Diarreia – O que é, Sintomas e Tratamento que não devemos ignorar. Além disso, a Diarreia consiste no aumento de volume, fluidez ou frequência das defecações. Entretanto, a frequência da defecação por si só não é a característica que define a Diarreia. Algumas pessoas defecam normalmente de três a cinco vezes por dia.
As pessoas que ingerem grandes quantidades de fibra vegetal podem produzir mais de meio quilograma de fezes por dia, mas, nesses casos, as fezes são bem formadas e não são líquidas. A Diarreia é geralmente acompanhada por gases, cólica, urgência em defecar e, se for causada por um organismo infeccioso ou uma substância tóxica, náusea e vômito. Então, confira sobre a Diarreia – O que é, Causas e Tratamento:
O que é: É um desregulamento do intestino que provoca frequentes evacuações de aspecto aquoso, dores de barriga e cansaço. Ela pode ser causada por diversos fatores como aumento excessivo da flora intestinal, efeito colateral de medicamentos, infecções por vírus ou bactérias (diarreia infecciosa) ou intolerância à lactose.
Causas: Há muitas causas diferentes, dependendo do tempo de duração da Diarreia (Algumas causas e características da Diarreia).
- Infecção por vírus, bactérias ou parasitas (Gastroenterite — Gastroenterite)
- Intoxicação alimentar
- Efeitos colaterais de medicamentos
- As causas mais comuns de Diarreia crônica (duração de mais de quatro semanas) são
- Síndrome do intestino irritável
- Doença inflamatória intestinal
- Efeitos colaterais de medicamentos
- Má absorção
Sintomas: Os sintomas costumam ser os mesmos, embora variem de intensidade. O principal sinal da doença é a presença de fezes líquidas na evacuação. Além disso o paciente também pode manifestar dores na região abdominal e uma vontade constante de ir ao banheiro.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Fatores de Risco: Por ser uma doença muito comum, qualquer pessoa pode apresentar Diarreia. Não importa o gênero nem a idade. Entretanto, alguns comportamentos de risco podem levar ao surgimento da Diarreia.
- Aprenda como evitar a Diarreia no verão
- Ingerir água e alimentos contaminados com fezes humanas ou animais
- Viajar para países que não tenham bom saneamento de água
- Consumo exacerbado de cafeína
- Consumo exacerbado de álcool
- Fumo.
Tratamentos Para a Diarreia: É muito importante beber muito líquido (ler em bons conselhos) para prevenir a perda de água. Alguns medicamentos podem ajudá-lo a melhorar os sintomas mais rápidos.
Diminuidores do Transito Intestinal: medicamentos à base de loperamida. Esses medicamentos não podem ser tomados por muito tempo (2 dias no máximo), exceto em casos de recomendação médica, uma vez que estes são constipadores (o objetivo) e consequentemente mantêm substâncias patogênicas que devem ser eliminadas. O uso de medicamentos contendo loperamina não é aconselhável durante a Diarreia causada por efeitos colaterais de medicamentos(por exemplo, causada por um antibiótico).
Adsorvente dos Agentes Infecciosos: medicamentos a base de carvão tem a função de adsorver substâncias tóxicas (geralmente liberadas por bactérias) para o sistema gastrointestinal, são necessários em caso de Gastroenterite.
Antidiarreicos de origem microbiana para restaurar a flora intestinal À base de bactérias lácteas, para reconstituir a flora intestinal.