Início » Nutrição » Dietas » Dieta do morango de 3 dias: funciona? cardápios? benefícios

Dieta do morango de 3 dias: funciona? cardápios? benefícios

A dieta do morango é uma das maneiras mais rápidas de perder peso. Se você está tentando perder alguns quilos em tão pouco tempo, então este poderia ser o plano de dieta para você.

Ao contrário dos outros planos de dieta à base de frutas, a Dieta do Morango tem uma abordagem mais agressiva para perda de peso rápida.

Vale ressaltar que uma pesquisa que está sendo feita mostra que os componentes nutricionais especiais dos morangos podem estimular seu metabolismo e ajudar a suprimir seu apetite.

Elas também podem controlar o açúcar no sangue e assim ajudar na perda peso.

Pesquisadores da Universidade de Illinois descobriram que os antioxidantes mais abundantes nos morangos são o ácido elágico, bem como os flavonoides, quercetina, antocianina kaempferol e catequina. Eles também apontaram que os extratos de morango mostraram inibir as enzimas COX em experimentos de laboratório.

Isso significaria que os morangos poderiam ter o potencial de ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

O que é dieta do morango?

A dieta do morango é uma das maneiras muito eficaz para emagrecer naturalmente, desintoxicar o corpo, sem passar fome.

Essa dieta é conhecida como uma das dietas mais saudáveis, não só porque traz grandes resultados, mas porque o plano alimentar inclui outros alimentos que fornecem a energia que o organismo necessita no dia a dia, permitindo a perda de peso sem efeitos graves na saúde.

Mas será que a dieta do morango é realmente segura e eficaz? Vamos analisar seus prós e contras:

Pontos positivos da dieta do morango:

  • Baixo teor calórico:
  • Rico em fibras:
  • Alto teor de vitamina C:
  • Fonte de antioxidantes:
  • Benefícios cardiovasculares:
  • Controle da pressão arterial:

Pontos negativos da dieta do morango:

  • Potencial de Reações Alérgicas:
  • Resíduos de Pesticidas:
  • Possível Interferência com Medicamentos:
  • Acidez:
  • Contribuição para Cálculos Renais:
  • Baixo teor de Proteínas:

Valor nutricional do morango

Como se sabe, o morango é pouco calórico, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de fruta.

Ele é rico em vitaminas como, por exemplo, vitamina A, vitamina E, vitamina C, vitamina B6 e vitamina B5.

Os principais minerais presentes na fruta são: potássio, cálcio, selênio, magnésio e ferro.

Eles também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos humanos.

Outra característica nutricional importante da fruta é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de Morango). Agora, confira alguns dos benefícios do morango para saúde:

Dieta-do-morango
Dieta-do-morango

Benefícios da dieta do morango

1. Ajuda controlar a glicemia

Em uma pesquisa foram observados os efeitos do consumo de açúcar de mesa sobre o nível de glicemia, quando ingerido isoladamente (5 e 6 colheres de chá) e acompanhado de morangos frescos (cerca de 150 g).

O consumo do açúcar gerou um pico de glicose, mas, quando ingerido concomitantemente com os morangos, houve uma redução do nível de glicemia.

2. Ajuda a emagrecer

Os morangos também parecem estimular a produção dos hormônios adiponectina e leptina, que participam respetivamente, na queima de gorduras e no controle do apetite.

Um estudo, mostrou que as antocianinas, como as do morango, ajudam a queimar gorduras. portanto com a Dieta do Morango você vai emagrecer de forma rápida e saudável.

3. Bom para o coração

potássio presente no morango é um vasodilatador; ele ajuda a diminuir os efeitos do sódio no nosso organismo. Da mesma forma, o magnésio possui essa ação anti-hipertensiva, por relaxar os músculos dos vasos sanguíneos.

Os benefícios do morango para o coração também decorrem das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, por moderar os efeitos do colesterol LDL nas artérias, o que previne a formação de placas ateroscleróticas.

4. Aumenta a imunidade

Morango é uma excelente fonte de  vitamina C que reforça a imunidade ajudando no processo de cicatrização de feridas, afastando resfriados e absorvendo ferro dos alimentos.

E também a  vitamina C é um dos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer, uma vez que um sistema imunológico saudável é a melhor defesa do corpo.

5. Melhorar a visão

As propriedades antioxidantes dos morango também podem ajudar a prevenir a catarata, que pode levar à cegueira na velhice.

Os olhos precisam de vitamina C para serem protegidos da exposição de raios UV nocivos do sol. A vitamina C  presente do morango também desempenha um papel importante no reforço da córnea e da retina do olho.

6. Preveni as rugas do rosto

O poder de  vitamina C em morangos continua, uma vez que é essencial para a produção de colágeno, o que ajuda a melhorar a elasticidade da pele.

Perdemos colágeno com a idade, por isso, comer alimentos ricos em  vitamina C pode resultar em uma pele mais saudável, com aparência mais jovem.

7. Regular pressão arterial

potássio e magnésio presentes nos morangos são saudáveis ao coração e podem ajudar a regular a pressão arterial e também diminuem os efeitos negativos do sal.

8. Boa fonte de fibras

Morangos é rico em fibras, que são muito importantes para uma digestão saudável. Problemas que podem surgir da falta de fibras incluem constipação e diverticulite, uma inflamação do intestino que afeta cerca de 50% das pessoas com mais de 60 anos.

As fibras também podem ajudar no combate a diabetes tipo 2, atrasando a absorção de açúcares, isto é, glicose no sangue. Como resultado, os adultos com diabetes podem desfrutar morangos com moderação na sua dieta.

9. Ajudar queimar gordura acumulada

A coloração vermelha do morango contém antocianinas, substâncias que estimulam a queima de gordura armazenada. Foi realizado um estudo onde um grupo de animais foi alimentado com uma dieta rica em gorduras, juntamente com antocianinas.

No resultado do estudo, estes animais ganharam menos 24% de peso em comparação com o outro grupo de animais onde apenas seguiram uma dieta rica em gorduras, sem adição de antocianinas. Desta forma consumir morango ajuda a queimar gorduras acumulada.

10. Previne acidente vascular cerebral

Os antioxidantes quercetina, kaempferol e antocianinas presentes no morango mostraram reduzir a formação de coágulos sanguíneos prejudiciais, associados a acidentes vasculares cerebrais.

O consumo elevado de potássio também está associado à redução do risco de acidente vascular cerebral.

Por que você deveria tentar a dieta do morango

como-fazer-a-dieta-do-morango
como-fazer-a-dieta-do-morango

A Dieta do Morango se concentra em comer morangos exclusivamente ou em cada refeição para promover a perda de peso rápida.

A fruta é extremamente baixa em calorias, mas é rica em fibras, manganês e vitamina C (como citados acima).

A versão mais extrema dessa dieta foi seguida por Victoria Beckham, ex-membro do famoso grupo feminino Spice Girls.

A dieta consiste em comer apenas uma refeição de morangos todos os dias.

Mesmo se você comer cinco xícaras de morangos, isso só será equivalente a mais ou menos 300 calorias e menos de seis gramas de proteína.

Beckham às vezes adicionava camarões à sua dieta para acrescentar proteína.

Uma versão mais suave desta dieta envolve a inclusão de morangos em cada refeição, vários dias por semana.

O lanche é sempre um smoothie de morango. Existem planos de dieta de três e quatro dias que atingem 1.200 calorias por dia, e os morangos só são incorporados em todos os lanches e refeições.

Receitas de sucos de morango para emagrecer 

1. Suco de morango com kiwi:

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

Coloque a água de coco, os morangos, o kiwi e as raspas de gengibre no liquidificador;
Bata e sirva-se o mais rápido possível para não perder seus nutrientes.

2. Suco de morango e couve:

INGREDIENTES:

  • 250 g de morango;
  • 3 folhas de couve manteiga;
  • 50 g de nozes;
  • 1 litro de suco de laranja.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador;
  • Na sequência, bata com duas pedras de gelo;
  • Passe o suco para uma jarra e adicione mais algumas pedras de gelo.
  • Finalmente, sirva-se;
  • O suco detox com morango e couve rende cinco porções.
  • Cada uma delas tem por volta de 182 calorias.

O cardápio da Dieta do Morango é fácil de seguir. Você pode ir extremo comendo apenas morangos todos os dias ou incorporar a fruta em cada refeição ou lanche saudável.

Aqui estão alguns exemplos de menus que você pode usar como guia ao criar seu plano de dieta:

Cardápio da dieta do morango:

1 Dia:

  • Café da manhã: 250 gramas de morangos, meia banana e meia maçã. Misture-os e adicione um pouco de mel, bem como 50 gramas de iogurte sem açúcar;
  • Lanche: Misture o leite com baixo teor de gordura e 100 gramas de morangos. Adicione um pouco de mel e 50 ml de água mineral e misture novamente;
  • Almoço: 150 gramas de morangos, 100 gramas de pepino, 1 pedaço de peito de peru, 10 gramas de salsa, 300 gramas de espargos, 20 gramas de nozes picadas, seis colheres de sopa de legumes, uma colher de azeite e uma colher de suco de limão. Misture o pepino picado e morangos e tiras de carne de peru em uma tigela grande. Adicione o suco de limão, azeite e sopa de legumes;
  • Lanche da Tarde: Misture o iogurte desnatado e uma colher de mel com 100 gramas de morangos;
  • Jantar: Misture a batata cozida, aipo cozido pequeno, um alho, iogurte, salsa e 50 gramas de queijo com pouca gordura para fazer uma salada. Adicione sal, pimenta e limão.

2 Dia:

  • Café da manhã: Duas fatias de pão integral e queijo;
  • Lanche: Misture 200 gramas de morangos, uma colher de chá de mel, uma colher de chá de manteiga e outras frutas desejadas;
  • Almoço: Misture 100 gramas de morangos picados, um tomate, metade alface, pimenta, 50 gramas de queijo com baixo teor de gordura, iogurte, sal, suco de limão, torrada integral;
  • Lanche da tarde: suco de morango, iogurte desnatado e suco de abacaxi;
  • Jantar: panquecas com morangos.

3 Dia:

  • Café da manhã: salada de frutas com 250g de morangos, meia maçã e meia banana;
  • Almoço: salada de frutas com 150g de morangos, um pedaço de peito de peru, 100g de pepino, 300g de espargos, 10g de salsa, 20g de nozes, uma colher de sopa de suco de limão, 6 colheres de sopa de legumes (ou água mineral sem refrigerante) e uma colher de chá de azeite;
  • Jantar: misture uma batata cozida grande, uma cebola (picada), um pequeno aipo cozido, 1 litro de iogurte, 50g de queijo sem gordura, folhas de salsa e 3 morangos.

Como é o caso de muitas outras dietas, esta não terá resultados mágicos se você não for fisicamente ativo e se não adotar alguns hábitos bons e saudáveis.

Então, antes de decidir começar qualquer dieta e consultar seu médico ou nutricionista, tente adotar um estilo de vida saudável, porque é a coisa básica de tudo, incluindo uma perda de peso saudável.

Bibliografia

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27172913/

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.