A dieta do metabolismo atua acelerando o metabolismo e aumentando o gasto de calorias no corpo, o que ajuda na perda de peso. Essa dieta promete eliminar até 10 kg em 1 mês, e é composta por um plano alimentar que deve ser seguido por 4 semanas.
O metabolismo lento é a principal causa da falha de dietas de emagrecimento, mesmo quando se tem uma alimentação correta aliada à prática de exercícios físicos. Assim, é necessário aumentar o metabolismo para que a perda de peso continue.
O que é a dieta do metabolismo?
Elaborada pela nutricionista americana Haylie Pomroy, a dieta do metabolismo parte da ideia de que a melhor solução para manter o metabolismo acelerado – quando o metabolismo encontra-se assim, é sinal de que o processo de queima de gorduras e calorias por parte do corpo é mais eficiente – consiste em controlar a alimentação.
Para a nutricionista, o metabolismo precisa estar equilibrado pois afeta não somente o peso, mas diversos outros aspectos da vida como a libido e a aparência das unhas e dos cabelos, por exemplo.
Celebridades internacionais como Jennifer Lopez e Reese Whiterspoon, aderiram ao método. Ele está detalhado no livro da nutricionista, intitulado dieta do metabolismo, que esteve por 21 semanas seguidas na lista das obras mais vendidas do jornal The New York Times.
Dieta do metabolismo ajuda a emagrecer?
Antes de entrar em uma dieta, é sempre bom saber se o plano alimentar funciona ou não. Pois bem, o site sheknows.com solicitou a opinião de especialistas sobre o método.
Para a nutricionista Sarah Waybright, ele é bom porque elimina opções não saudáveis do cardápio como produtos laticínios, açúcar refinado, álcool e cafeína, ao mesmo tempo em que estimula o consumo de itens saudáveis como frutas, vegetais, Proteínas magras e grãos ricos em fibras. Segundo ela, o resultado disso é uma dieta rica em micronutrientes e que promove o consumo de menos calorias.
A regra de consumir bastante água trazida pela dieta do metabolismo também pode ser benéfica para a perda de peso. Estamos dizendo isso baseados em uma pesquisa de 2010, publicada no jornal Obesity (Obesidade). O experimento analisou dois grupos de pessoas com excesso de peso que se submeteram a uma dieta de baixas calorias. Os membros de um dos grupos ingeriam 500 ml de água antes de suas refeições.
Em um período de 12 semanas, as pessoas que beberam o meio litro de água antes de se alimentar perderem 44% mais peso que os outros. Entretanto, isso não significa que a dieta do metabolismo não apresente alguns problemas. Por exemplo, ela exige muitas idas ao supermercado e bastante tempo passado na cozinha para preparar as refeições, o que pode ser um empecilho para quem vive na correria.
Quem não é adepto aos exercícios físicos também pode encontrar dificuldades, já que eles fazem parte do programa. Veganos e vegetarianos podem não conseguir seguir a dieta do metabolismo, já que o consumo de carne é enfatizado nas três fases do plano.
Outro empecilho refere-se às pessoas que amam festas e têm o hábito de beber com os amigos nos finais de semana. Como já vimos acima, a dieta do metabolismo também proíbe a ingestão de bebidas alcoólicas.
Como a dieta do metabolismo funciona?
1ª Fase Relaxar as Glândulas Suprarrenais
O objetivo é reduzir a secreção do hormônio cortisol, que, em excesso, aumenta os estoques de gordura. Nessa fase, que dura dois dias, o cardápio tem uma dose maior de carboidrato e, por isso, o índice glicêmico é alto. Para relaxar, o organismo precisa acreditar que não vai ser submetido a mais uma dieta restrita em calorias.
Alimentos permitidos:
- Verduras e legumes (à vontade, exceto batata-doce e cenoura, em porções moderadas). Abóbora, aipo, abobrinha, alcachofra, alface crespa, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, broto de Feijão, cogumelo, couve-flor, inhame, mandioquinha, pepino, rúcula, tomate e vagem.
- Frutas (três ou quatro porções). Abacaxi, amora, mirtilo, goiaba, kiwi, laranja, limão (taiti e siciliano), maçã, mamão, manga, melancia, melão, morango, pera, tangerina.
- Proteína animal (porções controladas, veja o cardápio). Carne vermelha magra (patinho, alcatra, filé-mignon), rosbife e linguiça de frango sem nitrato, frango sem pele, peixe (atum em água, linguado, pescada, sardinha em molho de tomate) e clara de ovo.
- Proteína vegetal (porções controladas). Feijão, grão-de-bico e lentilha.
- Grãos e amidos. Arroz integral, aveia laminada sem glúten, leite de arroz sem açúcar, quinua e tapioca
Alimentos proibidos:
- Gordura. Mesmo as boas.
Exercício:
- Pelo menos um dia, faça uma atividade aeróbica (andar, nadar).
2ª Fase destravar a gordura armazenada:
É a etapa mais restritiva. Não permite frutas, grãos e leguminosas. Mas dura dois dias apenas e as porções de Proteína são generosas. Além disso, você vai adorar o objetivo: livrá-la dos estoques antigos de gordura, aqueles que resistiram a todas as outras dietas. O cardápio tem um índice glicêmico baixo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Alimentos permitidos:
- Verduras e legumes (à vontade). Acelga, agrião, alface roxa, rúcula, alho-poró, endívia, erva-doce, espinafre e pimentão.
- Fruta (à vontade). Só limão (siciliano e taiti).
- Proteína animal (porções controladas). As mesmas opções da fase 1, mais carne de porco light, carne-seca, cordeiro, tilápia, ostra, peru, salmão defumado e sardinha em molho de tomate.
Alimentos proibidos
- Proteína vegetal, amidos, grãos e gordura. Todos os tipos.
Exercício:
- Pelo menos um dia, faça uma atividade com peso.
3ª Fase queimar os estoques de gordura:
Os alimentos fonte de gordura saudável voltam para o cardápio. É o momento em que as gorduras estocadas e mobilizadas na fase anterior serão usadas mais intesamente na forma de energia. Essa etapa dura três dias e tem um índice glicêmico médio.
Alimentos permitidos:
- Verduras e legumes. As mesmas das fases 1 e 2, mas procure variar ao máximo as escolhas.
- Frutas. Ameixa, amora, coco, água-de-coco, limão, mirtilo, morango, pêssego, pitanga.
- Proteína animal. As mesmas das fases 1 e 2, mais atum em azeite, camarão, carne de porco (lombo), cordeiro, lagosta, lula, ostra, salmão, sardinha em azeite e truta.
- Proteína vegetal. Feijão, grão-de-bico, lentilha, leite de amêndoa ou castanha de caju sem açúcar.
- Grãos e amidos. Arroz selvagem, aveia laminada sem glúten, quinua e pão ou torrada sem glúten.
- Gorduras saudáveis. Abacate, azeitona, homus com azeite, pasta de oleaginosas (amêndoa, nozes, pecã), óleo de coco, azeite extravirgem, sementes cruas (abóbora, girassol, linhaça, chia), tahine (pasta de gergelim).
Alimentos proibidos:
- Proteína vegetal, amidos, grãos e gordura. Todos os tipos.
Exercício:
- Pelo menos um dia, faça alongamento, ioga ou outra modalidade que promova o relaxamento, como meditação e massagem.
Regras da dieta do metabolismo:
- Comer somente os alimentos da lista de alimentos para sua fase
- Se exercitar 3 vezes por semana, de acordo com sua fase
- Comer ao acordar (dentro de 30 minutos), todos os dias
- Comer 5 vezes ao dia. 3 refeições e 2 lanches por dia
- Comer orgânicos sempre que possível
- Ficar no plano dos 28 dias completos
- Beber muita água todos os dias
- Manter as fases religiosamente
- Escolher carnes sem nitrato
- Seguir as fases em ordem
- Comer a cada 4 horas
Benefícios da dieta do metabolismo:
Segundo os autores, os benefícios são que cada fase se concentra em diferentes alimentos inteiros e saudáveis. Esse processo irá: Ajuda no emagrecimento; Acalma as glândulas adrenais; Alimenta a tireóide para que ela possa produzir os hormônios T3 e T4, envolvidos no metabolismo rápido; Ajuda a regular o cortisol. Ao manter o metabolismo tentando adivinhar o que será consumido, a pessoa irá fazê-lo funcionar mais rápido.
Este programa apresenta resultados bem-sucedidos por Haylie Pomroy. A nutricionista trabalhou com celebridades, atletas e pessoas com doenças crônicas que precisavam perder peso.
Cardápio completo da dieta do metabolismo:
Esta fase da dieta do metabolismo dura 2 dias e o objetivo é controlar hormônios que controlam o estoque gordura no corpo.
Café da manhã:
Vitamina de aveia e frutas vermelhas ou 1 tapioca com pasta de grão-de-bico. Ingredientes da vitamina: 1/2 xícara de aveia sem glúten, 1/2 xícara de um mix de mirtilo, morango e amora, 1 maçã pequena, 1 cubo de gengibre, hortelã e gelo.
Lanche:
1 fruta: laranja, goiaba, mamão, pera, manga, maçã, tangerina ou 1 fatia de abacaxi ou de melão.
Almoço:
Salada com verduras e legumes à vontade temperada com limão, gengibre e pimenta + 150 g filé de frango refogado com brócolis + 1/2 xícara de quinoa cozida.
Lanche:
1/2 xícara de melancia em cubos + 1 colher de chá de suco de limão siciliano ou 1 fatia de abacaxi.
Jantar:
Salada com folhas e legumes + 100 g filé grelhado + 4 colheres de sopa de arroz integral com abobrinha ralada ou 1 tortilla integral com salada + 1 maçã. Durante essa fase, é proibido o consumo de todo tipo de gordura, mesmo as gorduras boas como o azeite.
Recomendações
A terceira fase da dieta do metabolismo permite todos os grupos alimentares, no entanto, você deve reduzir o consumo de alimentos industrializados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, sal e açúcar em excesso.
É importante também contar com as orientações de uma nutricionista, assim você se previne contra o efeito sanfona, problema muito comum que aflige quem faz dieta atrás de dieta.