Dispareunia: Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos ficar informados. Além disso, a dispareunia é um transtorno sexual caracterizado pela sensação de dor genital durante o ato sexual. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. A dor geralmente é sentida durante o ato sexual, mas pode ocorrer também antes e depois do intercurso.
As mulheres podem descrever a dor como uma sensação superficial, ou até mesmo profunda; e a intensidade pode variar de um leve desconforto até uma forte dor aguda. É mais frequente do que se pensa, podendo atingir até 50% das mulheres com vida sexual ativa.
Para que o distúrbio seja denominado dispareunia, a dor deve provocar sofrimento ou dificuldade nas relações interpessoais e não ser causada exclusivamente pela falta de lubrificação vaginal, por vaginismo (contrações involuntárias dos músculos da vagina), por condições médicas gerais ou pela ação de substâncias ou medicamentos.
A dispareunia leva frequentemente à rejeição ao ato sexual, com consequências graves para o relacionamento atual e comprometimento dos futuros, diminuindo o desejo sexual em diversos graus.
Causas Físicas da Dispareunia:
- Presença de fungos
- Bactérias
- Lesões físicas
- Endometriose
- Tumores
- Lubrificação vaginal insuficiente
- Infecções
- Cistite
- Condições hormonais (menopausa e lactação)
- Hipoestrogenismo (queda do estrógeno no organismo)
- Dor pélvica crônica
- Doença inflamatória pélvica
Causas Psicológicas da Dispareunia: Inúmeras mulheres que relatam dor durante o sexo estão fisicamente saudáveis mas tem outras interferências psicológicas e emocionais, e estas e outras questões precisam ser tratadas com Psicoterapia, com um(a) profissional da Psicologia, mais precisamente com um Psicólogo Especialista em Sexualidade Humana.
- Medos
- Ansiedades
- Baixo desejo sexual
- Dificuldade de excitação
- Desentendimentos no casal
- Problemas no relacionamento
- Estresse
- Problemas no trabalho
- Emoções negativas
- Experiências vivenciadas de violência sexual ou abuso
Principais Sintomas da Dispareunia: Sofrer interferências das questões psicológicas são comuns os relatos de que as dores durante a penetração se parecem com algo que queima, que arde no momento do sexo e das penetrações, mas as vezes, até horas depois dele esta sensação pode continuar existindo.
Ador pode ser descrita das seguintes formas: superficial (ao redor da entrada da vagina durante a penetração, porém diferente do vaginismo) ou profunda (durante os movimentos do pênis). Quanto à intensidade, as dores podem variar de um leve desconforto a uma dor aguda. No consultório o relato é de dor constante, um ardor. Essa dor ocorre de forma persistente e recorrente durante a relação sexual.
Tratamento Para Dispareunia: A consulta média é de extrema importância porque ele será capaz de detectar possíveis fatores orgânicos, que poderão ser tratados. A abordagem dos fatores psicológicos pode ser feita por vários profissionais, sendo o mais indicado o terapeuta sexual.
O tratamento inclui a psicoterapia que tem como objetivo um maior conhecimento de si própria, de seu corpo, sua forma de lidar com o mundo. E, em geral, é muito agradável para a mulher. Pra ela se dar conta de como lidar com o próprio corpo, alguns exercícios podem ser indicados; os quais podem ser feitos sozinhos mesmo e às vezes é o mais indicado, pois alguns parceiros podem atrapalhar o acompanhamento.
Por ser uma síndrome psicofisiológica – conjunto de problemas físicos e psicológicos -, não adianta olhar a mulher somente como um organismo ou somente como um ser psíquico. Os dois atuam juntos ao mesmo tempo. Assim, uma equipe de vários profissionais (ginecologista, urologista e psicoterapeuta) também se faz, na maioria das vezes, necessária.