Diarreia – O que é, Causa, Sintomas e Tratamentos dessa condição. Além disso, a Diarreia é um dos motivos mais comuns para as pessoas procurarem orientação médica; Pode variar de uma condição leve e temporária, para uma que possa ser fatal. Globalmente, há cerca de 2 bilhões de casos de doença diarréica a cada ano, e 1,9 milhões de crianças menores de 5 anos, principalmente em países em desenvolvimento, morrem de Diarreia. A Diarreia não deve ser confundida com a passagem freqüente de fezes de consistência normal – isto não é Diarreia. A Diarreia é caracterizada por fezes anormalmente soltas ou aquosas. Da mesma forma, os bebês amamentados freqüentemente passam as fezes pélvicas soltas, o que é normal e não a Diarreia. Então, confira agora Diarreia – O que é, Causa, Sintomas e Tratamentos:
O que é Diarreia: A Diarreia é quando você tem movimentos frequentes de intestino aquoso solto. Na maioria dos casos, os sintomas se resolvem sozinhos dentro de alguns dias sem a necessidade de tratamento médico. A Diarreia que dura um ou dois dias e desaparece por conta própria é conhecida como Diarreia aguda, que é uma condição comum que afeta pessoas de todas as idades. Diarreia com duração de quatro semanas ou mais (seja contínua ou intermitente) é conhecida como Diarreia crônica e pode ser um sintoma de uma doença ou condição crônica subjacente.
Causas da Diarreia: A Diarreia é geralmente causada por uma infecção bacteriana (por exemplo, salmonela), viral (por exemplo, norovírus ou rotavírus ) ou parasitária (por exemplo, giardia) dos intestinos. A Diarreia causada por qualquer dessas infecções é referida como gastroenterite. As causas mais comuns de Diarreia são doenças ou condições subjacentes, incluindo:
- Intolerância ao glúten (por exemplo, doença celíaca )
- Intolerância à lactose (intolerância a lacticínios)
- Síndrome do intestino irritável
- Infecção crônica do intestino
- Doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e colite ulcerativa
- Câncer de intestino
Você deve consultar o seu médico se estiver preocupado que possa ter alguma destas condições. A Diarreia crônica também pode ocorrer ao tomar certos medicamentos, por exemplo, alguns antibióticos e medicamentos contra o câncer.
Sinais e sintomas da Diarreia: O principal sintoma de Diarreia é solto, movimentos intestinais (fezes, fezes) três ou mais vezes por dia. Os sinais e sintomas que acompanham a Diarreia podem incluir:
- Urgente precisa ir ao banheiro
- Dor abdominal e cólicas
- Mudança de cor de suas fezes
- Mucosa, pus, sangue ou gordura em suas fezes
- Vômito
- Fraqueza e cansaço do corpo geral
Diagnóstico da Diarreia: A Diarreia é facilmente diagnosticada pelos seus sintomas. Se a Diarreia for superior a dois ou três dias ou for acompanhada de sintomas como febre ou fezes sangrentas, o seu médico pode realizar testes de diagnóstico para determinar a causa. Esses testes de diagnóstico da Diarreia podem incluir:
- Cultura de fezes para testar a infecção
- Exames de sangue para descartar outras doenças
- Testes de jejum para revelar intolerâncias alimentares
- Sigmoidoscopia ou colonoscopia para procurar sinais de doenças inflamatórias intestinais (estes testes envolvem o uso de um dispositivo com tubo flexível fino e uma câmera e luz em uma extremidade para olhar dentro do intestino)
Você deve consultar um médico se você ou seu bebê / criança desenvolverem algum dos seguintes sinais:
- Sangue, pus ou mucosas nas fezes
- Uma erupção cutânea
- Diarreia com duração superior a uma semana ou volta
- Novos ou piores sintomas
A Diarreia crônica ou severa pode levar à desidratação rápida, que é a perda excessiva de fluidos do corpo. A desidratação é particularmente perigosa em lactentes e crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos (por exemplo, pessoas com HIV / AIDS ou submetidas a quimioterapia). Um médico também deve ser visto se você, ou um membro da família, ficar desidratado . Os sinais e sintomas da desidratação incluem:
- Sede extrema
- Pouca ou nenhuma urina passou nas últimas oito horas
- A urina é de cor escura e mal cheia
- Saliva reduzida na boca, labios secos, sem lágrimas, bochechas ou olhos afundados
- Os bebês podem ter fraldas secas (por mais de 4-6 horas) e / ou ter uma fotanela afundada (o ponto fraco no topo da .cabeça de um bebê)
- Tonturas, letargia, flexibilidade
- Freqüência cardíaca rápida e respiração
- Mãos e pés frios
- Pele que não relaxa após ser comprimida.
Tratamentos da Diarreia: Como a maioria dos casos de Diarreia se resolve por dentro de um ou dois dias, o autocuidado para aliviar os sintomas geralmente é suficiente para o tratamento:
- Evite cafeína, produtos lácteos e alimentos gordurosos, de alta fibra ou açucarados
- Colocar uma garrafa de água quente ou um pacote de trigo no seu estômago, ou tomar paracetamol (por exemplo, Panadol), pode proporcionar algum alívio das cólicas abdominais
- Aplique pomada de zinco e óleo de rícino ou um creme de barreira nas áreas afetadas, se você, ou seu filho, desenvolver uma erupção cutânea (como a erupção cutânea) da Diarreia
- Evite tomar anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina, ibuprofeno ou diclofenaco, para alívio da dor, pois esses medicamentos podem causar Diarreia
- Devem ser evitados medicamentos anti-diarreicos que diminuam a Diarreia (por exemplo, Imodium), uma vez que estas drogas impedem o seu corpo de se livrar das bactérias ou vírus que podem ter causado a Diarreia
Para evitar a desidratação, beba bastante líquido todos os dias, tomando sorvetes pequenos e frequentes. Os líquidos ideais são caldos e sopas claros e finos, bebidas desportivas diluídas não-cafeinadas (por exemplo, Powerade ou Gatorade) e formulações de reidratação (por exemplo, Gastrolyte) que estão disponíveis sem receita médica de uma farmácia.
Prevenção da Diarreia: A lavagem das mãos é uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação de vírus e bactérias que podem causar Diarreia. Você sempre deve lavar as mãos cuidadosamente depois de usar o banheiro, trocar fraldas e antes das refeições. As seguintes regras para a preparação de alimentos também podem ajudar a prevenir a Diarreia:
- Coloque sempre alimentos que possam estragar na geladeira
- Certifique-se de que a carne esteja bem cozida
- Evite comer carne crua, peixe e marisco a menos que tenha certeza de que eles foram preparados recentemente e são de uma fonte confiável
- Nunca coloque as peças cozinhadas em superfícies ou placas que tenham mantido carne crua
- Desinfecte as bancadas, as partes superiores do fogão e as tábuas de corte com uma solução diluída de branqueador.