Diabetes tipo 2 é dita a ser uma doença de adulto, porém mais e mais crianças estão sendo diagnosticadas com o distúrbio metabólico. Por décadas, esta doença era considerada uma condição apenas de adultos. Infelizmente, o que foi uma vez uma doença principalmente enfrentada por estes indivíduos adultos, está se tornando mais comum em crianças. E a culpa? O fator da direção por trás do aumento da Diabetes tipo 2 em crianças é a epidemia da obesidade. Nos últimos 30 anos, os números da obesidade infantil dispararam. Segundo Centers for Disease Control and Prevention, a obesidade nas crianças dobrou neste período.
Ao mesmo tempo, a obesidade em adolescentes quadruplicou. Estar acima do peso está intimamente ligado ao desenvolvimento de Diabetes tipo 2. As crianças com sobrepeso têm uma probabilidade aumentada de complicações de insulina. Como o corpo se esforça para regular a insulina, o açúcar elevado no sangue leva a um número de problemas potencialmente graves de saúde.
Funcionamento da Glicose e Insulina: Quando se alimenta, o corpo converte a comida em energia. Esta energia está na forma de um açúcar, chamado glicose. A glicose é o combustível principal do corpo. Quando a pessoa come, a glicose entra no sangue, e os níveis de açúcar no sangue começam a aumentar. Quando isto acontece, o corpo informa ao pâncreas para criar insulina. A insulina ajuda as células no corpo absorverem e usar glicose.
Porém, Se a pessoa tiver Diabetes tipo 2, o corpo dela tem dificuldade em usar a insulina. Sem a ajuda da insulina, a glicose no sangue permanece na corrente sanguínea. Isto leva aos altos níveis de açúcar no sangue. Estes níveis altos de açúcar podem causar sintomas e sinais associados à diabetes. Eventualmente, os níveis de açúcar altos no sangue podem se tornar perigosos.
Os Sintomas de Diabetes Tipo 2 em Crianças: Os sinais e Sintomas da Diabetes tipo 2 não são sempre fáceis de detectar. Em alguns casos, a doença se desenvolve gradualmente, o que significa que os sintomas são difíceis de perceber. Em outros casos, as crianças podem não mostrar quaisquer sinais óbvios. Se acreditar que a criança tem diabetes, é importante manter atenção com estes sinais:
- Fadiga: Se a criança parece extraordinariamente cansada ou com sono, o corpo dela pode não ter açúcar suficiente para adequadamente abastecer suas funções corporais normais.
Sede: As crianças que sofrem de sede excessiva podem ter níveis de açúcar no sangue altos. - Urina freqüente: Os níveis de açúcar excessivos na corrente sanguínea podem extrair o líquido dos tecidos do corpo. Isto pode levar a criança a correr para banheiro por intervalos freqüentes.
- Aumento da Fome: As crianças com diabetes não têm a insulina que precisam para fornecer combustível às células do corpo. O alimento se torna a próxima melhor fonte de energia, então as crianças podem ter fome mais freqüentemente.
- Perda de Peso: Até se a criança está comendo normalmente, ou até comendo mais que o normal, elas podem perder peso se desenvolveram diabetes tipo 2. Um suprimento adequado de glicose mantém o tecido muscular e células da gordura funcionando, então quando os níveis de glicose estão flutuando, os músculos e células de gordura escolhem.
- Feridas de cicatrização lenta: As feridas ou infecções que são resistentes à cura ou lentas para sarar podem ser um sinal de diabetes tipo 2.
- Pele Escurecida: Se a criança tem diabetes tipo 2, há possibilidade de perceber áreas de pele escurecida; também chamada de acanthosis nigricans. A resistência à insulina pode causar o escurecimento da pele, mais comumente nas axilas e pescoço.
Como Prevenir Diabetes Tipo 2 em Crianças: Os pais, professores, educadores e líderes comunitários podem ajudar as crianças a se tornarem saudáveis e evitar diabetes. Para prevenir diabetes em crianças, tentar estas técnicas:
- Praticar hábitos saudáveis: As crianças que comem refeições bem equilibradas e limitam a ingestão de açúcar e carboidratos refinados são menos propensas a se tornar obeso e desenvolver diabetes.
- Movimentar-se: O exercício regular é importante para prevenção de diabetes. Os esportes organizados ou jogos de bairro são as melhores formas para que as crianças se movimentem e sejam ativas. O tempo de televisão limitado e incentivo ao jogo em ambiente externo é interessante.
- Dar bom exemplo: As crianças aprendem pelo exemplo de seus pais, então o ideal é ser ativo com a criança e encorajar bons hábitos pela demonstração.
Tratamento e Prevenção da Diabetes Tipo 2 em Crianças: Se os pais estão preocupados que o filho possa ter Diabetes tipo 2, a dica é marcar uma consulta no pediatra. Explicar quaisquer sintomas e sinais percebidos, e perguntar quais os próximos passos para determinar se os sintomas do filho são causados pela diabetes ou por outra condição. Além disso, é importante chegar ao médico do filho no início do processo. Se não for diagnosticada e tratada adequadamente, diabetes pode causar sérios danos ao corpo da criança, até em um período curto de tempo. Felizmente, o tratamento e assistência podem ajudar os pais e filhos a tomar controle dos sintomas, em relação à saúde geral e ao futuro.