A dieta da ayurvedica é considerada uma forma de medicina alternativa conhecida como a mãe da medicina.
pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.
Houve também um intercâmbio de informações com o Japão, que possuía a mesma necessidade dos indianos:
criar uma medicina barata para atender às suas vastas e pobres populações.
Por essa razão existe muito da medicina japonesa nos conceitos desta dieta Além disso, as duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.
Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.
Esta técnica foi o alicerce que permitiu o crescimento da medicina japonesa.
Como funciona a dieta da ayurvedica?
Seguindo as tendências das características das Doshas, a estratégia é evitar os alimentos que possam prejudicar o equilíbrio do seu corpo de acordo com as características pessoais e introduzir alimentos que auxiliem na desintoxicação de seu organismo.
Além disso, com o funcionamento correto do fígado e dos rins, as toxinas serão filtradas corretamente e o equilíbrio será conquistado, ficando evidente com a diminuição de medidas.
A dieta da ayurvédica emagrece?
O principal objetivo da dieta da ayurvedica não é exatamente a perda de peso.
As pessoas que a seguem, acreditam que ela melhora o sistema imunológico, e com isso previne doenças.
Além disso, a perda de peso acaba sendo uma consequência do processo.
Por promover a baixa ingestão de carboidratos e gorduras, contribui para o emagrecimento, mas este resultado pode variar de pessoa para pessoa.
No entanto, acredita – se na teoria da ‘mente sã, corpo são’, de forma que, o que acontece no seu corpo, tanto físico quanto emocional, reflete no que, e como você come, pensa e no que faz.
Alimentos permitidos na dieta da ayurvédica
Frutas: maduras e adocicadas são as melhores: banana, cereja, amora, uva, limão, lima, melão, laranja lima, pêssego, abacaxi, ameixa, mamão, abacate e coco.
- Vegetais: cozidos com condimentos: aspargo, beterraba, cenoura, pepino, cebola, ervilha, batata doce, abóbora, espinafre, lentilha, azeitona, alho, feijão verde, aipim, inhame, brócolis e couve-flor, algas e bardana.
- Cereais: cozidos ou aquecidos: aveia, quinoa, arroz basmati e integral e trigo.
- Leguminosas: cozidas com condimentos: lentilhas, ervilhas, feijão moiachi e tofu.
- Laticínios: leite orgânico e derivados são bons para Vata: leite de vaca ou de cabra, buttermilk, ghee, queijo minas, coalhada (de preferencia orgânicos).
- Alimentos de Origem Animal: galinha caipira ou frango orgânico, ovos, peixes e frutos do mar, peito de peru.
- Condimentos: a maioria dos temperos estão liberados: pimenta, tomilho, cravo, canela, cardamomo, cominho, coentro, alho, gengibre, noz moscada, orégano, hortelã, açafrão, alecrim, cebola, erva doce, manjericão, orégano, salsa, cebolinha e louro.
- Oleaginosas: todas estão indicadas, mas com moderação: castanhas, amêndoas, pistache, nozes, gergelim, amendoim e coco.
- Óleos: Moderadamente são bons: ghee, gergelim, azeite de oliva e óleo de abacate.
- Bebidas: leite de amêndoas, suco natural das frutas sugeridas, leite de soja morno com condimentos, leite de arroz e água de coco.
- Chá de Ervas: camomila, erva-doce, gengibre fresco, canela, capim limão e hortelã.
- Adoçante: açúcar mascavo, rapadura, mel, agave, sucralose e estévia
Benefícios da dieta da ayurvédica
De acordo com um relatório de 2015 publicado em alguns jornais. Além disso, a dieta da ayurvedica pode ajudar a tratar condições inflamatórias, hormonais, digestivas e auto-imunes, incluindo:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Doença de Alzheimer;
- Ansiedade ou depressão;
- Asma;
- Câncer;
- Demência;
- Dismenorreia (menstruação dolorosa);
- Herpes;
- Pressão alta ou colesterol;
- Mal de Parkinson;
- Problemas de perimenopausa;
- Síndrome pré-menstrual (TPM) e cãibras.
Cardápio da dieta da ayurvédica
Café da manha:
- Opção 1 da dieta da ayurvedica: cappuccino 1 colher. (chá) de óleo de coco ou 100 ml de leite de coco + 100 ml de café coado + 1/2 scope de they + 1 colher. (sopa) de cacau 100% e canela em pó.
- Opção 2: 1/2 scoop de whey + 1/2 abacate ou 1 xíc. de frutas vermelhas ou 1 polpa de açaí sem xarope.
Almoço:
- Opção 1: Salada de folhas verdes à vontade salpicada com 1 colher. (sopa) de gergelim ou semente de abóbora 100 g de legumes cozidos ou grelhados (escolher duas opções, pelo menos: abóbora moranga, abobrinha, alcachofra, aspargos, berinjela, brócolis, broto de alfafa, cebola, cenoura crua, cogumelos, chuchu, palmito, couve-flor, nabo, pimentão, tomate).
Lanche da tarde:
- Opção 1: 1/2 scope de whey isolado + 1 porção de fruta (1 maçã ou banana-prata ou 1 pera ou 8 morangos) Wrap feito na folha de couve recheado com cenoura ralada, frango desfiado e cozido. Tempere com salsinha ou coentro, cúrcuma e humos.
Jantar:
- Opção 1: 1 filé pequeno (100 g) de proteína grelhado, assado ou cozido (peixes: atum, bacalhau, sardinha, st. peter; ou 1 ovo + 2 claras); 1 colher. (sobremesa) de azeite extravirgem, aceto balsâmico, limão e mostarda Dijole. Ceia: chá de mulungu + 15 gotas de extrato alcoólico de própolis.
Receita de arroz com iogurte
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz cozido;
- 2 xícaras de iogurte natural;
- duas colheres de sopa de manteiga ou óleo de girassol;
- 1/2 colher de chá de sementes de cominho;
- uma colher de chá de sementes de mostarda;
- 1/2 colher de chá de sementes de coentro;
- 1/2 colher de chá de canela em pó;
- uma pimenta verde fresca;
- Amêndoas em lascas para servir.
Modo de preparo:
- Aqueça a panela com a manteiga (ou óleo de girassol) e coloque todas as sementes para dourar, até que comecem a pular;
- Em seguida, adicione o arroz e a pimenta picada (não esqueça de retirar as sementes da pimenta) e doure por alguns minutos;
- Adicione o iogurte, misture bem e deixe em fogo baixo até ferver;
- Assim que ferver, desligue o fogo, misture as amêndoas e está pronto para servir;
- Massala Alpha: Picante e anti-inflamatória.