Esta dieta do açaí é muito bom para tratar várias doenças também.
Basta dar um volta por grande parte das cidades brasileiras que se encontra locais que comercializam o açaí.
Trata-se de um alimento rico em antioxidantes e que é fonte de gorduras boas, proteínas, fibras, potássio, fósforo, cálcio, ferro, vitamina B1 e vitamina C.
A Dieta do Açaí está se tornando moda no exterior.
Apesar da fruta ser conhecida por seus benefícios, como o combate aos radicais livres e suas propriedades energéticas, quem adotar a dieta precisa tomar cuidado: a fruta é extremamente calórica.
Bom senso na hora do consumo é necessário, ou então a dieta vai ter o efeito contrário do desejado.
Origem e consumo do açaí
Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, é consumida gelada com farinha, seja de mandioca ou tapioca.
Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.
Até o começo dos anos 1980, esse alimento circulava mesmo era na região norte do país, fazendo grande diferença na alimentação e na cultura do povo local.
Entre os anos 1980 e 1990 passou a ser introduzido de maneira geral no mercado nacional. E, no últimos tempos vem ganhado espaço e sendo cultivado em diversos outros estados do país.
De qualquer maneira, o açaí ajuda a manter a boa saúde e a longevidade.
Sendo excelente para quem tem o dia agitado, pratica exercícios físicos e gosta de se alimentar bem, fugindo do colesterol ruim e outros malefícios que uma alimentação desregrara e industrializada pode trazer.
Aqui vamos conhecer as propriedades desta dieta do açaí e os benefícios do seu consumo.
Benefícios
1. Contem efeitos antioxidantes:
A dieta do açaí contém antioxidantes , substâncias que combatem moléculas prejudiciais, conhecidas como radicais livres. Muitos radicais livres podem causar danos aos tecidos humanos e levar a uma ampla variedade de distúrbios médicos, incluindo doenças cardíacas.
2. Propriedades anti-inflamatórias:
Outra vantagem da dieta do açaí é o seu efeito anti-inflamatório. Como o nome sugere, os anti-inflamatórios combatem a inflamação, que tem sido associada a vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e derrames.
3. Ajuda na saúde da pele:
Os antioxidantes não são ótimos apenas para o interior do corpo, mas também possui um efeito dramático sobre a sua aparência. O consumo da dieta do açaí ou a aplicação tópica pode melhorar a saúde da pele, reparar as células danificadas e reverter os sinais de envelhecimento. Consumir essas frutas deliciosas e saudáveis pode auxiliar na remoção das rugas, pés de galinha, pele seca e outros defeitos.
4. Auxilia na saúde dos olhos:
Os antioxidantes encontrados na dieta do açaí também são ótimos para a saúde dos olhos. Eles podem preservar a visão, especialmente durante o envelhecimento. O açaí também podem proteger contra a formação de cataratas e degeneração macular geral.
5. Reduz os níveis de insulina:
Um estudo respeitável descobriu que o Açaí resulta em um nível mais baixo de insulina e níveis de glicose, bem como uma redução no colesterol.
6. Aumenta o desejo sexual:
a dieta do açaí aumenta significativamente o desejo sexual. Uma vez que a falta de fluxo sanguíneo é uma das principais causas de disfunção sexual, o Açaí é normalmente usado como um remédio alternativo para ajudar pacientes com essas condições.
7. Elimina a acne:
A dieta do açaí tem propriedades que combate a acne. O suco de Açaí também ajuda a reduzir espinhas e outros problemas de pele.
Valor nutricional
A dieta do açaí é carregada com valores nutricionais. Eles estão repletos de minerais, vitaminas e compostos antioxidantes naturais, incluindo o seguinte. Antioxidantes como polifenóis, ácido elágico, antocianinas e vitaminas A e C. Fibras dietéticas. Ácido aminoácido essencial.
Gorduras saudáveis, como ômega 3, ômega 9 e ômega 6, bem como gorduras mono-insaturadas e outros ácidos graxos, como ácido oleico, ácido linoleico e ácido palmítico.
Minerais eletrolíticos como potássio, magnésio, manganês e fósforo. Outros minerais, incluindo cálcio, ferro, zinco e cobre.
Benefícios para os atletas
Para começar, a dieta do açaí é uma excelente fonte de energia por conta da sua já conhecida quantidade de carboidratos.
É ideal para quem pretende aumentar a massa muscular e também repôr, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.
Por conta disso, podemos dizer que a fruta é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros tantos que não são verdadeiramente energéticos e sim meros estimulantes, dando falsa impressão de energia e, quando o efeito acaba, o corpo desanima sem conseguir estabelecer uma recuperação eficaz de toda energia perdida.
Ainda por cima, a dieta do açaí possui uma quantidade de cálcio elevada que, juntamente com a vitamina E, complexo B, magnésio, potássio e ferro, ajuda o atleta a manter a saúde do corpo e da mente, além de evitar diversas doenças. Isso tudo sem contar, claro, o seu benefício ao sistema circulatório, conforme vimos no tópico anterior.
A dieta do açaí como boa fonte dos mais variados nutrientes, minerais e fibras, o açaí está entre os melhores alimentos para serem ingeridos no pré-treino para dar energia ou no pós-treino para recuperar o corpo.
Funciona mesmo?
Muitos pessoas dizem que a dieta do açaí é muito calórico.
O açaí não é uma das mais magras existentes, mas, pode ajudar no emagrecimento . Isto ocorre por seu incrível poder antioxidante e anti-inflamatório, que ajuda a perder gordura.
Quando há uma inflamação no organismo, a fruta produz substâncias que estimulam a proliferação das células de gordura, e isto pode ocorrer para quem consomem muito açúcar, conservante, bebidas alcoólicas em excesso ou sofre de estresse constantemente.
Ao evitar a inflamação, a gordura não se prolifera. Nem todas às vezes, uma dieta do açai é baseada na soma de calorias.
É possível seguir a dieta do açaí de pouca caloria. O que ocorre neste caso é que por um período, o indivíduo emagrece reduzindo calorias, porém o processo inflamatório vai fazer aumentar a gordura posteriormente.
Como consumir de maneira saudável
Como falamos no início, existem combinações deliciosas que podem ser feitas com açaí sem envolver alimentos calóricos como chocolates, leite condensado, creme de leite ou leite em pó.
As frutas são ótimos parceiros desta dieta do açaí. É possível combiná-las in natura junto com a polpa, e quem vai ditar os limites das combinações é a sua criatividade! Para quem prefere tomar um shake, é possível bater a polpa com frutas ou sucos para criar cremes incríveis.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Se você gosta do seu Açaí mais doce, mas prefere fugir do excesso de açúcar do xarope de guaraná ou do leite condensado, aposte em produtos naturais como o melado e o mel.
Ambos os alimentos são ricos em energia e são alternativas bem mais saudáveis para adoçar qualquer mistura.
Esses são alguns dos benefícios desta dieta do açaí e formas de combiná-lo para os momentos em que bate aquela fome!
Tem contra indicações?
Alguns fatores de risco metabólicos, como colesterol alto e glicose no sangue elevados, aumenta o risco de diabetes tipo 2, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral, por isso muita cautela nesta dieta do açaí, para não exagerar no excesso.
Uma pesquisa publicada em 2011 avaliou os efeitos do açaí sobre fatores de risco metabólicos em adultos com sobrepeso.
Os integrantes da pesquisa tinham um índice de massa corporal, ou IMC, na faixa de sobrepeso, entre 25 e 30 kg , e consumiu 100 gramas de polpa de açaí duas vezes por dia durante um mês.
No final do estudo, os participantes tinham níveis reduzidos de glicose e de insulina em jejum.
Os pesquisadores também observada melhoria dos níveis de colesterol, incluindo o colesterol total e inferior a lipoproteína de baixa densidade, ou colesterol LDL, assim como uma melhor proporção de “bom” lipoproteína de alta densidade, ou colesterol HDL. Consumir esta dieta do açaí pode ajudar a melhorar os fatores de risco metabólicos se você está acima do peso, mas esta pesquisa é preliminar.
Cardápio de 1 semana
Café da manhã:
- 01 copo de vitamina de açaí e 2 torradas integrais.
Lanche da manhã:
- 1 Maçã.
Almoço:
- 01 prato de sobremesa de salada de almeirão, palmito e ervilhas, 02 pedaços de carne cozida, 02 col sopa de arroz integral, 01 col sopa de lentilha.
Café da manhã:
Opção 1:
- 01 taça de salada de frutas com açaí;
Opção 2:
- 01 unid. de iogurte de açaí .
Jantar:
Opção 1:
- 01 prato de sobremesa de salada de laranja, manga, uvas passas e açaí ,01 filé de frango grelhado, 02 col sopa de arroz integral, 01 col sopa de feijão;
Opção 2:
- 01 posta de peixe assada, 02 col sopa de abóbora madura, 01 prato de sobremesa de salada verde;
Opção 3:
- 01 prato de sopa de legumes com peito de frango.
Ceia:
Opção 1:
- 01 taça de mousse de açaí ;
Opção 2:
- 01 picolé de Açaí;
Opção 3:
- 01 xícara de chá de açaí ;
Opção 4:
- 01 copo de smoothie de Açaí.
Receitas com açaí para adicionar na sua dieta do açaí
Adorado pelos praticantes de atividade física, o açaí é rico em antocianinas, gorduras saudáveis, vitamina E, vitamina B1, B2, fibras, potássio e ferro, que mantém a saúde cardiovascular e celular em dia, além de fornecer benefícios estéticos como a redução da celulite e melhorar a saúde da pele.
Busque por uma versão congelada no mercado que não venha com xaropes adicionados e prepare uma vitamina de açaí que pode te ajudar a emagrecer.
Confira as receitas com açaí nesta dieta do Açaí para lhe ajudar no emagrecimento e bom apetite.
1. Açaí com gengibre:
INGREDIENTES:
- 1 polpa de açaí congelada;
- 1 copo de leite vegetal gelado;
- lascas de gengibre a gosto;
- 1 colher de sopa de linhaça.
MODO DE PREPARO:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma bebida homogênea.
- Sirva em seguida!
2. Açaí com granola:
INGREDIENTES:
- 200 g de polpa de açaí pronta para o consumo;
- 100 ml de xarope de guaraná;
- 100 ml de água;
- 1 banana nanica;
- 1 colher de granola.
MODO DE PREPARO:
- Bater no liquidificador o v, guaraná e a banana até obter uma mistura homogênea.
- Colocar num recipiente e tomar logo a seguir ou manter a mistura pronta guardada no congelador ou freezer para consumir em outra oportunidade.
- Você pode encontrar granola pronta no mercado, mas também pode fazer sua própria mistura em casa com aveia, uva passa, gergelim, nozes e linhaça, por exemplo.
3. Milk shake de açaí:
INGREDIENTES:
- 250 g de polpa de açaí pronta para o consumo;
- 1 copo de leite de vaca ou de amêndoa ou 200 g de iogurte grego.
MODO DE PREPARO:
- Bater tudo no liquidificador e tomar a seguir.
- Essa mistura fica bastante espessa e não fica muito doce e você pode colocar ainda 1 colher de paçoca amassada, por exemplo.
4. Açaí com Iogurte e Granola:
INGREDIENTES:
- 150 g de polpa de açaí pronta para o consumo;
- 45 ml de xarope de guaraná;
- 1 banana;
- 1 colher de mel;
- 1 colher de iogurte natural.
MODO DE PREPARO:
- Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
5. Açaí com Aveia:
INGREDIENTES:
- 1 polpa congelada de açaí ;
- 1/2 xícara de chá de água gelada;
- 1 banana nanica picada;
- 4 colheres de sopa de aveia fina.
MODO DE PREPARO:
- Bata tudo no liquidificador até que todos os ingredientes estejam incorporados e a bebida bem cremosa.
- Sirva em seguida com cubos de gelo para total benefício.
6. Açaí com abacaxi:
INGREDIENTES:
- 2 colheres de sopa de polpa de açaí ;
- 1 fatia de abacaxi;
- folhas de hortelã a gosto;
- suco de 1 limão;
- 1 colher de sopa de chia;
- 250 ml de leite de coco gelado.
MODO DE PREPARO:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador depois de higienizar corretamente e descartar a casca do abacaxi.
- Bata até ficar homogêneo e sirva a vitamina. Se precisar adoce com adoçante.
Cuidados com o consumo em excesso da dieta do açaí
Até agora nós vimos muitas coisas boas sobre a dieta do açaí, e realmente se trata de uma fruta capaz de nos conceder do bom e do melhor na matéria saúde.
No entanto, é necessário frisar que devemos ter uma certa atenção quanto ao seu consumo excessivo, que poderá causar até mesmo danos à saúde.
Acontece que o próprio açaí já é saboroso, então muita gente, ao ficar sabendo dos seus benefícios, começa a consumir em excesso.
Enquanto o esquema aqui é ingerir com moderação mesmo.