A dieta da zona é uma dieta da moda que enfatiza o baixo consumo de carboidratos.
Foi criado por Barry Sears, um bioquímico, no entanto, esta dieta é um método que tem o propósito de controlar processos inflamatórios e gerar respostas hormonais dentro de uma zona de equilíbrio.
Através deste equilíbrio é possível otimizar o desempenho do organismo, facilitando a queima de gordura, aumentando a performance física e mental, e prevenindo doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
O que é dieta zona?
A zona é o estado fisiológico em que os hormônios são equilibrados para proporcionar uma resposta inflamatória saudável. O excesso de inflamação celular é a causa subjacente do ganho de peso, doenças crônicas e diminuição do desempenho físico, mental e emocional.
Como funciona a dieta da zona?
A dieta recomenda dividir nossas refeições em cinco por dia. Três das quais são refeições e duas são lanches. Cada refeição deve, idealmente, incluir cerca de 40% de carboidratos, 30% de gordura e 30% de proteína.
Ao preparar o jantar, divida seu prato em 3 seções. Coloque uma comida rica em proteínas com pouca gordura em uma parte, não mais do que o tamanho da palma da mão. Preencha as outras duas partes com alimentos ricos em carboidratos, como vegetais e grãos integrais.
- Insulina: A insulina é o hormônio de armazenamento. O controle da insulina em nosso corpo é necessária, pois o seu excesso pode nos engordar e acelerar a inflamação.
- Glucagon: Glucagon é um hormônio de mobilização que envia sinais para o nosso corpo liberar regularmente os carboidratos armazenados. Isso proporciona níveis estabilizados de açúcar no sangue.
- Eicosanoides: Esses hormônios controlam a inflamação silenciosa. Eles são os principais hormônios que orquestram uma série de outros hormônios no corpo.
Benefícios da dieta da zona para saúde:
Os principais benefícios da dieta da zona incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- De acordo com os relatórios de pesquisa, a dieta da zona é moderadamente eficaz para perda de peso.
- A evidência sobre os efeitos desta dieta sobre a saúde do coração é escassa, mas acredita-se que ela pode reduzir os níveis de colesterol. O consumo de proteína magra e gorduras saudáveis como recomendado pela dieta, evitam a absorção de lipoproteínas de baixa densidade no sangue. Também incentiva a produção de colesterol bom no sangue.
- A dieta da zona atinge a obesidade, uma das principais causas de diabetes. Um controle de peso saudável mantém a diabetes tipo 2 afastada. Esta dieta também enfatiza o consumo do alimento certo e desencoraja o consumo de alimentos errados.
Fontes alimentares para a dieta da zona:
As Principais fontes alimentares para a dieta da zona incluem:
- Proteína: Cada lanche e refeição devem ter alguma proteína incluída. Cada dose de proteína deve ser de cerca de 113 gramas para homens e 85 gramas para mulheres. Consuma uma mistura de proteínas de baixo teor de gordura, como peixe, peru, frango e nozes sem pele.
- Carboidratos: A porção de carboidratos da refeição ou lanche deve ser cerca de duas vezes mais do que a porção de proteína. Você pode encontrar carboidratos amigáveis em vegetais, feijões, grãos integrais e frutas.
- Gordura: A refeição ou lanche deve incluir algumas gorduras boas, como a gordura encontrada em Abacates, nozes e azeite. Somente uma pequena quantidade de gordura é permitida nesta dieta.
Contraindicações da dieta da zona:
A dieta da zona é muito complicada e demorada para segui-la adequadamente. Além disso, você precisará investir em um conjunto de balanças e colheres de medição. Você transformará a hora das refeições em tarefas domésticas.
A dieta recomenda a eliminação de alimentos nutritivos como cereais integrais e queijos. Esses alimentos são embalados com fibra, vitaminas e outros nutrientes essenciais.