A dieta do hipotireoidismo é ideal para quem tem problemas na tireoide e precisa regular os hormônios.
Nossa tireoide desempenha um papel enorme no metabolismo.
Juntamente com a insulina e o cortisol, os hormônios da tireoide são um fator determinante da taxa metabólica e do controle de peso.
Como seria de esperar, muitos problemas de saúde surgem se a nossa tiróide parar de funcionar adequadamente.
Estudos mostram que pelo menos 3,7% dos adultos americanos têm uma tireoide pouco ativa, o que provavelmente é semelhante em outros países desenvolvidos.
As taxas estão em alta , assim como as que vendem suplementos de tireoide e dão conselhos dietéticos imprecisos. O hipotireoidismo pode ser uma condição difícil de administrar, e o que você come pode interferir no seu tratamento. Alguns nutrientes influenciam fortemente a função da glândula tireoide, e certos alimentos podem inibir a capacidade do seu corpo de absorver os hormônios de reposição que você pode tomar como parte do tratamento da tireoide. Mais o que é esta Dieta do Hipotireoidismo?
Dieta do hipotireoidismo:
Atualmente o melhor sistema de alimentação para o hipotireoidismo começa com uma dieta paleolítica modificada, que depois é modificada para cada paciente. A Dieta do Hipotireoidismo é rica em alimentos de alta densidade nutricional (carne, peixe, vegetais, frutas, nozes) e diminui a ingestão de alimentos processados. Os carboidratos da Dieta do Hipotireoidismo são complexos e de absorção lenta, de forma a manter os níveis de glicemia mais estáveis.
Quais os alimentos adequados:
A verdade é que não há uma Dieta do Hipotireoidismo que seja única para essas pessoas, cada caso é especial e tem um tratamento diferente de acordo com as condições e o estado do paciente. Além disso, deve-se levar em conta sempre a opinião de um médico, que saberá como tratar cada caso. Outro fator importante é que a Dieta do Hipotireoidismo deve ser muito saudável e equilibrada, que permita manter um peso estável, proporcionando energia.
Alimentos ricos em fibras:
Ao consumirmos os alimentos desta dieta do hipotireoidismo que oferecem quantidades abundantes de fibras ao organismo, estaremos tomando uma decisão muito boa para manter o peso controlado, além do que, manteremos controlados os níveis de insulina no sangue e melhoraremos a digestão, permitindo que a sensação de satisfação ao comermos seja prolongado, ou seja, não teremos apetite em demasia. Os alimentos podem ser frutas, legumes, grãos sem glúten e verduras.
Alimentos que fornecem selênio:
Uma das propriedades do selênio na Dieta do Hipotireoidismo é a de ajudar a melhorar o desenvolvimento hormonal, alguns dos alimentos que oferecem selênio a nosso organismo são o frango, as nozes, o salmão, cebola e o alho, também pode ser encontrado no melaço.
Alimentos que tenham oodo:
Dentre os alimentos que podem ajudar a melhorar e manter a doenças sob controle estão aqueles que contém iodo, uma vez que regulam o hormônio tiroxina e ajudam a tireoide a funcionar bem. Por isso, pode ser muito benéfico consumir esta dieta do hipotireoidismo, bem como as: algas, sal marinho, mariscos e sal iodado.
Entre esses Alimentos citados nesta Dieta do Hipotireoidismo que auxilia no bom funcionamento da tireoide, também podem ser destacados:
- Alimentos com cobre: Ostras, cogumelo, feijões, nozes, tomate, chocolate amargo e carnes de todos os tipos.
- Alimentos com manganês: Sementes de abóbora, linhaça, chia, nozes, chocolate amargo, frutos do mar, quiabo, grão de bico, palmito e abacaxi.
- Alimentos com vitaminas do complexo B: Ovos, vísceras, laticínios, pão integral, levedos, arroz integral, peixes, frango, banana e feijões.
- Alimentos com vitamina A: Cenoura, couve, abóbora, batata doce, espinafre, melão, mamão, manga, brócolis, alface e fígado.
- Alimentos com vitamina C: Frutas cítricas em geral, limão, goiaba, brócolis, couve flor, morango, pimentões, folhas verdes escuro.
- Alimentos com vitamina D:Frutos do mar, cogumelos, laticínios e ovos. (O melhor fornecedor de vitamina D é o sol, tire ao menos 15 minutos por dia).
- Alimentos com vitamina E: Amendoim, azeite de dendê, abacate, amêndoas, sementes de girassol, feijões, verduras de folhas e aspargos.
- Alimentos com tirosina: Linhaça, sementes de abóbora, gergelim, algas, ovos, tofu, shoyu, carne de peru, carne de frango, carne vermelha, peixes, amêndoas, queijo cottage, feijões e folhas verdes.
Quais os alimentos que devem ser evitados:
Mesmo quando o tratamento está sendo realizado, é importante que alguns alimentos sejam evitados, pois podem comprometer a eficácia do tratamento. Veja quais são esses alimentos que devem ser evitados nesta Dieta do Hipotireoidismo:
1. Bebidas alcoólicas:
Em termos práticos, o álcool deve ser totalmente evitado nesta dieta do hipotireoidismo. Seu consumo prejudica tanto a absorção da reposição hormonal quanto a própria função da tireoide
2. Soja:
Comprovadamente o consumo excessivo de soja pode ser a causa de hipotireoidismo , pois interfere na capacidade do organismo de gerenciar o hormônio da tireoide.
3. Café:
É comprovado que a caféina prejudica a absorção da reposição hormonal de tireoide. Portanto toda medicação para hipotireoidismo deve ser consumida com água e nunca café. Caso mesmo assim deseje tomar café, que seja em momento oposto e distinto ao da medicação (por exemplo: se a medicação é pela manhã o café deve ser tomado a tarde e vice versa).
4. Alimentos processados:
Por possuírem muito sódio, os alimentos processados devem ser evitados a todo custo na dieta do hipotireoidismo. O sódio neste caso será responsável pelo aumento de pressão sanguínea causando diversos problemas a quem sofre de hipotireoidismo . Aqui é possível substituir estes alimentos processados (em geral steaks) por alimentos naturais cozidos ou assados.
5. Comidas gordurosas:
Além de frituras como batatas fritas, hambúrgueres e empanados, é aconselhável que quem sofre com hipotireoidismo reduza o consumo de margarina, maionese e qualquer outro alimento excessivamente gorduroso. Isso porque a gordura diminui a capacidade da tireoide de produzir hormônios para sua manutenção.
6. Comidas com muito açúcar:
O ideal, segundo especialistas em saúde, é que o açúcar seja completamente removido da dieta do hipotireoidismo. Esta recomendação é feita justamente porque o açúcar reduz o metabolismo e compromete as funções da tireoide.
Por que é importante?
O hormônio da tireoide ajuda a controlar a velocidade do seu metabolismo. Quanto mais rápido seu metabolismo, mais calorias seu corpo queimará em repouso. As pessoas que têm hipotireoidismo fazem menos hormônio da tireoide. Isso significa que elas têm um metabolismo mais lento e queimam menos calorias em repouso. Ter um metabolismo lento pode acarretar várias doenças a sua saúde. Pode deixá-lo cansado, aumentar os níveis de colesterol no sangue e tornar mais difícil para emagrecer.
Se você tiver dificuldade em manter seu peso com hipotireoidismo , tente fazer cardio de intensidade alta ou moderada. Isso inclui exercícios como caminhadas rápidas, corridas, caminhadas, e ate andar de bicicleta. Uma perquisa mostrou que os exercícios aeróbios de moderada a alta intensidade pode ajudar a aumentar seus níveis de hormônio da tireoide. E isso pode ajudar a acelerar seu metabolismo.
Pessoas com hipotireoidismo também podem se beneficiar com o aumento da ingestão de proteínas. A pesquisa mostra que dietas de proteína mais altas ajudam a aumentar a velocidade do seu metabolismo.
Cardápio completo de 7 dias para controlar a tireoide:
O cardápio da dieta do hipotireoidismo a seguir é uma sugestão! Cada paciente precisa de um tratamento diferente e especifico e ele deve ser indicado por seu médico, nutricionista ou endocrinologista. Consulte primeiramente o médico, faça os exames necessários e então se comece a dieta do hipotireoidismo. Não prolongue o consumo desta dieta do hipotireoidismo por mais de uma semana.
1 Opção de cardápio:
Domingo:
Café da Manhã:
- Um copo (200ml) de suco de tangerina batido com uma colher (sopa) de linhaça, uma xícara (chá) de chá verde (200ml) ou uma xícara (café) de café (50ml);
- Uma fatia de pão integral com uma colher (sopa) de queijo cottage;
- 6 ovos de codorna.
Lanche da Manhã:
- Um pote (170ml) de iogurte natural batido no liquidificador com duas ameixas.
Almoço:
- Uma porção grande de salada de alface americana, com tomate cereja, cebolinha picada e cenoura ralada;
- Duas colheres (sopa) de farofa de ovos;
- Duas fatias de peito de peru assado ou grelhado;
- Três colheres (sopa) de couve flor feita no vapor.
Lanche da Tarde:
- 1 copo (200ml) de suco de abacaxi, batido no liquidificador com uma colher (sopa) de chia, uma colher (sopa) de sementes de abóbora e folhas de hortelã.
Jantar:
- 1 ovo cozido;
- 1 torrada de pão integral;
- Um prato de sopa de palmito com couve flor e algas (hidrate as algas e cozinhe o palmito e a couve flor com temperos a gosto, creme de arroz, leite e gemas).
Ceia:
- Meia manga.
2 Opção de cardápio:
Segunda-Feira:
Café da Manhã:
- Um copo (200ml) de suco de laranja batido com acerola, uma xícara (chá) de chá preto (200ml) ou uma xícara (café) de café (50ml).
- Uma fatia de pão integral com uma colher (sopa) de cottage.
- Dois ovos cozidos.
Lanche da Manhã:
- Meia maçã.
- Duas castanhas do Pará.
- Quatro amêndoas.
Almoço:
- Salada de rúcula, alface, tomate e cebola a vontade;
- Duas colheres (sopa) de arroz integral;
- Uma concha de feijão preto;
- Uma posta de cavala (grelhada);
- Três colheres (sopa) de quiabo refogado.
Lanche da Tarde:
- Uma banana amassada com uma colher (sopa) de chia e uma colher (sopa) de gergelim.
Jantar:
- Três colheres (sopa) de abóbora refogada e temperada com alho;
- Um filé de peito de frango grelhado;
- Salada de tomate com uma colher (sopa) de palmito, uma colher (sopa) de milho verde e uma colher (sopa) de pimentão verde picado.
Ceia:
- Uma laranja.
3 Opção de cardápio:
Terça-Feira:
Café da Manhã:
- Um copo (200ml) de suco de laranja, batido no liquidificador com uma colher (sopa) de aveia e um pedaço de gengibre.
- Uma fatia de pão integral com duas fatias de peito de peru.
Lanche da Manhã:
- Um pote (170ml) de iogurte natural misturado com uma colher (sopa) de cacau em pó.
Almoço:
- Salada de rabanete, com alface roxo, palmito e tomate a vontade;
- Três colheres (sopa) de abobrinha refogada;
- Uma porção de macarrão integral com molho de tomate;
- Uma coxa e sobrecoxa de frango (sem pele) grelhada, temperada com alho, sal e gengibre.
Lanche da Tarde:
- Uma xícara (chá) de chá (sabor que desejar);
- Uma torrada integral com uma fatia de queijo minas.
Jantar:
- Uma posta de atum com molho de tomate, azeitonas picadas e uma colher (sopa) de cebola picada.
- Uma salada de tomate cereja, cebolinha, salsa e palmito a vontade.
- Três colheres (sopa) de espinafre refogado.
- Duas colheres (sopa) de arroz integral.
Ceia:
- Uma copo (200ml) de leite morno misturado com canela e uma colher (sopa) de farinha de coco.
4 Opção de cardápio:
Quarta-Feira:
Café da Manhã:
- Um copo (200ml) de vitamina de abacate.
- Uma fatia de pão integral (com uma colher de óleo de coco) e uma fatia de queijo minas.
Lanche da Manhã:
- Uma tangerina.
Almoço:
- Uma porção de macarrão integral com molho de tomate e cogumelos;
- Quatro colheres (sopa) de carne moída (magra) refogada;
- Salada de tomate cereja com repolho e alface a vontade;
- Tempere a gosto.
Lanche da Tarde:
- Seis amêndoas;
- Um tablete de chocolate amargo;
- Uma xícara (chá) de chá com o sabor que desejar.
Jantar:
- Uma sardinha grelhada;
- Três fatias de batata doce cozida;
- Uma salada de agrião, tomate e alface a vontade.
Ceia:
- Um pote (170ml) de iogurte natural batido no liquidificador com uma colher (sopa) de farinha de coco, meia maçã e uma colher (sopa) de abacate.
5 Opção de cardápio:
Quinta-Feira:
Café da Manhã:
- Um copo (200ml) de suco de uva batido no liquidificador com duas castanhas do Pará e uma colher (sopa) de farinha de linhaça.
- Uma tapioca recheada com dois ovos cozidos e uma fatia de queijo minas. (coloque uma colher de óleo de coco no recheio).
Lanche da Manhã:
- Duas fatias de abacaxi.
Almoço:
- Salada de cenoura ralada, palmito e folhas verdes a vontade;
- Um filé de peito de frango grelhado;
- Três colheres (sopa) de repolho refogado;
- Três colheres (sopa) de batata assada e temperada com alecrim e alho.
Café da Tarde:
- Uma fatia de chocolate amargo.
- Uma xícara (chá) de chá verde.
Jantar:
- Chuchu cozido e temperado a vontade.
- Três colheres de sopa de um refogado de quinoa, algas, alho, tomate e temperado a gosto.
- Um filé bovino (bife) grelhado.
Ceia:
- Um kiwi.
6 Opção de cardápio:
Sexta-Feira:
Café da Manhã.
- Meio mamão papaia batido no liquidificador com uma colher (sopa) de linhaça e meio pote de iogurte natural;
- Um pão árabe integral com uma colher (sopa) de queijo cottage e duas fatias de peito de peru.
Lanche da Manhã:
- Uma xícara (chá) de morango picado.
Almoço:
- Duas fatias de carne assada magra;
- Duas colheres (sopa) de arroz integral;
- Duas colheres (sopa) de couve refogada;
- Uma concha de feijão preto;
- Salada de agrião, cenoura, beterraba e alface a vontade.
Lanche da Tarde:
- Uma fatia de pão integral com uma colher (sopa) de queijo cottage;
- Uma xícara (café) de café.
Jantar:
- Abobrinha temperada e refogada a vontade;
- Duas postas de sardinha grelhadas;
- Três colheres (sopa) de purê de batatas (pode ser batata doce).
Ceia:
- Meia manga;
- Três nozes.
7 Opção de cardápio:
Sábado:
Café da Manhã:
- Um copo (200ml) de suco de laranja batido no liquidificador com uma cenoura e duas castanhas do Pará;
- Dois ovos cozidos;
- Uma torrada integral com óleo de coco.
Lanche da Manhã:
- Um pote (170ml) de iogurte natural batido no liquidificador com uma colher (sopa) de chia e quatro unidades de uvas passas (sem caroço).
Almoço:
- Duas fatias de peito de peru assado:
- Uma concha de grão de bico cozido;
- Salada de tomate cereja, pimentão amarelo e folhas verdes a vontade;
- Três colheres (sopa) de brócolis refogado.
Lanche da Tarde:
- Um copo (200ml) de suco de acerola, batido com banana (meia unidade) e cinco amêndoas.
Jantar:
- Um prato fundo de caldo verde (confira a receita);
- Uma fatia de mussarela de búfala;
- Uma porção pequena de tomate em rodelas, orégano e manjericão.
Ceia:
- Uma xícara (chá) de camomila com leite integral;
- Uma torradinha integral com queijo cottage.
Receitas para complementar:
Morango e cítricos:
Este suco vai te ajudar pois possui muitas fontes de vitamina C, que como foi mencionado acima, ajuda na formação do hormônio T4 pela tireoide.
INGREDIENTES:
- 1 xic chá morangos;
- 2 damascos secos;
- 1 laranja;
- ½ limão siciliano.
MODO DE PREPARO:
- Bata tudo no liquidificador, não é necessário coar, só se preferir
adoçar com xylitol.
2. Iogurte de laranja:
Além de possuir fontes de vitamina C, também contém uma fonte de vitamina A e Iodo (iogurte). A vitamina A vai regular os hormônios tireoidianos que estão alterados, principalmente o TSH. E o Iodo vai auxiliar na formação dos hormônios.
INGREDIENTES:
- 2 laranjas;
- 2 damascos secos;
- 1 copo de iogurte natural.
MODO DE PREPARO:
- Bata tudo no liquidificador, não é necessário coar, só se preferir
adoçar com xylitol.
3. Saúde hormonal:
O suco saúde hormonal vai fortalecer seu sistema endócrino, devido aos seus ingredientes antioxidantes e estimulantes na formação hormonal. A alga marinha pó vai atuar na função imunológica, também contribuindo com a redução dos anticorpos destrutivos da tireoide, e tem um gosto residual menor do que a alga seca.
INGREDIENTES:
- 1 xic. espinafre fresco;
- 3 talos de aipo;
- 3 cenouras;
- ½ pimentão vermelho;
- 1 col chá alga marinha em pó.
MODO DE PREPARO:
- Bata tudo no liquidificador, não é necessário coar, só se preferir
adoçar com xilitol.
Dieta do hipotireoidismo para manter um peso saudável:
Dicas:
É muito fácil ganhar peso com o hipotireoidismo devido a um metabolismo lento. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a manter um peso saudável com esta dieta do hipotireoidismo.
Descanse Bem:
Vise durante 7 a 8 horas de sono todas as noites. Dormir menos do que isso está ligado ao ganho de gordura, especialmente em torno da área da barriga.
Tenha uma Alimentação Consciente:
Preste atenção no que está comendo na dieta do hipotireoidismo, por que você está comendo e com a rapidez com que está comendo pode ajudá-lo a desenvolver uma melhor relação com os alimentos. Estudos também mostram que isso pode ajudá-lo a perder peso.
Faça Yoga ou Meditação:
Yoga e meditação podem ajudá-lo a diminuir o estresse e melhorar sua saúde geral na dieta do hipotireoidismo. A pesquisa também mostra que eles são eficazes para ajudá-lo a manter um peso saudável.
Experimente uma Dieta Baixa em Carboidratos:
Comer uma quantidade baixa ou moderada de carboidratos é muito eficaz para se manter com um peso saudável. No entanto, evite tentar uma dieta cetogênica, pois comer muito poucos carboidratos podem diminuir os níveis de hormônio da tireoide.
Embora seja fácil ganhar peso com o hipotireoidismo, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a manter um peso saudável. Por exemplo, você pode tentar descansar bastante, comer uma boa quantidade de proteína e praticar a alimentação consciente.