Estas são as dicas simples para acelerar o metabolismo em casa de forma simples e prática, para quem não sabe, o termo metabolismo descreve todas as reações químicas que acontecem no corpo. Essas reações químicas mantêm seu corpo vivo e funcionando. No entanto, a palavra metabolismo é frequentemente usada de forma intercambiável com a taxa metabólica, ou o número de calorias que você queima.
Quanto mais alto, mais calorias você queima e mais fácil é perder peso e mantê-lo desligado. Ter um metabolismo acelerado também pode lhe dar energia e fazer você se sentir melhor.
Dicas simples para acelerar o metabolismo em casa:
1. Faça levantamento de peso:
O músculo é metabolicamente mais ativo que a gordura, e a construção muscular pode ajudar a aumentar o seu metabolismo. Isso significa que você vai queimar mais calorias a cada dia, mesmo em repouso.
Levantar pesos é uma das dicas simples para acelerar o metabolismo em casa, pois ajudará a reter músculos e combater a queda do metabolismo que pode ocorrer durante a perda de peso. Em um estudo, 48 mulheres com excesso de peso foram colocadas em uma dieta de 800 calorias por dia, juntamente com exercícios aeróbicos ou treinamento de resistência.
2. Substitua as gorduras por óleo de coco:
Ao contrário de outras gorduras saturadas, o óleo de coco é relativamente alto em gorduras de cadeia média. As gorduras de cadeia média estão entre as dicas simples para acelerar o metabolismo em casa mais do que as gorduras de cadeia longa encontradas em alimentos como a manteiga.
Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as gorduras de cadeia média aumentaram o metabolismo em 12% em comparação com as gorduras de cadeia longa, que aumentaram em apenas 4%. Devido ao perfil único de ácidos graxos do óleo de coco, a substituição de algumas das outras gorduras de cozinha por ele pode ter benefícios modestos para a perda de peso.
3. Movimente-se mais:
Sentar demais é ruim para sua saúde. Alguns comentaristas da área da saúde chegaram a chamá-lo de “o novo cigarro”. Em parte, isso ocorre porque longos períodos de sessão queimam menos calorias e podem levar ao ganho de peso.
De fato, comparada à sessão, uma tarde de pé no trabalho pode queimar mais 174 calorias. Se você tem um trabalho de mesa, tente ficar de pé por curtos períodos para dividir o tempo que você passa sentado. Você também pode investir em uma mesa de pé.
4. Coma mais alimentos picantes:
Pimentas contêm capsaicina, uma substância que a torna uma das dicas simples para acelerar o metabolismo em casa. No entanto, muitas pessoas não podem tolerar essas especiarias nas doses necessárias para ter um efeito significativo.
Um estudo de capsaicina, em doses aceitáveis, previu que comer Pimentas queimaria em torno de 10 calorias adicionais por refeição. Mais de 6,5 anos, isso poderia contribuir para 0,5 kg de perda de peso para um homem com peso médio.
Sozinho, os efeitos da adição de temperos à comida podem ser bem pequenos. No entanto, pode levar a uma ligeira vantagem quando combinada com outras estratégias de aumento do metabolismo.
5. Um pouco de café pode ajudar:
Estudos mostraram que a cafeína no café pode aumentar o metabolismo em 3-11%. Como o chá verde, também promove a queima de gordura. No entanto, isso parece afetar mais as pessoas magras.
Em um estudo, o café aumentou a queima de gordura em 29% para mulheres magras, mas apenas 10% para mulheres obesas. Os efeitos do café no metabolismo e na queima de gordura também podem contribuir para a perda e manutenção de peso bem sucedidas.
6. Beba bastante água gelada:
Pessoas que bebem água em vez de bebidas açucaradas são mais bem sucedidas em perder peso, porque essa também é uma das dicas simples para acelerar o metabolismo em casa. Isso ocorre porque as bebidas açucaradas contêm calorias, então substituí-las por água reduz automaticamente a ingestão de calorias. No entanto, a água potável também pode acelerar temporariamente o seu metabolismo.
Estudos têm mostrado que beber 0,5 litros de água aumenta o metabolismo em repouso em 10 a 30% por cerca de uma hora. Esse efeito de queima de calorias pode ser ainda maior se você beber água fria, pois seu corpo usa energia para aquecê-lo até a temperatura corporal.
A água também pode ajudar a encher você. Estudos mostram que beber água meia hora antes de comer pode ajudá-lo a comer menos. Um estudo sobre adultos com excesso de peso descobriu que aqueles que bebiam meio litro de água antes de suas refeições perderam 44% mais peso do que aqueles que não o fizeram.
7. Tenha melhores noites de sono:
A falta de sono está ligada a um grande aumento no risco de obesidade. Isso pode ser parcialmente causado pelos efeitos negativos da privação do sono no metabolismo. A falta de sono também tem sido associada ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e à resistência à insulina, ambos associados a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2.
Também foi mostrado para aumentar o hormônio da fome grelina e diminuir o hormônio da plenitude leptina. Isso poderia explicar por que muitas pessoas que são privadas de sono sentem fome e lutam para perder peso.
8. Invista no treino de alta intensidade:
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) envolve explosões rápidas e muito intensas de atividade. Pode ajudá-lo a queimar mais gordura, aumentando sua taxa metabólica, mesmo após o término do treino.
Acredita-se que esse efeito seja maior para o HIIT do que para outros tipos de exercício. Além disso, o HIIT também ajudou você a queimar gordura. Um estudo em homens jovens com excesso de peso descobriu que 12 semanas de exercício de alta intensidade reduziram a massa gorda em 2 kg e gordura da barriga em 17%.
9. Acrescente proteína em sua refeição:
Comer comida pode aumentar o seu metabolismo por algumas horas. Isso é chamado de efeito térmico dos alimentos (TEF). É causada pelas calorias extras necessárias para digerir, absorver e processar os nutrientes da sua refeição.
A proteína causa o maior aumento no TEF. Aumenta sua taxa metabólica em 15 a 30%, comparado 5 a 10% para carboidratos e 0 a 3% para gorduras. Também se demonstrou que ingerir proteína ajuda a se sentir mais cheio e evitar que você coma em excesso.
Um pequeno estudo descobriu que as pessoas provavelmente comeriam cerca de 441 menos calorias por dia, quando as proteínas compunham 30% de sua dieta. Comer mais proteína também pode reduzir a queda no metabolismo, muitas vezes associada à perda de gordura. Isso porque reduz a perda muscular, que é um efeito colateral comum da dieta.
10. Invista no chá de oolong ou chá verde:
O chá verde e o chá oolong demonstraram aumentar o metabolismo em 4-5%. Esses chás ajudam a converter parte da gordura armazenada em seu corpo em ácidos graxos livres, o que pode aumentar a queima de gordura em 10 a 17%. Como elas são baixas em calorias, beber esses chás pode ser bom tanto para a perda de peso quanto para a manutenção do peso.
Ademais, acredita-se que suas propriedades de aumento de metabolismo podem ajudar a prevenir o temido patamar de perda de peso que ocorre devido a uma diminuição no metabolismo. No entanto, alguns estudos acham que esses chás não afetam o metabolismo. Portanto, seu efeito pode ser pequeno ou ser aplicado apenas a algumas pessoas.