Receita simples para acabar com cáseos que você pode fazer em casa mesmo e sem gastar muito, os cáseos, mais conhecidos como bolinhas brancas são massas de aspecto perolado e odor extremamente desagradável, que se formam nas cavidades das amígdalas, ocasionados pelo depósito de resíduos de alimentos na língua, células descamadas da boca e proteínas da saliva, que, digeridas por bactérias ali instaladas, causam o mau cheiro insuportável característico desse mal.
Além disso, eles podem ser expelidos, inclusive, através da tosse ou do espirro. Em geral, as bactérias que são observadas durante o aparecimento dos cáseos podem ter relação com outros problemas de saúde, tais como a pneumonia, a endocardite, a tuberculose, etc. Por isso, apesar do mau hálito que causam, eles não estão necessariamente associados à falta de higiene do paciente que pode causar inflamação na garganta grave.
O nome cáseo provém do latim caseum, que literalmente, significa queijo. Essa denominação se dá por conta de sua semelhança com bolinhas de queijo.
Eles aparecem, entre outras razões, devido à constituição irregular das amígdalas em algumas pessoas, que as apresentam com formato enrugado, com formações de cavidades ou criptas onde se alojam os cáseos.
Quais são as causas do cáseos?
Ao que tudo indica, há duas causas: a primeira, o acúmulo de glóbulos brancos nas amígdalas (pra quem não sabe, as amígdalas produzem anticorpos), que, após muito tempo sem serem requisitados, morrem. Com o acúmulo desses glóbulos brancos, fica essa massa, que quando lotam as amígdalas, saem. Isso já foi desmentido, devido a alguns fatores: A) As amígdalas só produzem anticorpos durante a infância, sua atividade pára aproximadamente entre os 4 e os 6 anos de idade; B).
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Mesmo que produzisse os anticorpos, eles só seriam produzidos quando necessários, e automaticamente despejados na corrente sanguínea, tornando impossível o seu acúmulo e C) Para que esses glóbulos saíssem, precisaria haver orifícios nas amígdalas. Nesse caso, a sua boa encheria de pus quando você tivesse amidalite.
A causa real, então, é a seguinte: algumas pessoas possuem imperfeições, pequenas saliências ou buracos nas amígdalas. Não são como uma fenda, dando acesso ao interior delas, mas espécies de “crateras”. Nesses buracos, quando você come, mesmo que coma devagar e mastigue bem, se acumulam restos de comida. Como qualquer outro resto de comida que fique na boca, essas sobras vão ser fermentadas pelas bactérias que ali habitam, gerando essa massa de material fermentado. Cedo ou tarde, ele acaba saindo da amídala.
Sintomas do cáseos:
Os cáseos manifestam-se pela presença de tecidos de aparência granular localizados nas amígdalas, na parte posterior da boca. Com o tempo, estes minúsculos grãos podem formar pequenas “bolinhas na garganta” mais visíveis e causar halitose ou mau hálito. Outros sintomas podem incluir:
- Garganta inflamada.
- Dificuldade para engolir.
- Saburra lingual.
- Febre acima de 38º.
- Amigdalites frequentes.
Prevenção do cáseos:
Em alguns casos, os cáseos amigdalianos podem causar amigdalites frequentes. Em casos mais raros, o caseum é um sintoma associado com tuberculose. Em qualquer caso, consulte um otorrinolaringologista para avaliar sua situação. Por isso a prevenção é importante. Veja como se prevenir das bolinhas brancas na garganta:
- Tomar bastante água.
- Manter uma boa higiene bucal com uso do fio dental, escovação dos dentes e língua.
- Evite fumar e o consumo de bebidas alcoólicas.
Receita simples para acabar com cáseos:
Ingredientes:
– Uma colher de chá de Sal.
– 1/2 colher de sopa Bicarbonato de sódio,
– 1/2, auco de 1 limão.
– Um copo de Água.
Modo de preparo:
- Aqueça, mas não muito, a água;
- Em seguida, acrescente o suco do limão, o sal e o bicarbonato;
- Mexa bem;
- Faça um bom gargarejo com essa mistura;
- Repita esse processo 2 vezes por dia.