Como fazer Dieta da couve? Funciona? há cardápio? benefícios e receitas. Além disso, a couve, além de ser saborosa e ricas em nutrientes.
A couve, além de ser saborosa e com variadas formas de preparo, é um dos principais alimentos fornecedores de uma rica diversidade nutritiva, sendo assim indispensável para a saúde e um melhor funcionamento dos órgãos.
Como por exemplo, um copo de suco de couve contem 14% de cálcio, 659% de vitamina A e mais de 900% de vitamina K, substancias necessárias para o seu organismo.
Pouco calórica, nutritiva e benéfica. A couve é uma boa escolha de alimento para as refeições. Mas e quanto a um programa alimentar baseado na verdura? Como funciona a dieta da couve?
Valor nutricional da couve
Quando você adiciona Couve à sua dieta, você estará se beneficiando de uma grande quantidade de vitamina K (mais de 1100% da recomendação diária), bem como quantidades significativas de vitamina A, vitamina C, cobre e manganês.
Além disso, existem níveis decentes de potássio, cálcio, ferro, fibra dietética, vitamina B6, ácidos graxos omega-3, magnésio, tiamina, niacina, folato e fósforo.
Mais alem da couve ajuda você a perder peso, ela também tem vários beneficios para saude. Veja alguns beneficios.
1. Bom para Pele:
A luteína e a zeaxantina, juntamente com vários outros flavonoides, são encontradas na couve, e esses antioxidantes provaram ser importantes para a saúde da pele.
Os carotenoides são capazes de neutralizar os radicais livres no organismo e níveis mais baixos de estresse oxidativo, inclusive na pele.
2. Combate inflamação:
A natureza anti-inflamatória da Couve vem dos seus altos níveis de vitamina K, bem como ácidos gordos omega-3.
O primeiro é um nutriente fundamental na regulação da resposta inflamatória do corpo, enquanto o último é capaz de diminuir os níveis de inflamação crônica no sistema cardiovascular e intestino.
3. Melhora a Digestão:
Caso esteja constipado, é extremamente importante adicionar vegetais verdes frondosos como couve em sua dieta. Kale é rico em fibras dietéticas (com 10% de sua necessidade diária em cada copo), o que é bom para aumentar as fezes e estimular o movimento peristáltico no intestino, reduzindo os sinais de constipação, inchaço, cãibras e diarreia.
4. Tratar doença cardíaca:
Este vegetal popular tem uma boa quantidade de ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, que mostrou diminuir o nível de colesterol “ruim” (LDL) e aumentar o nível de colesterol “bom” ( HDL).
Isso pode prevenir a deposição de placa nas artérias e reduzir o risco de doença cardíaca coronária.
O que é a dieta da couve
A ideia da dieta da couve é incluir o alimento diariamente nas refeições, utilizando os seus nutrientes como forma de auxiliar o processo de perda de peso.
Mas por que a couve ajuda a emagrecer? Um dos motivos apontados é o fato do alimento ser uma fonte rica em fibras, um nutriente que além de contribuir com o bom funcionamento do intestino, colabora com o prolongamento da sensação de saciedade no organismo.
Isso significa que a verdura ajuda a controlar o apetite e, por consequência, a não extrapolar na quantidade de calorias consumidas ao longo do dia, o que é importante para quem deseja emagrecer.
Outro aspecto da dieta do couve que favorece a perda de peso é que ela é fonte de ácido ascórbico.
Essa substância faz com que o organismo absorva uma quantidade menor de gordura e auxilia a eliminá-la por meio das fezes e da urina.
Além disso, oferecer uma boa gama de nutrientes ao mesmo tempo em que traz poucas calorias também torna a couve um amigo da boa forma, já que permite que o corpo obtenha parte dos componentes que necessita para funcionar corretamente ao mesmo tempo em que não o enche de calorias.
Sem dúvida, é uma das hortaliças mais indicadas na hora de começar uma dieta detox ou para emagrecer, pois além de ser super saudável, ainda auxilia na perda de peso, bloqueando as enzimas de gordura, graças à grande quantidade de cálcio presente em sua composição, sem falar que é uma excelente fonte de vitaminas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Cardápio da dieta da couve
Pela Manhã:
- 1 Copo de Suco de Couve:
Lanche da Manhã:
- Na Segunda: 1 colher de sopa cheia de frutas secas;
- Na Terça: 2 colheres de sopa de soja tostada;
- Na Quarta: 3 cookies de aveia integral;
- Na Quinta: 1 molenguinho light;
- Na Sexta: 1 colher de sopa cheia de frutas secas;
- No Sábado: 1 iogurte com zero teor de gorduras;
- No Domingo: 1 fruta fresca de sua preferência;
Na hora do Almoço:
- Na Segunda: 2 Colheres de sopa de arroz integral, 1 bife de carne magra grelhado, 2 colheres de sopa e couve refogada;
- Na Terça: Salada de repolho e couve crua fatiada em pedacinhos bem fininhos, 1 filé de peixe grelhado e 2 colheres de sopa de purê de batatas;
- Na Quarta: Salada de acelga com molho shoyu, 1 filé de frango grelhado e 2 colheres de sopa de arroz integral com brócolis;
- Na Quinta: Salada de folhas verde-escuras com nabo, 1 filé de peixe assado e 1 colher de sopa de couve refogada;
- Na Sexta: Alface, 2 colheres de sopa de arroz integral e 3 almôndegas ao sugo;
- No Sábado: 1 Prato de sobremesa de salada de pepino ao vinagrete, 1 filé de peixe grelhado e 1 batata cozida com salsinha;
- No Domingo: 1 Prato de sobremesa de macarrão integral ao molho de tomate e manjericão e 1 sobrecoxa de frango assado sem pele;
Na Hora do Lanche da Tarde:
- Na Segunda: 1 Barra de cereais sem açúcar;
- Na Terça: 1 Iogurte com zero teor de gorduras;
- Na Quarta: 1 Fruta de sua preferência;
- Na Quinta: 1 Colher de sopa de uvas-passas com duas castanhas do pará;
- Na Sexta: 1 Iogurte com zero teor de gorduras;
- No Sábado: 1 Fruta fresca;
- No Domingo: 1 Taça de gelatina diet;
Na Hora do Jantar:
- Na Segunda: 1 Prato de sopa de creme de legumes com croûtons;
- Na Terça: Omelete de legumes com 2 claras de ovos e 1 gema de ovo e 3 colheres de sopa de selete de legumes;
- Na Quarta: 1 Prato de sopa de lentilhas com macarrão conchinha;
- Na Quinta: Salada com 2 batatas bolinha cozidas, 1 cenoura baby, 1 colher de sopa de ervilhas, 1 colher de sopa de milho, 2 ovos de codorna cozidos e 1 colher de sopa de maionese light;
- Na Sexta: 1 Prato de caldo de legumes com macarrão cabelo de anjo salpicado com queijo parmesão, 1 colher de sopa de couve picada em pedaços bem fininhos;
- No Sábado: 1 Sanduíche com 2 fatias de pão integral light, 1 colher de sopa de patê de sardinha, ½ cenoura ralada, 2 folhas de alface e 1 rodela de tomate;
- No Domingo: 2 Fatias de pizza no sabor mussarela.
Receita ótimas para fazer na Dieta
Couve com maçã, laranja:
Ingredientes:
Modo de Preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente gelo e mel se quiser.
Couve Com Pepino e Gengibre:
Ingredientes:
- 2 xíc. (chá) de couve lavada e picada;
- 2 Rodelas finas de pepino;
- 1 col. (chá) de gengibre;
- Salsa a gosto;
- ½ maçã picada;
- 1 Gota de limão;
Modo de Preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente gelo e mel se quiser.
Atenção:
Antes de começar a dieta da couve ou qualquer programa alimentar é fundamental recorrer ao médico e ao nutricionista para se certificar de que a dieta em questão é realmente apropriada para o seu caso e garantir que não trará problemas à saúde.