Dieta da refeição única, a verdade é que é muito longe das 5 refeições diárias que a maioria dos especialistas costuma recomendar.
Dizemos a maioria porque há exceções, neste caso falamos de Yoshinori Nagumo, guru japonês que já vendeu mais de um milhão de exemplares de seu livro “Um dia, uma refeição” na Ásia.
Parece que “parar de comer” desta vez tem uma base científica por trás disso.
Yoshinori Nagumo afirma que comer apenas uma vez ao longo do dia, é possível atingir o peso ideal, rejuvenescer e prevenir doenças graves.
Também diz que o ser humano não é biologicamente criado para a superalimentação, que é o que está acontecendo neste momento na sociedade, e que o corpo está biologicamente preparado para passar por situações de fome, frio e doenças.
O que é a dieta da refeição única?
A dieta da refeição única é um plano de emagrecimento que requer que uma pessoa coma apenas uma refeição por dia.
Este é um tipo de jejum intermitente que envolve a alternância entre períodos prolongados de não comer ou beber qualquer coisa com calorias e períodos de comer.
Além disso, ela utiliza um tipo de jejum intermitente referido como 23: 1, significando que uma pessoa passa 23 horas do dia em jejum, deixando apenas 1 hora por dia para comer, beber e consumir calorias.
Na dieta da refeição única, a maioria das pessoas prefere não comer ou beber nada com calorias durante o dia.
Eles quebram o jejum quando comem o jantar, depois voltam a jejuar até a noite seguinte.
Como funciona a dieta da refeição única?
A teoria por trás da dieta da refeição única é que você só come uma refeição por dia.
A maioria das pessoas escolhe o jantar, por isso jejuam durante todo o dia e consomem todas as suas calorias durante esse dia.
Sua refeição pode conter até o número de calorias que você precisa por dia, dependendo dos seus níveis de atividade, e ter um equilíbrio saudável de carboidratos, proteínas e gordura.
Você não conta calorias nem foca em macronutrientes.
Em vez disso, você come o suficiente para se sentir completo e se concentrar em incluir alimentos de todos os grupos de alimentos.
Em alguns casos, você pode comer um ou dois pequenos lanches durante o dia, além de uma única refeição, como um pedaço de fruta ou um alimento com alto teor de proteína, como um Ovo cozido, depois de um treino.
Você também recebe bebidas sem calorias líquidas, como água, café e chá.
Benefícios da dieta da refeição única
As pessoas que seguem a dieta da refeição única acreditam que há inúmeros benefícios em comer dessa maneira, incluindo a rápida perda de peso.
Outros benefícios alegados incluem:
- a dieta é fácil de seguir porque uma pessoa não conta calorias
- não há “dias de trapaça” porque não há alimentos considerados fora dos limites
Vários estudos foram realizados sobre os efeitos do jejum intermitente.
No entanto, a maioria dos estudos foi realizado em homens, portanto, pouco se sabe sobre os efeitos do jejum intermitente em mulheres.
Por causa dos ciclos hormonais das mulheres, é provável que os efeitos do jejum intermitente possam ser diferentes nas mulheres.
As mulheres também têm necessidades nutricionais diferentes das dos homens, incluindo mais Ferro, que pode não ser cumprido em jejum.
Os estudos feitos em jejum intermitente mostram os seguintes benefícios:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o peso em pessoas com diabetes tipo 2;
- pode afetar positivamente os ciclos de alimentação e sono das pessoas que são obesas e aumentam sua expectativa de vida;
- ele pode beneficiar o sistema cardíaco e melhorar a memória;
Dieta da refeição única – 4 etapas a seguir
Passo 1:
Como de costume, faça planos para comer o pequeno-almoço, almoço e jantar.
No entanto, certifique-se de que duas refeições são feitas de alimentos líquidos, como sucos feitos de frutas e legumes, sopas e caldos e shakes de proteína e chás de ervas.
Beba tanto quanto você precisa para se sentir saciado e para manter o seu nível de energia.
Segundo a pesquisa feita, beber substâncias naturais são melhores como eles podem fornecer-lhe a resistência que você precisa. Suco de beterraba é muito eficaz para aumentar o poder de resistência do corpo.
Você também pode tomar batidos de fruta. Estes são ricos em carboidratos e pobre em gordura. líquidos naturais são recomendados mesmo se você não estiver em uma dieta, pois eles são bons para sua saúde geral.
Passo 2:
Você pode fazer a dieta da refeição única, na hora do almoço ou no momento jantar.
No entanto, os especialistas recomendam tomar esta refeição no momento da noite, uma vez que é mais adequado para o plano de uma refeição.
Lembre-se de incluir proteína magra em sua refeição, como frango ou peixe, e evitar alimentos com excesso de teor de óleo ou gordura.
Você também deve evitar comer alimentos fritos.
Certifique-se de que você adicionar pelo menos uma xícara de legumes que são baixos em amido, e uma ou duas porções de grãos inteiros em sua refeição.
Passo 3:
Beber bastante água durante o dia é muito importante.
Certifique-se de beber pelo menos 8 copos de água todos os dias.
Você pode aumentar o número, se você não está bebendo outros líquidos como chá.
A água ajuda a manter o seu metabolismo ativo e na rubor as toxinas do seu corpo.
Ele também mantém o corpo hidratado.
Passo 4:
Tente encontrar maneiras de lidar com baixa energia e desejos.
Comer apenas uma vez por dia não é fácil e pode fazê-lo fraco e tonto.
Você também pode encontrar dificuldade de concentração.
Portanto, não dependa muito da cafeína para obter energia.
Em vez disso, você pode manter-se ativo a sentir energético.
Coma algum lanche leve, como algumas nozes, de modo que você não está totalmente esgotado antes de começar um treino.
Riscos da dieta da refeição única
Dieta intermitente, em dias alternados, e outras formas de dietas em jejum podem levar a efeitos colaterais negativos, tais como:
- sentimentos extremos de fome;
- tremor;
- Fadiga;
- névoa do cérebro;
- sentimentos de fraqueza;
- incapacidade de se concentrar;
- compulsão alimentar;
O jejum também pode ser muito perigoso se você tiver alguma condição médica, como diabetes ou hipoglicemia.
Algumas pessoas podem ajustar-se rapidamente a comer apenas uma refeição por dia, enquanto outras podem ter dificuldade em passar tanto tempo sem calorias. Todos são diferentes.
Além disso, embora seu corpo possa se ajustar e não sentir fome quando você jejua, uma vez que você pare, seu corpo pode se compensar fazendo você se sentir mais faminto.
Aparece em mulheres que não são obesas e ainda não estão menopausadas que o jejum pode ser mais prejudicial do que benéfico para o metabolismo e manutenção do peso corporal do que para outras mulheres ou homens.
Além dos efeitos colaterais físicos, há também os potenciais efeitos colaterais emocionais do jejum.
Isso pode deixá-lo irritado, e essa maneira de comer pode levar a compulsão alimentar ou colocá-lo em risco de outro distúrbio alimentar.