O Diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina, um hormônio que regula a entrada de açúcar nas células ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. Além disso, Essa doença pode ser descrita como um distúrbio metabólico e possui múltiplas causas.
Ela é caracterizada pela resistência à insulina e diminuição de secreção dessa substância no sangue. O Diabetes tipo 2 vem aparecendo em pacientes mais jovens, devido, principalmente, ao aumento do sedentarismo e alimentação desregulada. Além disso, A vida corrida e estressante tem feito com que as pessoas façam menos atividade física e se alimentem com comidas mais praticas e rápidas, ou seja, os fast-foods. Então, conheça alguns alimentos que ajudam a combater esse mal e que devem ser incluídos no cardápio de dia a dia!
Sementes oleaginosas: As nozes, Amêndoas e castanhas são exemplos de oleaginosas e, por serem fontes de gorduras boas, seu consumo colabora para diminuição dos níveis do desenvolvimento dessa doença. Outras vantagens desses alimentos é que apresentam baixo índice glicêmico, alto teor de fibras e magnésio.
Farinha de Maracujá: A Farinha de Maracujá contém grande quantidade de fibras em sua composição, esse alimento contribui para reduzir a absorção de glicose combatendo o Diabetes tio 2.
Soja: Além de ser uma ótima aliada na luta contra o câncer e doenças cardiovasculares, a soja também é importante na prevenção do Diabetes tio 2, uma vez que possui baixo índice glicêmico.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Farinha de Banana Verde: Uma das substâncias presente nesse alimento é a amido, o qual possui a capacidade de impedir o aumento de glicose no sangue.
Canela: Quando a Canela é incluída no cardápio dos portadores de Diabetes tio 2, torna-se importante no controle da doença, pois ela melhora o controle glicêmico e reduz os fatores de risco de problemas cardiovasculares.
Sementes de Linhaça e Chia: Ambas são ricas em aminoácidos, fibras e ácidos graxos. Além disso, também são fontes de gorduras boas, tornando-se capazes de modular o sistema imunológico, melhorando a circulação e a glicemia. A linhaça e a chia também podem aprimorar a função e a saúde intestinal, promover a saciedade e controlar o peso corporal.
Batata yacon: A Batata yacon contém uma grande quantidade de fibras solúveis e probióticos (fibras não-solúveis) em sua composição, esse tipo de batata vem sendo usada em pesquisas com diabéticos, pois seu consumo parece não causar um aumento de açúcar no sangue.
Gengibre: O Gengibre possui substâncias que apresenta poder antioxidantes, promovendo a melhora da circulação sanguínea e evitando os possíveis problemas circulatórios decorrentes da doença.
Peixe: Os Peixes contem o Ômega 3 e antioxidantes em sua composição, ajudando a combater o diabetes e o colesterol. Além disso, os peixes também são capazes de aumentar a sensibilidade à insulina.
Frutas vermelhas: O Morango, Cereja, Romã, Amora e a Jabuticaba são bons exemplos desse grupo alimentar e seu consumo é benéfico para os pacientes com Diabetes tio 2. Essas frutas são ricas em protonantocianidinas (flavonoides com ação anti-inflamatória), que ajudam na circulação e nas complicações que o diabetes pode causar.