Dispneia – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Alem disso, A Dispneia é o termo médico para falta de ar, às vezes descrito como “fumaça de ar”. É um sentimento incômodo. A falta de ar pode variar de leve e temporária a grave e duradoura. Às vezes, é difícil diagnosticar e tratar a Dispneia porque pode haver muitas causas diferentes.
Se você já sentiu que não conseguiu respirar ar suficiente, experimentou uma condição conhecida clinicamente como a Dispneia. A falta de ar pode ser um sintoma de problemas de saúde, muitas vezes relacionados à doença cardíaca ou pulmonar. Mas você também pode experimentar Dispneia temporária após um treino intenso.
Sintomas da Dispneia: O principal sintoma da Dispneia é a respiração respiratória. Pode durar um minuto ou dois após a atividade extenuante. Ou poderia ser um problema crônico. Você pode ter a sensação de não receber bastante ar em seus pulmões o tempo todo. Em casos graves, você pode se sentir como se estivesse sufocando. Os ataques de Dispneia também podem provocar aperto no peito.
A disnea que ocorre após o exercício extenuante é compreensível. No entanto, procure atendimento médico caso ocorra alguma das seguintes situações:
- Você está sem fôlego mais cedo do que costumava estar atrás da atividade física.
- Você está sem fôlego após a atividade que você costumava lidar sem um problema.
- Você começa a sentir Dispneia sem qualquer explicação.
Causas da Dispneia: Se você já correu ou passou uma raça, você sabe que pode demorar alguns minutos para recuperar a respiração. Você pode ter problemas para respirar oxigênio suficiente para atender a demanda aumentada do seu corpo. Se você estiver saudável, sua respiração irá diminuir em breve. Você estará respirando normalmente dentro de alguns minutos.
O exercício geralmente é um gatilho para a Dispneia de curto prazo. Se você estiver em uma elevação mais alta e você não está acostumado a ter menos oxigênio disponível, você também pode ter Dispneia temporária.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Em altitudes extremamente elevadas, como as montanhas, o ar “mais fino” pode ser um verdadeiro perigo para a saúde. Certifique-se de consultar um especialista em escalada antes de fazer uma caminhada ambiciosa de elevação elevada.
A Dispneia causada por condições médicas abrange uma ampla gama de preocupações com a saúde. Enquanto eles deveriam ser avaliados por um médico, as condições que provocam a falta de ar repentino devem ser tratadas como emergências. Esses incluem:
- insuficiência Cardíaca
- pressão sanguínea baixa
- pneumonia
- Embolia pulmonar (coágulo de sangue nos pulmões)
- envenenamento por monóxido de carbono
- Estresse ou ansiedade
Você também pode experimentar Dispneia repentina se um pedaço de comida ou algum outro objeto bloquear sua via aérea. Uma lesão que prejudica um pulmão ou causa uma rápida perda de sangue também tornará a respiração mais difícil.
Tratamento Para a Dispneia:
Dieta e Exercício: Se a obesidade e um mau nível de aptidão são a causa da Dispneia que você pode experimentar, coma refeições mais saudáveis e faça exercício com freqüência. Se há muito tempo ou você tem uma condição médica que limita seu nível de atividade, fale com seu médico sobre como começar uma rotina de exercícios seguros.
Reabilitação Pulmonar: A DPOC e outros problemas pulmonares requerem o cuidado de um pneumologista, um médico especializado na saúde dos pulmões e do sistema respiratório. Você pode precisar de oxigênio suplementar em um tanque portátil para ajudar a impedir que você fique sem respirar. A reabilitação pulmonar também pode ser útil. Este é um programa de exercício supervisionado e educação sobre técnicas de respiração para ajudá-lo a superar a doença pulmonar.
Reabilitação Cardíaca: As causas relacionadas ao coração são tratadas por um cardiologista, um médico especializado em distúrbios cardíacos. Se você tem insuficiência Cardíaca, isso significa que seu coração é muito fraco para bombear sangue oxigenado suficiente para satisfazer os requisitos do seu corpo.
A Dispneia é um dos vários sintomas de insuficiência Cardíaca. A reabilitação Cardíaca pode ajudá-lo a gerenciar a insuficiência Cardíaca e outras condições relacionadas ao coração. Em casos graves de insuficiência Cardíaca, uma bomba artificial pode ser necessária para assumir os deveres de bombeamento sanguíneo de um coração enfraquecido.