Dismenorreia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos. Alem disso, A Dismenorreia significa períodos dolorosos . É o transtorno Menstrual mais comumente relatado. A maioria das mulheres sofre desconforto leve e dor no abdômen antes e durante os períodos. No entanto, para alguns, o desconforto e cólicas podem ser graves o suficiente para perturbar suas atividades diárias e rotina por alguns dias todos os meses.
O que é:
É o quadro clínico que envolve uma série de queixas dolorosas, entre as quais, as dores em cólica no baixo ventre, além de outros desconfortos extragenitais no organismo da mulher.
Surge na véspera da menstruação e desaparece no final do fluxo Menstrual. Embora alguns mal-estares sejam relativamente comuns nesta fase, rotulamos de dismenorreia quando a intensidade dos sintomas físicos e psíquicos comprometem o cotidiano e até mesmo a qualidade de vida da mulher.
Quais São os Tipos:
A Dismenorreia é de dois tipos
- Primária
- Secundária
Dismenorreia primária é a Dor menstrual que não é um sintoma de distúrbio ginecológico subjacente, mas está relacionada ao processo normal de menstruação. A Dismenorreia primária é o tipo mais comum de Dismenorreia, afetando mais de 50% das mulheres e bastante grave em cerca de 15%.
A Dismenorreia primária é mais propensa a afetar as meninas durante a adolescência. Felizmente, para muitas mulheres, o problema alivia à medida que amadurecem, particularmente após uma gravidez. Embora possa ser doloroso e por vezes debilitante por breves períodos de tempo, não é prejudicial.
Dismenorreia Secundária é a dor Menstrual, geralmente relacionada a algum tipo de transtorno ginecológico. A maioria desses distúrbios pode ser facilmente tratada com medicamentos ou cirurgia. A Dismenorreia secundária é mais susceptível de afetar as mulheres durante a fase adulta.
Quais são os Sintomas:
Os sintomas incluem
- Dor latejante ou cãibra no abdômen inferior que pode ser grave
- Dor aborrecida e constante ao longo
- Dor que irradia para costas e coxas
Qual é a Causa:
A causa dependerá se a mesma é primária ou secundária. Em geral, as mulheres com dismenorreia primária sentem contrações uterinas anormais como resultado de um desequilíbrio químico no corpo (em particular, da prostaglandina e do ácido araquidônico – ambas as substâncias químicas controlam a contração do útero) e não existe uma patologia ginecológica como causa de dor.
A dismenorreia secundária é causada por outras perturbações clínicas. A mais frequente é a endometriose (uma doença na qual o tecido semelhante ao do endométrio se instala fora do útero, geralmente noutros órgãos genitais, dentro da pélvis ou na cavidade abdominal, provocando frequentemente dores pélvicas crônicas). Outras causas possíveis da dismenorreia secundária incluem:
a doença inflamatória pélvicas miomas uterinosuma gravidez anormal (por exemplo, aborto espontâneo, gravidez e tópica)as infeções, os quistos de ovário ou os pólipos na cavidade uterina.