou uma emergência médica. Informe o seu médico sobre qualquer situação que afete a você.
Esta medicação pode causar resultados incomuns com certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que esteja usando dexametasona. Não pare de usar este medicamento de repente, ou você pode ter sintomas de abstinência desagradáveis. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Use uma etiqueta de alerta médico ou carregue um cartão de identificação indicando que você toma dexametasona. Qualquer fornecedor de cuidados médicos que o trate deve saber que está usando medicação esteroide. Armazene a temperatura ambiente longe da umidade e do calor.
O que Acontece Se Perder Uma Dose: Ligue para o seu médico para obter instruções se perdeu uma dose de dexametasona.
O que Fazer se Acontecer Overdose: Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda pelo telefone 192. Não se espera que uma overdose de dexametasona produza sintomas que ameacem a vida. No entanto, o uso prolongado de doses elevadas de esteroides pode levar a sintomas tais como amassar a pele, hematomas fáceis, alterações na forma ou localização da gordura corporal (especialmente no seu rosto, pescoço, costas e cintura), aumento da acne ou do cabelo facial, Problemas menstruais, impotência ou perda de interesse no sexo.
O que Devo Evitar Quando Estiver Tomando Dexametasona: Evite estar perto de pessoas doentes ou com infecções. Ligue para o seu médico para tratamento preventivo se estiver exposto a varíola ou sarampo. Essas condições podem ser graves ou mesmo fatais em pessoas que estão usando medicação esteroide.
Não receba uma vacina “ao vivo” ao usar dexametasona. A vacina pode não funcionar tão bem durante este período, e pode não protegê-lo totalmente da doença. As vacinas vivas incluem a vacina contra sarampo, caxumba, rubéola (ROR), poliomielite, rotavírus, febre tifoide, febre amarela, varicela (varíola), zoster (zona) e gripe nasal (influenza).
Efeitos Colaterais de Dexametasona: Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à dexametasona: colmeias; dificuldade ao respirar; Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue imediatamente ao seu médico se você tiver:
- Aperto muscular, fraqueza ou sensação de coxis;
- Problemas com sua visão;
- Falta de ar (mesmo com esforço leve), inchaço, aumento rápido de peso;
- Depressão grave, pensamentos ou comportamentos incomuns;
- Uma convulsão (convulsões);
- Fezes sangrentas ou tarry, tosse sangue;
- Dor nas costas, sangue na urina, pouca ou nenhuma micção;
- Confusão, entorpecimento ou sensação de tingir em sua boca;
- Freqüência cardíaca rápida ou lenta, pulso fraco;
- Um transtorno do pâncreas – dor intensa na parte superior do estômago espalhando-se para as costas, náuseas e vômitos, freqüência cardíaca rápida;
- Baixo nível de potássio – cãibras nas pernas, constipação, batimentos cardíacos irregulares, vibrando em seu peito, aumento da sede ou micção, dormência ou formigamento; ou
- Perigosamente alta pressão sanguínea – dor de cabeça severa, visão turva, pancadas no pescoço ou ouvidos, hemorragia nasal, ansiedade.
Os efeitos colaterais comuns de dexametasona podem incluir:
- Retenção de líquidos (inchaço em suas mãos ou tornozelos);
- Problemas de sono (insônia), mudanças de humor;
- Acne, pele seca, pele escaldante, contusões ou descoloração;
- Cicatrização lenta das feridas;
- Aumento da transpiração, aumento do crescimento do cabelo;
- Dor de cabeça, tonturas, sensação de giro;
- Náuseas, dor estomacal, inchaço;
- fraqueza muscular;
- Mudanças na forma ou localização da gordura corporal (especialmente em seus braços, pernas, rosto, pescoço, seios e cintura).
Obs: Nosso objetivo é fornecer-lhe as informações mais relevantes e atuais. No entanto, como as drogas afetam cada pessoa de forma diferente, não podemos garantir que essa informação inclua todos os possíveis efeitos colaterais. Esta informação não substitui o aconselhamento médico. Sempre discuta possíveis efeitos colaterais com um profissional de saúde que conheça seu histórico médico.