A gordura abdominal localizada pode atrapalhar a saúde física e psicológica de uma pessoa. Pessoas que tem mais gordura na barriga, tendem a ter mais gordura visceral também.
Este tipo de gordura facilita o desenvolvimento de várias doenças como diabetes, pressão alta, problemas no coração, insensibilidade a insulina e várias outras.
Para perder essa gordura abdominal, é necessário que o indivíduo se conscientize e entenda que, apesar de ser uma jornada que requer muito esforço, sacrifícios e dedicação, pode trazer muitos benefícios futuramente, afinal, se cuidar é essencial e faz bem para nós de maneira geral.
Algumas questões são muito importantes para que esse objetivo seja alcançado. Vale ressaltar, que são ações que podem ser positivas para sua vida. Mas que precisam ser tomadas com cuidado e atenção, obtendo o máximo de orientações e informações possíveis.
Quem tem gordurinha na barriga não deve se preocupar unicamente com aparência exterior, mas principalmente com o que essa gordurinha pode causar negativamente para a saúde. Para quem não sabe ela pode atingir as regiões do coração, eleva as chances de se desenvolver diabetes e ainda pode levar a interrupção do funcionamento do fígado.
Dicas para perder gordura abdominal:
1. Evite o consumo de álcool:
De maneira simplista, quanto maior a frequência e quantidade de álcool você consumir, menos massa muscular e mais gordura você poderá ter.
Não é segredo que o consumo de álcool pode afetar a sua saúde e ganhos, mas estudos ainda sugerem que existe uma ligação direta entre consumo excessivo de álcool e acúmulo de gordura na região da cintura.
Claro, beber esporadicamente e em quantidades controladas, dificilmente vai influenciar seu progresso. O problema está no abuso de quantidade e frequência.
De forma resumida, se você bebe com frequência e tem gordura abdominal, não é preciso ser um gênio para saber como isto está atrapalhando em como perder gordura abdominal.
2. Chá:
O segredo de muitas dietas está justamente no chá. Esse tipo de bebida, ajuda a eliminar as toxinas e a gordura abdominal. Estudos já demonstraram que o chá contém níveis elevados de theaflavins e tearubiginas que são poderosos antioxidantes que absorvem a gordura.
Para quem tem dúvida na escolha de qual chá tomar, o chá verde tem poder o suficiente para eliminar a gordura abdominal, mas cuidado, pois possui muita cafeína. Também existem outras opções, como o chá de gengibre ou hibisco.
3. Corte o açúcar para reduzir gordura abdominal:
Açúcar em excesso é extremamente prejudicial para quem está buscando perder a gordura abdominal. Açúcar refinado é composto por glicose e frutose. Frutose por exemplo, pode ser processado pelo fígado por certa quantidade. Quando você ingere açúcar refinado demais, o fígado fica estufado e é forçado a transformar tudo em gordura.
4. Coma mais proteína:
Quando se trata de perder peso e gordura abdominal, a proteína é um dos maiores aliados. A proteína pode reduzir a ansiedade em 60%, acelerar o metabolismo em 80-100 calorias por dia e podendo ajudar a comer 441 calorias a menos por dia.
A proteína, em geral, faz a pessoa demorar mais para ter fome, em comparação com uma refeição de massa. É eficaz para pessoas que estão de dieta, comer salada e carne pode ser um bom começo para perder barriga. Não esqueça de não abusar e comer proteínas em excesso por muito tempo, pois isso, pode trazer problemas de saúde.
5. Reduza carboidrato:
Reduzir o carboidrato é uma maneira muito eficaz para perder barriga. A dieta de redução de carboidrato também reduz a retenção da água, muitas pessoas sentem uma diferença rápida.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Apenas evitando carboidratos como pão, massas, arroz e outros, é o suficiente. Se quiser perder peso e gordura abdominal rapidamente, limite-se a 50 gramas de carboidrato por dia. Isso irá fazer seu corpo queimar a gordura para ter energia, mas assim como o tópico sobre proteína aborda, cuidado para não exagerar, o ideal é buscar uma dieta bem equilibrada.
6. Faça exercício para eliminar gordura abdominal:
O tópico anterior aponta para a possibilidade de mudanças na alimentação e vale lembrar que é um dos fatores essenciais. Afinal, existe um grande número de alimentos que são prejudiciais à saúde. Além disso, podem dificultar mais ainda esse processo de eliminar as gorduras.
Introduzir alguns exercícios no dia a dia pode contribuir bastante nessa jornada. Fazer duas ou três vezes por semana abdominais pode ser uma boa opção, só não é indicado realizá-las todos os dias seguidos.
7. Aumente o consumo de fibras solúveis:
A fibra solúvel é muito importante, porque ela possui a capacidade de absorver toda a água que fique ao seu redor e transformá-la em um tipo de gelzinho que auxilia na diminuição do tempo que os alimentos demoram a ser digeridos.
Quando isso acontece, o indivíduo começa a se sentir mais saciado por um intervalo de tempo maior, e consequentemente acaba comendo bem menos no decorrer do dia, já que sente menos fome.
Além disso, ingerir alimentos desse gênero faz com que a carga de glicemia se altere, e com isso a quantidade de insulina que antes era liberada diminui e ajuda a controlar melhor os índices de glicose sanguínea.
8. Jejum intermitente:
Fazer jejum intermitente é positivo para o processo de emagrecimento, uma vez que possibilita uma melhor otimização da própria ação de alguns hormônios, tais como o GH e a insulina e isso possibilita a criação de um local mais favorável para a promoção de uma maior queima de gordura.
Mas não se preocupe que fazer esse jejum é bem fácil e se você desejar pode começar desde já. Basicamente é necessário permanecer em um jejum de no mínimo dezesseis horas seguidas diariamente e devidamente se alimentar em um intervalo de oito horas. Você rapidamente irá notar uma queima maior das gordurinhas abdominais.
9. Se esquive do estresse:
Se você não sabia, fique ligado que se estressar demais pode fazer com que você ganhe peso e principalmente gordura na parte do abdômen, visto que o estresse produz cortisol.
Alguns estudos realizados comprovaram que quem sofre de nível alto de estresse acaba tendo o apetite aumentado consideravelmente, e por comer em excesso acabamos ganhando mais gordura na barriga.
Claro que não é tarefa fácil se esquivar do estresse, e não há formula mágica que nos ajuda a cortar de vez da nossa vida, mas existem alguns métodos que podem nos auxiliar nesse combate ao estresse.
- Assista Mais Filme e Série de Comédia;
- Mantenha sua playlist de músicas favoritas atualizadas e escute sempre que puder;
- Evite respirar pela boca, pois aumenta a sensação de ansiedade e estresse;
- Analise as situações e quando observar as que não possuem seu controle evite se preocupar desnecessariamente;
- Concientize-se de que pensar negativo em frente a uma situação ou positivo geram o mesmo esforço, então o melhor é ser positivo e deixar de lado estresses a toa.
10. Insira óleo de coco na dieta:
O óleo de coco possui uma gordura extremamente saudável para o ser humano e consumi-lo pode ajudar a reduzir consideravelmente os níveis de gorduras acumuladas na região do abdômen.
Cozinhar com ele é a melhor opção, contudo o óleo é altamente calórico. Então é preciso controlar bastante a sua ingestão para não provocar efeito adverso do esperado.
Não existe fórmula mágica quando o assunto é como perder gordura abdominal. Mas se você combinar as dicas deste texto e conseguir incorporar no seu dia-a-dia, com o tempo, será possível perder gordura mais rápido e consequentemente barriga.
Não se esqueça também que é essencial que você esteja consumindo menos calorias do que se gasta no dia. Do contrário, nenhuma dica ou treino será efetivo neste objetivo, o resto está disponível apenas para acelerar este processo.