A dieta da tapioca cada vez mais tem ganhado espaço no cardápio das pessoas que se preocupam em seguir uma alimentação equilibrada.
E até no dia a dia daquelas que estão fazendo uma dieta para perder peso.
Mas, é claro, para garantir que a iguaria ofereça benefícios à saúde, é preciso saber como consumi-la.
A tapioca é uma preparação muito utilizada na região norte e nordeste do Brasil, feita à base de farinha de polvilho doce (derivado da mandioca).
Tem sido utilizada atualmente, e mais reconhecida nacionalmente, como um substituto do pão, por ser um alimento que não contém glúten.
O que é a Dieta da Tapioca?
Esta dieta consiste em consumir uma tapioca entre as principais refeições diárias – café da manhã, almoço e jantar.
O viés da dieta da tapioca para emagrecer é aumentar a saciedade com a tapioca e reduzir o consumo de calorias durante a refeição seguinte.
Tudo isso, é claro, em conjunto com uma dieta levemente hipocalórica – ou seja, que contém menos calorias do que seu metabolismo necessita para realizar suas atividades diárias.
Isso significa que a dieta da tapioca é um plano alimentar com restrição de calorias, que utiliza o maior poder de saciedade das proteínas para provocar uma perda de peso sem que você precise passar fome como em outras dietas altamente restritivas.
Como Fazer a Dieta da Tapioca
Para perder peso com a dieta da tapioca você deve consumir no máximo duas tapiocas por dia, sempre substituindo o pão ou outra fonte de carboidrato que consumia pela manhã ou em outras ocasiões.
Ou seja: não continue comendo como de costume e apenas adicione uma ou duas tapiocas ao cardápio.
O máximo que você vai conseguir é ganhar alguns quilos!
O truque é trocar o pão e a manteiga por uma tapioca recheada com frango ou outra proteína magra e deixar o sal – ou outro tratamento – lado a lado à tarde e optar por uma tapioca com fruta antes de ir ao ginásio.
Tudo isso, claro, em conjunto com uma dieta hipocalórica, isto é, com uma certa restrição à quantidade de comida na mesa.
A Dieta da Tapioca Funciona?
Muitas pessoas que desejam perder peso, mas não estão obtendo resultados satisfatórios, podem se beneficiar incluindo a dieta da tapioca.
Ela é muito eficaz na perda de peso, inclusive de gordura localizada, pois não contém glúten, que é uma substância que prejudica a digestão e acumula gordura.
Reduzindo o consumo de glúten trocando o pão pela tapioca, até mesmo o integral, é possível perder peso mais rápido, melhorar o funcionamento do intestino e ainda acelerar o metabolismo.
A tapioca é uma ótima opção de prato para ser consumido no dia a dia, já que é muito saudável e ao mesmo tempo nutritiva.
Para ajudar no processo de emagrecimento, a tapioca dever ser feita com recheios e acompanhamentos de baixa calorias para ajudar na perda de peso.
No café da manhã, por exemplo, ela pode ser consumida com um ovo mexido ou algum alimento mais doce, porém sem açúcar.
Por possuir poucas calorias, a tapioca também pode ser consumida sem culpa no jantar.
Nesse caso, ela deve ser preparada em formato de panqueca ou pizza.
Para fazer esse prato delicioso, basta substituir a massa tradicional pela farinha de tapioca e rechear com molho e algum acompanhamento saudável, como queijo branco e Manjericão.
Para deixar a tapioca ainda mais nutritiva e saudável, uma ótima dica é adicionar Sementes de Chia na receita.
Por que a Tapioca Emagrece?
Um disco de tapioca preparado com 4 colheres (sopa) da fécula de mandioca tem apenas 65 calorias, metade das de um pãozinho.
Esse alimento também é livre de glúten, proteína do trigo que deixa o organismo inflamado e propenso a acumular gordurinhas.
A tapioca é uma fonte de carboidrato, assim como o pão e outras massas, mas não leva gordura em seu preparo, apenas fécula de mandioca e água
Como o alimento não tem fibras, o ideal é misturar Linhaça, Chia ou Aveia à goma de mandioca antes de levá-la à frigideira. Isso segura a fome por mais tempo e faz o intestino funcionar bem.
O ideal é consumir uma tapioca por dia. Junto com um cardápio saudável e atividades físicas, ela pode ajudar a emagrecer até 2 kg em 3 dias.
Como Preparar Tapioca
Se você vai fazer tapioca pela primeira vez, o mais indicado é que procure em supermercados e mercearias a goma de mandioca (ou tapioca) já hidratada.
Ela é ideal para quem ainda não conhece o ponto da liga e não sabe manusear a goma.
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de farinha de tapioca;
- 1 colher de sopa de Chia, Linhaça, Aveia, farinha de banana verde ou outro alimento funcional;
Modo de Preparo:
- Pegue uma panela antiaderente no fogo e deixe esquentar um pouco;
- Misture a farinha com a fonte de alimento de fibra e espalhe por toda a panela;
- Pegue um disco de 10-12 cm de diâmetro e cozinhe por 1-2 minutos;
- Adicione o recheio de sua escolha e feche a tapioca, dobrando o meio de massa como um pastel;
- Deixe o fogo por 1-2 minutos e sirva imediatamente.
Opção de Cardápio Para a Dieta da Tapioca
Café da manhã:
- 1 tapioca com 1 colher de sopa de Linhaça + recheio 2 colheres de sopa de frango desfiado com ½ Tomate picado com Orégano + 1 xícara de Chá Verde;
Lanche da Manhã:
- 1 xícara de Melão picado.
Almoço:
- 1 tapioca com 1 colher de sopa de Aveia (optar por outra fonte de fibra se for intolerante ao glúten) + recheio com 2 colheres de atum em água, 1 colher de sopa de cream cheese leve, cebolinha e Pimenta do Reino a gosto + 1 pires salada Rúcula.
Lanche da Tarde:
- 1 xícara de Iogurte.
Jantar:
- Salada com 2 colheres de sopa de Cenoura ralada, 2 colheres de sopa de Milho e folhas de Alface 3 + ½ xícara de mussarela em cubos;
Benefícios da Dieta da Tapioca
Substitui o Pão:
Por ser rica em carboidrato, pode substitui pães e torradas, por exemplo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O ideal é substitui os pães consumido de uma a duas porções de tapioca compostas por até duas colheres de sopa por dia, tornado-se uma dieta indispensável.
Não Contém Glúten:
Portadores de doença celíaca ou quem evita a proteína presente no trigo, centelho, Aveia, cevada e para ajudar na dieta podem comemorar!
A farinha ou goma de tapioca é produzida a partir da mandioca, por isso, está liberada.
É Versátil:
Isso por que pode ser servida com recheios doces ou salgados e é indicada para café da manhã ou lanche da tarde. Quando combinada a alimentos funcionais, garantem bons nutrientes ao corpo.
A farinha de tapioca, além de preparar o tradicional prato, também serve de ingrediente para cuscuz, bolos e pudins.
Alimento Energético:
É uma ótima fonte de carboidrato e possui alto índice glicêmico, o que significa que é facilmente absorvida pelo corpo”.
Consumido no pré-treino, garantem energia para as atividades físicas; já no pós-treino, atua como fonte de recuperação rápida e sem falar que você estará em uma dieta Para Perder 2 kg em 1 Semana.
Prática no Preparo: Basta peneirar uma porção de goma de tapioca já hidratada e aquecer a massa numa frigideira sem óleo. Acrescente o recheio e em questão de minutos está prontinha para o consumo!
100% Nacional:
A tapioca tem origem indígena e é bastante consumida nas regiões Norte e Nordeste, não sendo, portanto, uma novidade”.
Antigamente era preparada sob a forma de bijus nas aldeias devido à falta da farinha de trigo.
Regula a Acidez:
Por ser um alimentos neutro, ajuda Perder 2 kg em 1 Semana e o pH (potencial de hidrogênio) do corpo e é utilizado em dietas alcalinas no tratamento da acidez do intestino e melhorando sua flora.
É Nutritiva:
Não possui gorduras, mas é forte de sais minerais, ferro e cálcio, além de ter vitaminas do complexo B e vitaminas K.
Não Incha:
Seu consumo reduz a sensação de estufamento causada por alimentos como pães e outros à base de farinha de trigo, por exemplo.
Tapioca é Melhor que Pão?
Os dois alimentos possuem quase a mesma quantidade de calorias, sendo assim, por que seria melhor comer tapioca do que pão?
Assim como o pão branco, a tapioca é um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, que aumenta o açúcar no sangue, o que esta relacionado ao acúmulo de gordura corporal.
Igualmente como ele, ela não contém gorduras ou sódio, exceto as versões industrializadas.
A grande diferença está na ausência de glúten, o que a torna uma boa opção para pessoas com doenças celíacas ou com intolerância à substância.
Qual é a Melhor Hora Para Comer Tapioca?
Ainda que seja um alimento saudável e fonte de nutrientes importantes, é preciso ter atenção quanto à quantidade e frequência de consumo, já que a tapioca é um carboidrato refinado:
A tapioca é uma opção rápida, porém não deve ser consumida várias vezes ao longo do dia, porque o ideal é que se tenha uma dieta variada com consumo de outros alimentos fontes de nutrientes, como as frutas, verduras, legumes, cereais.
A hora mais indicada para o consumo vai depender da rotina da pessoa, porém comumente é consumida no café da manhã, lanche da tarde, pré-treino e pós-treino.
Receitas Para Dieta da Tapioca
1# – Crepioca Tradicional de Queijo:
Ingredientes:
- 1 Ovo ;
- 2 colheres de sopa de goma de tapioca;
- 1 colher de sopa rasa de requeijão light;
- 1 fatia de queijo picado ou 2 colheres de queijo ralado;
- Sal e Orégano a gosto.
Modo de Preparo:
- Em um recipiente fundo, bater bem o Ovo com o garfo.
- Adicionar a goma e o requeijão, e misturar novamente.
- Adicionar o queijo e os temperos e misturar tudo.
- Levar para assar dos dois lados em frigideira untada com um pouco de manteiga ou azeite.
2# – Omelete de Tapioca:
Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) de goma de tapioca
- Além disso, 1 Ovo inteiro
- 1 fio de azeite
- Além disso, sal a gosto
- Orégano a gosto
Modo de Preparo:
- Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes.
- Aqueça uma frigideira, de preferência antiaderente, adicione o azeite e despeje a massa.
- Além disso, doure dos dois lados e recheie a gosto.
3# – Cuscuz de Tapioca:
Ingredientes:
- 500 g de tapioca;
- 1 litro e 300 ml de água ou leite;
- Além disso, 2 xícaras de açúcar;
- 1 Coco médio ralado;
- Além disso, 1 lata de leite condensado.
Modo de Preparo:
- Coloque a tapioca junto com o açúcar em uma travessa
- Ferva a água ou o leite e despeje por cima dessa mistura
- Além disso, quando começar a formar uma pasta, coloque metade do coco ralado
- Tampe e abafe embrulhando em uma pano de prato ou toalha de cozinha
- Além disso, quando esfriar, espalhe o restante do coco ralado por cima e sirva com leite condensado
Informações Adicionais:
Eu dou preferência por utilizar água pois o cuscuz fica mais macio. Você pode ralar o coco na mão ou utilizar um processador que rale bem fininho.
Dieta da Tapioca é Boa Para quem Malha?
Os benefícios da dieta da tapioca para emagrecer e quem malha são inúmeros.
Primeiro, a tapioca light tem baixo índice glicêmico.
Isso significa que ao consumi-la, atletas, fisiculturistas e pessoas que têm treinos pesados terão o benefício de consumir um alimento que faz com que a glicose seja liberada aos poucos pelo organismo.
O resultado é que terão maior energia durante o treino.
Outros benefícios da tapioca é que ela tem proteínas que ajudam na construção e na recuperação muscular, além de vitaminas e sais minerais que garantirão todos os nutrientes essenciais para dar maior energia no pré e pós-treinos.
Além desses benefícios da tapioca, há ainda um outro fator importante.
Ela não tem adição de açúcares e gorduras, já que é preparada somente com a mistura da fécula com a água, gerando um alimento completamente saudável.