Dipirona – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais que poucos conhecem. Além disso, a Dipirona é indicada como analgésico e antitérmico, ambos usados para tratamento de dores e controle de febres.
O seu efeito dá resultados após 30 minutos até 1 hora depois da ingestão, permanecendo dentro do organismo por até 4 horas.
O Brasil é um dos países que mais faz o uso de Dipirona ao redor do mundo, sendo que alguns países ela é proibido por seu uso em abuso.
Para que Serve a Dipirona?
Facilmente encontrada na bolsa de muitos brasileiros, a Dipirona tem efeitos analgésicos, espasmolíticos e antipiréticos e é usada no tratamento da dores ou Febre.
É muito utilizada também para tratamento de cólicas, dores abdominais, cefaleias leves. É recorrida também em inícios de resfriados, gripes e alergias.
Vale lembrar que o medicamento não promete acabar com as dores caso elas sejam crônicas, somente dá uma aliviada nos sintomas. Caso as dores persistam, é indicado que o paciente procure um médico o mais rápido possível.
Qual a Forma Certa de Tomar Dipirona?
O uso de Dipirona é feito por meio de via oral e pode ser interrompido a qualquer momento sem causar danos ao paciente. É indicado o uso de Dipirona quando o paciente sentir alguma dor incômoda, Além disso, cada comprimido contém 500 mg, e seu uso é máximo 4 comprimidos por dia.
Caso o efeito não surja após meia hora do primeiro comprimido, é recomendado a ingestão de mais um, desde que a dose máxima esteja dentro do acordado.
A Dipirona também é encontrada em forma de uso retal, a indicação do seu uso pode ser repetido até 3 vezes por dia. Para uso em crianças, é necessário a consulta de um médico anteriormente, a dosagem pode ser diferenciada e modificada de caso para caso.
Quantos Dias Pode Tomar Dipirona?
A dose da dipirona é recomendada para adultos e adolescentes acima de 15 anos com comprimidos de 500 mg ou comprimido de 1000 mg até 4 vezes ao dia. Além disso, este medicamento não deve ser mastigado.
O que Acontece se Tomar Dipirona Todos os Dias?
Além disso, o Dipirona é um analgésico por esta razão ele não pode ser tomado mais de 15 dias no mês pois pode ocorrer alguns efeitos colaterais transitórios e simples, como insuficiência renal, azia, mal-estar abdominal, e até mesmo quadros mais graves, levando a fazer hemodiálises.
Quem não Pode Tomar Dipirona?
Além disso, a Dipirona é contra-indicada na amentação, gravidez e em pessoas com alergia à Dipirona sódica ou até qualquer um dos componentes da fórmula, asma, porfiria aguda do fígado intermitente e deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase.
Qual o Genérico de Dipirona?
O genérico da Dipirona é a navalgina que é o principal componente deste medicamento.
Quais os Nomes Comerciais da Dipirona?
A Dipirona é facilmente encontrada nas farmácias brasileiras com outros nomes formais, que são:
- Novalgina;
- Anador;
- Baralgin;
- Magnopyrol;
- Nofebrin.
O que a Dipirona Pode Causar?
O uso de Dipirona costuma não acarretar muitos efeitos colaterais, além de reação alérgica em pessoas que tenham alguma proibição de ingredientes contidos na fórmula. É comum também a queda da pressão arterial, principalmente em pessoas que estejam desidratadas ou com problemas cardíacos descontrolados.
Quais os Efeitos Colaterais da Dipirona?
Os efeitos colaterais da Dipirona são diversos porém os graves incluem agranulocitose, anemia aplástica, reações de hipersensibilidade (como anafilaxia e broncoespasmo), necrólise epidérmica tóxica e podem provocar ataques agudos de porfiria, pois está quimicamente relacionado às sulfonamidas.