Dieta de 700 calorias funciona mesmo? A perda de peso é um dos grandes desafios desse século. Alem disso, o sobrepeso já é considerado uma epidemia global e existe uma dificuldade, principalmente nos grandes centros urbanos, de levar uma vida saudável e entrar dentro do peso ideal para a sua altura. Mas com algumas dicas simples é possível ter uma melhora substancial na qualidade de vida e ficar mais próximo daquele corpo que você sempre sonhou. Quem deseja dar adeus aos quilos em excesso pode decidir adotar como estratégia um programa alimentar baseado na redução calórica, como é o caso da dieta de 700 calorias por dia.
Entretanto, antes de apresentarmos as nossas sugestões de refeições, é nossa obrigação alertar a respeito dos riscos à saúde que a dieta de 700 calorias por dia pode trazer.
Como se não bastasse, muitos chamam atenção para o fato de que não é provável que uma pessoa permaneça por muito tempo numa dieta com poucas calorias e, ao retornar para os seus hábitos alimentares, certamente recuperará o peso perdido.
Vale lembrar que fazer uma dieta de baixa calorias sem supervisão também pode provocar problemas como anemia, imunidade baixa, infertilidade e dificuldade de concentração.
Com tudo isso, também podemos concluir que uma dieta tão pobre em calorias e arriscada como essa não é apropriada para mulheres que estejam grávidas ou amamentando, adolescentes, idosos, crianças e pessoas que tenham algum tipo de doença ou condição específica de saúde.
Ainda assim, é verdade que dietas de baixo consumo calórico podem ser recomendadas por médicos durante certo período para pessoas que sofrem com obesidade e apresentam um Índice de Massa Corporal (IMC) mais alto do que 30.
Antes de iniciar a dieta em si deverá buscar alguma atividade física (preferencialmente com exercícios aeróbicos), desta forma além de já começar a queimar calorias também estará ajudando seu corpo a acelerar o metabolismo.
Também já poderá fazer uma dieta detox de poucos dias (uns 3 dias), isto ajudará a desintoxicar seu organismo e acelerar o metabolismo, desta forma certamente terá melhores resultados com sua dieta.
Termogênicos!
Termogênicos são suplementos alimentares (existem alimentos também) que aceleram seu metabolismo fazendo com que queime mais calorias durante o dia a dia e nas atividades físicas.
Outra característica dos termogênicos é que ajudam o corpo a mobilizar gordura localizada como fonte de energia (assim fazendo com que “queime” gordura para gerar energia).
Ao estar praticando atividades físicas, tomando termogênicos e com seu organismo livre de toxinas já estará emagrecendo, mesmo sem fazer a dieta de 700 calorias.
Cardápio para a dieta de 700 calorias por dia:
Antes de conhecermos as sugestões de refeições para o programa alimentar, lembramos aqui que essas opções servem somente para que você visualize como um cardápio para esse tipo de dieta pode funcionar.
Tenha em mente que a composição dos cardápios podem (e devem!) ser modificadas de acordo com a necessidade e os objetivos de cada pessoa e que antes de adotar um modelo de cardápio, você deve necessariamente consultar e ser autorizado pelo seu médico e nutricionista. Tenha sempre cuidado, pois com a saúde não se brinca.
Segunda Feira:
Café da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de leite desnatado batido com 1 fatia de mamão e 1 colher (sopa) de aveia.
Lanche da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de suco de polpa de limão com adoçante.
Almoço:
- 1 prato (sopa) de creme batido de ½ chuchu, ½ cenoura, ½ batata e 1 pedaço de carne vermelha (magra), 1 torta mouse de chocolate light.
Lanche da Tarde:
- 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi com morango.
Jantar:
- 1 prato (sopa) de creme de ervilha e 1 pudim de baunilha diet.
Ceia:
- 1 xícara de chá e 2 bolachas salgadas.
Terça-Feira:
Café da Manhã:
- 1 xícara de café com leite (desnatado), 2 bolachas água e sal, 1 fatia de queijo branco e 1 fatia de mamão.
Lanche da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de laranjada.
Almoço:
- 1 preto (sobremesa) de salada de rúcula, 2 almôndegas de frango, 2 colheres (sopa) de cenoura sauté e 1 pedaço de torta de mamão.
Lanche da Tarde:
- 1 copo (200 ml) de suco de abacaxi.
Jantar:
- 1 posta de linguado com molho de camarão, 2 colheres (sopa) de seleta de legumes e 1 taça de mouse de coco.
Ceia:
- 1 xícara de chá e 2 bolachas salgadas.
Quarta Feira:
Café da Manhã:
- 1 colher (sopa) de cappuccino diluído em água, 1 fatia de pão integral, 1 colher (sopa) de patê de ricota e 3 ameixas secas.
Lanche da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de suco de polpa de caju com adoçante.
Almoço:
- Salada de folhas à vontade, 1 fatia de lagarto ao molho madeira, 2 colheres (sopa)de arroz ½ maçã em calda.
Lanche da Tarde:
- 1 Fatia de Melancia.
Jantar:
- 1 prato (sobremesa) de salada de agrião e pepino, 1 filé de frango grelhado, 3 colheres (sopa) de arroz e 1 taça de gelatina light;
Ceia:
- 1 xícara de chá e 2 bolachas salgadas;
Quinta Feira:
Café da Manhã:
- 1 xícara de chá de café com leite desnatado, 1 pão sírio (pequeno), 1 colher (sobremesa) de patê de presunto light e 5 morangos;
Lanche da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de suco de polpa de uva com adoçante;
Almoço:
- Salada de folhas à vontade, 1 pedaço pequeno de lasanha light com brócolis e 1 pedaço (pequeno) de torta de pera diet;
Lanche da Tarde:
- 1 maçã;
Jantar:
- 1 prato (sobremesa) de salada de espinafre, 1 filé de salmão ao molho de queijo e 1 banana picada e cozida com pudim de baunilha diet;
Ceia:
- 1 xícara de chá e 2 bolachas salgadas;
Sexta-feira:
Café da Manhã:
- 1 xícara (chá) de leite (desnatado) com chocolate light, 1 fatia de pão integral, 1 colher (sopa) de requeijão light e 1 fatia de manga;
Lanche da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de suco de polpa de pêssego com adoçante;
Almoço:
- Salada verde à vontade, 1 concha média de iscas de carne, 2 colheres (sopa) de abobrinha gratinada e 1 pedaço pequeno de torta de limão diet;
Lanche da Tarde:
- 1 fatia de Melão;
Jantar:
- 1 prato (sobremesa) de salada de couve-flor, 1 filé de frango com creme de milho e ½ banana com canela;
Ceia:
- 1 xícara de chá e 2 bolachas salgadas;
Sábado:
Café da Manhã:
- 1 xícara de café com leite (desnatado), 2 torradas, 1 colher (sopa) de geleia de morango diet e ½ mamão papaia;
Lanche da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de suco de polpa de limão com adoçante;
Almoço:
- 1 prato (sobremesa) de salada de quiabo, 1 concha de moqueca de peixe, 2 colheres (sopa)de arroz à grega e 1/3 de pera em calda.
Lanche da Tarde:
- 1 kiwi
Jantar:
- salada de folhas (à vontade), 1 pedaço de pizza (light) com 2 fatias de peito de peru e 2 fatias de queijo branco, 1 taça de gelatina light.
Ceia:
- 1 xícara de chá e 2 bolachas salgadas.
Domingo:
Café da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de suco de laranja, 1 pãozinho de leite, 1 colher (sopa) de requeijão light e 3 ameixas.
Lanche da Manhã:
- 1 copo (200 ml) de suco de polpa de maracujá com adoçante.
Almoço:
- 1 concha média de estrogonofe de carne, 2 colheres (sopa) de arroz branco, 3 colheres (sopa) de salada russa com repolho, abacaxi e uva-passa, 1 pedaço pequeno de torta de uva diet.
Lanche da tarde:
- 1 pera
Jantar:
- salada de alface e tomate à vontade, 1 hambúrguer de frango, 1 pão sírio pequeno e 1 taça de creme de baunilha diet.
Ceia:
- 1 xícara de chá e 3 bolachas de leite.
Veja com Atenção: As quantidades de calorias dos alimentos podem variar de acordo com a marca e o local onde os produtos forem adquiridos. É importante certificar-se ainda de tomar bastante água ao longo do dia.