A diarreia na gravidez é definida como uma alteração no número de fezes (mais do que o normal) e/ou uma alteração das características dos mesmos: as fezes tornam-se macias ou aquosa, e é geralmente acompanhada por um aumento da vontade de ir ao banheiro.
Embora não seja tão comum quanto a constipação, a diarreia é um dos incômodos que as mulheres grávidas costumam sofrer. Geralmente, esses episódios podem ser pontuais e geralmente não são sérios, embora seja importante levar em conta alguns fatores para preveni-las e agir adequadamente caso ocorra.
Durante os primeiros meses, elas podem até ser um dos sintomas mais frequentes que a mulher está sentindo, embora à medida que progride pode ocorrer devido à sensibilidade no sistema digestivo ou porque podemos estar passando por um tratamento contra a constipação.
É normal ter diarreia na gravidez?
Muitas mulheres experimentam diarreia em algum momento da gravidez e algumas podem até mesmo experimentar isso pouco antes do parto. A diarreia leve na gravidez é frequentemente de curta duração e é improvável que prejudique seu bebê.
Se você acha que tem diarreia grave e está passando por mais de três evacuações por dia, visite seu médico para obter aconselhamento especializado.
Causas comuns de diarreia na gravidez:
Segundo alguns especialistas, as mudanças hormonais experimentadas pelo corpo da mãe para se preparar para a gravidez e a maternidade são as principais causas de diarreia na gravidez, embora também possam ser motivadas por outros fatores e sintomas da gravidez.
1. Hormônios:
Os hormônios da gravidez podem afetar o sistema gastrointestinal, causando inchaço do abdome, Náuseas, vômitos, constipação, sistema digestivo lento e diarreia. Embora chateada, essa diarreia não é uma preocupação para a saúde da mãe ou do bebê.
2. Náuseas ou sensação de peso no estômago:
Náuseas, problemas de digestão ou vômitos fazem com que os alimentos não se sejam bem digeridos no estômago, a diarreia na gravidez é consequência da má digestão dos alimentos.
3. Mudanças na dieta:
Às vezes, as mulheres mudam sua dieta para uma mais saudável ou optam por consumir alimentos com uma grande quantidade de fibras para evitar a constipação típica da gravidez. No entanto, a maior ingestão de frutas e vegetais pode causar diarreia na gravidez. É uma reação temporária do corpo, que desaparecerá depois de alguns dias.
4. Intolerância à lactose:
Como muitas mulheres aumentam a ingestão de leite, elas podem desenvolver um episódio de intolerância à lactose, que por sua vez se manifesta como diarreia. Se você suspeitar que este pode ser o motivo da sua diarreia na gravidez, você pode tentar parar de beber Leite (mas continue a ingerir alimentos ricos em cálcio) para verificar se suas fezes voltam ao normal.
5. Vitaminas ou medicamentos pré-natais:
A ingestão de vitaminas pré-natais ou certos medicamentos durante a gravidez pode causar alterações nos movimentos intestinais. No caso de multivitaminas, estes contêm alguns princípios podem ser a causa da diarreia na gravidez, mas também o Ferro, o que causa a constipação.
6. Vírus, bactérias e doenças:
Vírus do estômago ou intoxicação alimentar são uma das principais causas de diarreia em mulheres grávidas, que podem ser mais vulneráveis a este tipo de ataque. Além disso, mulheres que têm problemas como intestino inflamado, síndrome do intestino irritável ou diverticulite podem sofrer de diarreia ocasional ou crônica durante a gravidez.
Diarreia durante o terceiro trimestre da gravidez:
1. Primeiro trimestre:
Nos primeiros meses, alterações hormonais vivida pelas mulheres grávidas como Náuseas, vômitos e indigestão, pode causar diarreia durante a gravidez.
2. Terceiro trimestre:
A diarreia durante o terceiro trimestre não é tão incomum e é mais provável que ocorra quando a data de nascimento se aproxima. Pode ser um sinal de que o trabalho está próximo e pode acontecer pouco antes do nascimento ou de algumas semanas antes do parto. Se é um par de semanas antes da data de nascimento, você não deve esperar um parto prematuro.
Se você tiver diarreia durante o terceiro trimestre, isso não significa que seu bebê esteja chegando neste momento, então você não deve ficar alarmado. Esta é apenas uma maneira que os corpos de algumas mulheres começam a se preparar para o trabalho que vai começar em algum momento. Você pode querer estar ciente de outros sinais de parto também.
3. Reta final da gravidez:
Outros casos de diarreia na gravidez, geralmente ocorre nos estágios finais da gravidez, pois é muito comum que a mãe esteja nervosa ou sofre momentos de ansiedade devido ao parto, ou ter comido demais e sofrem alguma infecção, embora menos provável.
Cuidado com a desidratação:
O problema mais grave que a diarreia na gravidez pode causar é a desidratação, pois afeta diretamente o bebê: quando ocorre, o sangue não alcança a placenta com eficiência e pode causar um parto prematuro. É por isso que é tão importante que, no caso de uma mulher grávida apresentar diarreia grave, ela vá ao médico, pois ela pode precisar receber soro.
Como evitar a diarreia na gravidez:
Durante o período de gestação devemos cuidar da dieta de maneira especial: manter uma dieta balanceada e, por outro lado, cuidar de uma série de regras básicas. Assim, devemos lavar cuidadosamente as frutas e verduras que vamos comer, evitar comer compulsivamente de uma só vez e, se comermos fora, nos preocuparmos com o fato de ser um local onde a higiene é cuidada. Ao viajar, devemos consumir apenas água engarrafada e não é aconselhável arriscar muito para condimentos que não estamos acostumados.
Por outro lado, temos que monitorar os medicamentos que consumimos. Se estivermos recebendo tratamento, devemos sempre consultar a possibilidade de efeitos colaterais. Como já mencionamos, a constipação é um problema comum entre as mulheres grávidas; O uso abusivo de laxantes pode produzir o efeito oposto e causar diarreia, que, em casos graves, é mais perigosa do que a que tentamos evitar.
Como agir com diarreia na gravidez?
Vômitos e diarreia não afetam o bebê, mas se a diarreia não for tratada adequadamente, pode representar um risco para o feto. Por isso, é bom seguir algumas diretrizes para tratá-la.
1. Beba mais líquidos:
O melhor remédio para tratar a diarreia durante a gravidez é beber muito líquido, principalmente água. E é que ao sofrer diarreia o corpo perde muito líquido ao longo do dia, com o qual também se perdem eletrólitos, que devem ser substituídos. Isso pode causar desidratação que afetaria o bebê, por isso é importante se hidratar adequadamente.
Uma hidratação correta envolve beber muita água, mas também é bom consumir suco e caldo para reidratar o corpo e substituir os eletrólitos que o corpo perdeu. A água ajuda a repor os líquidos perdidos, o suco ajuda a repor os níveis de Potássio e o caldo ajuda a repor o sódio.
2. Siga uma dieta suave:
No nível de alimentação, é aconselhável comer sólidos de pequenas porções, fazendo várias refeições ao longo do dia, em vez de três refeições copiosas. É importante consumir alimentos que reidratam o corpo, como sopas e caldos. Você também deve comer alimentos ricos em Potássio, como Bananas ou batatas.
Outra seção importante são as mudanças que devemos fazer em nossas refeições: a dieta branca é a melhor opção quando se trata de superar a diarreia. Há uma série de alimentos que vão piorar o problema e devemos evitá-los. Entre eles, temos todos os tipos de nozes, leite, bebidas açucaradas, alimentos gordurosos e alimentos condimentados, bem como todos aqueles que têm fibra.
Por outro lado, há uma série de alimentos que melhorará a situação do intestino. Entre os alimentos mais recomendados para começar a comer são arroz e torradas. Bananas e compota de Maçã também são muito benéficas, e a segunda refeição nos ajuda a hidratar. Também é importante manter uma dieta rica em Zinco e vitaminas e tomar amido (podemos encontrá-lo em batatas, cereais sem açúcar e biscoitos).
Em uma segunda fase, podemos introduzir mais variedade. As carnes mais recomendadas são magras e, se quisermos optar pelo peixe, o melhor é branco e grelhado. O Iogurte, as Cenouras cozidas e a sopa também nos ajudarão. Quanto às bebidas, como já mencionamos, a água e os fluidos desenvolvidos para os atletas são mais recomendáveis do que o suco de Uva e as bebidas de Maçã, que algumas pessoas acreditam erroneamente que ajudam a hidratar nos casos de diarreia.
3. Auto-medicação totalmente proibida:
Se a diarreia não desaparecer sozinha em alguns dias, é aconselhável ir ao médico. É importante lembrar que você nunca deve tomar um medicamento sem primeiro consultar o médico. Na verdade, você deve saber que a diarreia pode ser causada por bactérias e parasitas, que podem ser tratados com antibióticos. Mas também pode ser causada por um vírus, portanto, os antibióticos não vão ajudar. Para determinar a causa, você deve ir ao centro de saúde.
Quando procurar tratamento para diarreia na gravidez:
Diarreia prolongada pode causar desidratação. Se a sua diarreia durar mais de dois ou três dias, contate o seu médico. A desidratação grave causa complicações na gravidez. Os sintomas da desidratação incluem:
- Urina amarela escura;
- Boca seca e pegajosa;
- Sede;
- Diminuição do débito urinário;
- Dor de cabeça;
- Tontura.
Você pode evitar a desidratação durante a diarreia na gravidez, bebendo pelo menos 2L de água todos os dias.
Quando devo procurar ajuda para a diarreia na gravidez?
Se notar algo incomum em sua diarreia na gravidez, como a passagem de sangue, muco verde ou fezes negras, entre em contato com seu médico ou parteira imediatamente. Se você não notou algo incomum, mas suspeita que sua diarreia não é devida a mudanças positivas no estilo de vida ou hormônios e é resultado de algo mais sério, fale novamente com seu médico.
As mulheres que ficam doentes por mais de 48 horas, que ficam gravemente desidratadas e/ou desenvolvem uma temperatura alta devem procurar ajuda de um profissional de saúde o mais rápido possível.