As dicas para se prevenir de doenças comuns no carnaval é o que todos deveriam fazer, principalmente os mais jovens, pois são estes os mais propensos a adquirir as famosas DSTs, que tem um aumento drástico durante esse período festivo.
As doenças são as viroses respiratórias, conjuntivites e hepatites. Os casos de mononucleose, conhecida como a doença do beijo, também são frequentes durante o Carnaval. Médicos especialistas dão algumas dicas para você se prevenir.
Dicas para se prevenir de doenças comuns no carnaval:
1. Conjuntivite:
Muitos não sabem, mas, a conjuntivite é uma das doenças comuns no carnaval tanto do tipo viral e bacteriana, é transmitida pelo contato direto. Então, o mais recomendado é sempre lavar bem as mãos e evitar levá-las aos olhos.
2. DSTs:
Só a camisinha é capaz de proteger você das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez ao mesmo tempo. Lembrando que as DSTs são doenças que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra através da relação sexual, seja ela vaginal, oral ou anal, sem proteção com alguém que esteja contaminado.
Pesquisas revelam que as DSTs são umas das doenças comuns no carnaval por isso, o grande numero de campanhas para estimular o uso do preservativo aumentam e é comum a distribuição de preservativos gratuitamente nas principais cidades. Então, use isso a seu favor. Ande sempre com uma na bolsa e se proteja.
3. Mononucleose:
Muito comum nos jovens, é uma das doenças comuns no carnaval e muitas vezes confundida com amigdalite, a mononucleose, também conhecida como doença do beijo, é transmitida pela secreção. Para ocorrer a transmissão da doença, o parceiro ou parceira precisa estar infectado com o vírus e apresentar lesões nas regiões da boca. A Melhor dica para evitar essa doença é não beijar quem não conhece, principalmente se você ou a pessoa apresentar ferimentos na região da boca.
4. Tome cuidado ao usar banheiros públicos:
Para se prevenir de doenças comuns no carnaval tenha atenção ao usar banheiros públicos, principalmente os químicos. Evite sentar no vaso se o assento não possuir proteção descartável.
Você também pode levar na bolsa lenço umedecido para higiene íntima ou um pedaço de papel macio. O contato com a água contaminada, sujeira ou papel higiênico sujo pode causar problemas como infecções urinárias, de pele e alergias de contato.
5. Hepatite A:
Poucos sabem, mas a Hepatite A é uma das doenças comuns no carnaval e a vacina é a forma mais eficiente de prevenção. Mas para quem não está com a caderneta de vacinação em dia, a orientação é ter cuidado com a higiene. Além disso, ela é transmitida via oral. Então, sempre que for consumir alguma bebida, limpe as embalagens.