Disfonia (Rouquidão) – O que é, Causas e Tratamentos desta condição que altera as características naturais da voz. Além disso, O som da nossa voz é produzido pela vibração das cordas vocais quando o ar que expelimos do pulmão passa entre elas. Este som é amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Depois de amplificado, o som será articulado na cavidade oral, por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.
O som emitido depende de vários fatores como sexo, idade, inervação, tônus muscular, qualidade da mucosa e ligamentos e aporte sangüíneo. O nome mais correto para rouquidão é Disfonia. A Disfonia é um distúrbio de comunicação caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz.
Esse impedimento pode estar relacionado com a altura, a intensidade e/ou a qualidade da voz. Pode ser ocasionada por uma disfunção orgânica, abuso vocal ou uso incorreto da voz, alterações psicoemocionais ou também por falta de higiene vocal. A ausência total da voz recebe o nome da Afonia.
Causas da Disfonia (Rouquidão): Disfonia representa toda e qualquer dificuldade ou alteração na emissão natural da voz e é o principal sintoma de distúrbio da comunicação oral. As alterações na qualidade da voz limitam a função básica de transmissão da mensagem verbal e emocional do indivíduo e podem afetar crianças, adultos e idosos em qualquer momento da vida. Diversos sinais e sintomas indicam a presença de alterações.
Algumas causas de disfonia:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Alergias respiratórias;
- Câncer de laringe;
- Cisto vocal;
- Fenda nas pregas vocais;
- Edema de Reinke;
- Granuloma;
- Gripes ou resfriados;
- Inflamação de garganta;
- Nódulo Vocal (popularmente conhecido por calo vocal);
- Paralisia de prega vocal ou laringe;
- Doenças neurológicas como Parkinson;
- Pólipo;
- Radioterapia;
- Refluxo gastroesofágico.
O indivíduo que apresenta disfonia deve passar por uma avaliação otorrinolaringológica, a fim de definir o diagnóstico médico laríngeo, e uma avaliação fonoaudiológica, que irá descrever a função vocal. Dependendo do diagnóstico pode ser indicado tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico, e o tratamento médico pode ser associado a fonoterapia pré ou pós intervenção. Psicoterapia também pode ser indicada em alguns casos.
Sintomas da Disfonia (Rouquidão): Diversos sinais e sintomas indicam a presença de alterações.
Os principais são:
- Afonia (perda da voz);
- Rouquidão;
- Cansaço e esforço ao falar;
- Dificuldade de projetar a voz;
- Falhas na emissão da voz;
- Variações descontroladas da frequência (agudo/grave) da voz;
- Sensações desagradáveis à emissão.
Tratamentos da Disfonia (Rouquidão): O tratamento fonoaudiológico visa melhorar o uso da voz, reduzir e eliminar ajustes musculares inadequados, absorver lesões da laringe (diminuindo a necessidade do uso de técnicas cirúrgicas invasivas) e prevenir futuras lesões da laringe.
Cuidados com a voz:
- Hidrata-se: beba água diariamente, de preferência em temperatura ambiente
- Enquanto estiver falando beba alguns goles de água para umidificar a garganta
- Evite falar ou cantar competindo com ruídos sonoros
- Evite bebidas alcoólicas
- Evite gritar, tossir ou pigarrear
- Não fume
- Durma bem
- Evite o ar condicionado. Se não for possível evitá-lo, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.
- Evite o consumo de leite, chocolate e seus derivados antes de intensa atividade vocal, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.
- Consuma alimentos fibrosos, como maçã, que é um adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe
- Use roupas confortáveis que o seu vestuário não atrapalhe o fluxo respiratório
- Mantenha a cabeça ereta durante a fonação com os dois pés apoiados no chão, pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor.