Dicas para cultivar o alho em casa e utiliza-lo na cozinha é uma boa ideia por vários motivos, pois o teor de enxofre atua como um forte desinfetante, além de ser um fortalecedor do sistema imunológico, antibacteriana e antiviral para combater resfriados, tosses e gripes
Além disso, ele é incrivelmente versátil em termos culinários. Pode ser utilizado de diversas formas, como cru, refogado, picado, assado inteiro ou rodelas. Em geral, a cozinha mediterrânea é grande usuária de alho, empregando-o, geralmente, junto com o Tomate, a Cebola e temperos verdes. No entanto, o odor forte e picante é gerado pela essência dialil sulfito e, para alguns povos, como gregos e romanos, ele chegou a ser chamado de “rosa fétida”.
Quando consumida em quantidades elevadas, o cheiro pode torna-se evidente no suor de quem ingeriu e, por isso mesmo muita pesquisas enfocam os efeitos no organismo. Sabe-se ele atua no colesterol e na pressão arterial e estudos indicam que alicina, uma substancia química que se forma quando é esmagado e confere o seu odor característico, reduz os níveis de colesterol e capaz de diminuir a pressão arterial.
Benefícios do alho para saúde:
- Purifica o corpo.
- Estimula a motilidade intestinal.
- Aumenta a diurese.
- É anti-inflamatório.
- Promove a eliminação de gases intestinais.
- Também apresenta outras propriedades que podem melhorar a sua saúde.
- Reduz o colesterol no sangue.
- Ajuda a controlar o açúcar no sangue.
- Ajuda a baixar a pressão arterial.
- Prevenir doenças como a aterosclerose, como um excelente antioxidante.
- Age como um desinfetante.
Você também pode tentar colocar em sua comida do dia a dia, ele é ideal para uma dieta de baixa caloria.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Como cultivar o alho em casa?
1. Como escolher:
É muito importante escolher bem a sementes para obter um bom resultado. Além disso, é aconselhável é usar as suas sementes, você tiver, ou compre as sementes em bom estabelecimento.
2. Quando plantar:
Há duas estações para plantar os alhos é na primavera e o outono. Além disso, os dentes produzidos na primavera são menores, mas conservam-se por mais tempo. Por outro lado branco ou roxo de Outono apresenta melhor rendimento.
3. Onde plantar:
O alho gosta de terra leve, não muito rica e um pouco calcária. As terras arenosas são ótimas. Por outro lado, não suportam a umidade, por isso é importante ter cuidado de lhe proporcionar uma boa drenagem. Pode acrescentar estrume, mas nunca fresco.
4. Como plantar:
Enterre os dentes a cerca de 4cm de profundidade. Deixe entre eles espaço de 15cm. As filas devem ter pelos menos 25cm de distancia entre elas.
5. Colheita:
O alho demorará cerca de 8 a 9 meses para amadurecer, é possível perceber isso quando as folhas começarem a murchar. Uma vez retirados da terra, deixe-os secar ao sol e depois limpe-os cuidadosamente.
6. Rotação de cultura:
Após a colheita destas plantas durante 3 anos esta parcela não devera aloja, cebolas ou alho-francês.
7. Conservação:
Para conservar o alho, alguns opções são: amarra-lo, com ajuda de fio de rafia, réstias ou pode simplesmente atar em conjunto de varias cabeças. Em temperaturas entre 15ºC e 15ºC o conserva-se sem mais exigências durante vários meses.
Como utilizar o alho?
O aroma do alho é um dos mais cheirosos da cozinha, mas se for cozinhado de forma errada, pode estragar um prato. Além disso, o erro mais comum é cozinhar em fogo alto, pois ele queima rapidamente e seu gosto torna-se amargo. Quando for saltear, fritar ou refogar o , deve se tonar sempre bastante cuidado para ele não queimar.
Ferver o alho é uma opção de para preservar a sua forma e deixar o sabor mais delicado. Além disso, nesse caso não é necessário tirar a casca, pois ela sairá facilmente. Se quiser fazer um purê é só continuar o cozimento ate que os dentes estejam bem macios para serem amassados.
Assar o alho no forno é uma forma de potencializar o seu sabor e aroma e dar uma cor de caramelo (forma mais utilizada para fazer bruschettas). Você também pode assar com água, assim ele será cozinhado ao mesmo tempo e terá um resultado com sabor mais ameno.
Outro forma de utilizar esta especiaria seria grelhando-o: grelhar os dois lados do dente, virando quando um lado estiver marro. Usar como se fosse assado, mas o sabor ficar mais marcante.