A dieta alcalina também popularmente conhecida como Dieta do pH, é um plano alimentar em que alimentos ácidos devem ser consumidos em pequenas quantidades, a fim de evitar que o pH do organismo seja desregulado por essa acidez.
rodeada de expectativas miraculosas, a dieta alcalina é constantemente discutida por suas premissas que têm se tornado cada vez mais refutadas pela ciência.
No entanto, isso não quer dizer que a dieta seja de todo ruim, porque a verdade é que existem objetivos positivos nas recomendações deste polêmico plano alimentar.
Porém, como em qualquer dieta, a melhor coisa é sempre consultar um nutricionista se você estiver disposto(a) a dar uma chance à dieta alcalina para entender precisamente como ela pode ajudar a alcançar os objetivos de emagrecimento.
A dieta alcalina funciona assim
quando digeridos, os alimentos deixam resíduos em nosso corpo que podem ser classificados entre alcalinos, ácidos ou neutros.
A afirmação da dieta alcalina é que esses resquícios interferem diretamente no pH do organismo, e que quanto mais ácido estiver o nosso pH, mais suscetível nosso corpo estará a diversas doenças e outros problemas de saúde.
Quando os resíduos são alcalinos, o efeito é justamente o contrário, conferindo proteção extra ao organismo.
O que são alimentos alcalinos?
Aqueles conhecidos como alimentos alcalinos são ricos em minerais, como sódio, cálcio, potássio e magnésio. Além disso, a dieta alcalina defende um tipo de dieta equilibrada baseada nesta série de alimentos.
Desta forma, você deve incorporar frutas e legumes, como brócolis, aspargos, abobrinha, tomate ou abacate na sua dieta diária .
Eles não podem perder nozes, como nozes ou amêndoas e legumes, como grão de bico ou lentilhas.
Vantagens da dieta alcalina
- É uma dieta que incentiva uma dieta saudável baseada em alimentos tão nutritivos quanto frutas, legumes ou nozes. Além disso, proíbe a ingestão de gorduras, álcool ou açúcar.
- Após este tipo de plano de perda de peso ajudará a pessoa a eliminar os quilos de mais de forma saudável e totalmente eficaz. Por seu turno, o consumo de alimentos ácidos e alcalinos
- também ajuda a perder peso de forma considerável.
- Outras vantagens fornecidas pela dieta alcalina é a prevenção de possíveis doenças, como artrite , aumenta a energia no corpo ou ajuda a reduzir o nível de ansiedade na pessoa.
Desvantagens da dieta alcalina
Tal como acontece com a maioria das dietas, antes de começar com a dieta alcalina é aconselhável ir a um nutricionista para avaliar se é um regime que vale a pena seguir ou é melhor começar com outro tipo de dieta.
O médico deve fazer alguns testes para verificar o seu nível de pH no sangue e saber se você precisa da ingestão de alimentos ácidos e alcalinos.
No caso em que você é diabético, não é recomendado seguir este tipo de dieta, uma vez que poderia afetar seriamente a sua saúde.
Cardápio da dieta alcalina
A lista de alimentos que devem ser utilizados na Dieta Alcalina começa pelas frutas: todas elas estão liberadas.
Até mesmo as frutas ácidas, como limão e abacaxi? Sim, pois, depois de digeridas elas têm um efeito alcalino no organismo.
Verduras e legumes em geral também devem complementar as refeições, com castanhas e amêndoas, feijões de vários tipos, quinoa, aveia, gergelim, girassol, semente de abóbora e parecidas Não poderia faltar a batata-doce, além de cogumelos, chás, coco, do óleo de peixe, algas marinhas, azeite de oliva e vinagre de maçã.
Enfim, a orientação é evitar açúcares em geral, reduzir também o consumo de sal, adoçantes e amido.
Alimentos processados e industrializados, ricos em sódio e gorduras, também devem ser cortados, assim como o leite e seus derivados e quase todos os tipos de carne e ovos.
Os aspectos vantajosos da dieta alcalina são as substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular; a diminuição do inchaço por causa dos alimentos com menos sódio; e o crescimento do consumo de frutas, vegetais e legumes de maneira geral.
Dessa forma, mesmo com a ingestão de frutas apontadas ácidas, a dieta acaba sendo útil para evitar úlceras e outros problemas estomacais parecidas além de beneficiar a pele, melhorar o humor e reduzir a sensação de fadiga.
Exemplo de cardápio
Abaixo, separamos um exemplo de como é um cardápio da dieta alcalina para você entender um pouco mais sobre o dia a dia de quem segue este plano alimentar na prática.
Lembramos sempre que este cardápio é somente um exemplo e que ele não deve ser seguido sem a recomendação de um profissional.
Além disso, a consulta com um nutricionista é de suma importância, pois o cardápio deve ser montado tendo em vistas as suas necessidades energéticas.
Cardápios encontrados na internet não são garantia de sucesso em dieta nenhuma.
Café da manhã:
- 1 copo de 200 ml de água com gotas de limão espremido 10 minutos antes de iniciar a refeição;
- um copo de 200 ml de suco verde batido sem açúcar (2 maçãs com casca + 1 pepino com casca + 1 folha de couve);
- 1 banana com 1 colher de sopa de farelo de aveia ou de linhaça dourada + 1 colher de chá de mel;
Lanche da manhã:
- 1 xícara de chá de chá-verde;
- 2 fatias de melão com 1 colher de sobremesa de mix de sementes (gergelim, girassol e abóbora);
Almoço:
- 1 prato de sobremesa de salada verde (alface, acelga, couve crua, rúcula) com cebola, cebolinha e aipo;
- 2 colheres de sopa de frango desfiado;
- 2 colheres de sopa de purê de batata sem leite;
Lanche da tarde:
- 5 amêndoas sem sal;
- 1 copo de 200 ml de suco de limão batido com 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça dourada;
Jantar:
- 2 pratos fundos de sopa de abóbora;
Lanche da noite:
- 1 xícara de chá de camomila sem açúcar;
- 1 rodela de abacaxi cozido com raspas de limão.
Dicas e orientações ao iniciar a dieta alcalina
Aqueles que defendem a dieta alcalina, promovem o equilíbrio do pH faz a memória melhorar muito, o corpo tem muito mais energia e a qualidade do sono é muito maior .
No entanto, é um tipo de dieta que você não pode iniciar-se porque é aconselhável ir antes de um nutricionista que você opiniões e diz se vale a pena começar a dieta.
Em seguida, vou dar um exemplo de como um cardápio diário da dieta alcalina pode ser, para que você possa tomar nota e preparar seu próprio cardápio.
- Na hora do almoço, você pode optar por um suco feito com vegetais e frutas .
- Para o meio da manhã você pode ter um par de copos de água ao lado de um pedaço de fruta .
- Na hora das refeições, você pode fazer um prato verde de vegetais folhosos. Você pode combinar este prato com alguns cereais ou algumas leguminosas, pois é conveniente que você tome
- proteínas de origem vegetal.
- Para um lanche, você pode beber uma infusão ou um pedaço de fruta .
- Quanto ao jantar, é melhor optar por pratos leves, de baixa caloria, como legumes grelhados ou aveia com algumas frutas.
Outros elementos que ajudam a equilibrar o pH no sangue
Além de alimentos alcalinos, há outro conjunto de elementos que podem ajudar a equilibrar o pH no sangue e evitar futuros problemas de saúde.
Fazer algum exercício físico regularmente ajuda o metabolismo a trabalhar continuamente e desta forma pode eliminar impurezas e toxinas que estão no corpo e que podem fazer com que o pH aumente demais.
É importante purificar o corpo de vez em quando. Para isso, além de beber água, você pode fazer bebidas diuréticas que ajudam a limpar o interior do corpo e eliminar toxinas.
Além disso, ter um certo equilíbrio no corpo, é importante que você também obtenha um equilíbrio emocional .
Portanto, se você conseguir unir mente e corpo, não terá nenhum problema de acidez no corpo que possa causar problemas no futuro.
Como você viu, a dieta alcalina não pode ser considerada uma dieta milagrosa, pois não busca a perda excessiva de peso no menor tempo possível.
Também não é provado que tenha um efeito de rebote sobre a pessoa que decide segui-lo.
Em qualquer caso, como sempre acontece no momento de iniciar uma dieta específica, é aconselhável consultar um especialista que irá aconselhá-lo se vale a pena segui-lo ou não.