Distensão Muscular – O que é, Sintomas e Tratamento que não devem ser ignorado pois é preciso estar atento. Além disso, a Distensão Muscular ocorre quando um músculo se estica demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o tendão ou músculo envolvido. Este tipo de lesão ocorre, mais especificamente no tendão ou na junção músculo-tendínea, que é o local da união entre o músculo e o tendão, próximo da articulação.
O que é Distensão Muscular: A Distensão Muscular é uma lesão provocada pelo alongamento excessivo das fibras de um músculo. As fibras, alongadas além do seu limite normal, rompem e provocam a distensão. Dessa forma, é uma lesão particularmente normal entre atletas, que eventualmente forçam seus músculos além do limite ou de forma incorreta.
A causa mais comum da Distensão Muscular é a conduta do atleta. A fadiga, bem como o excesso de peso corporal, estão entre os fatores que aumentam muito o risco de distensão. É o uso impróprio do músculo, porém, que provoca a maior parte das distensões.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Esforços simples em muitos esportes precisam ser praticados em suas posições corretas, conforme a orientação de um profissional de educação física. Mais que isso, porém, é necessário se preparar adequadamente para a atividade física, com condicionamento, aquecimento e alongamento.
Sintomas da distensão muscular: O principal sintoma é a dor forte localizada perto de uma articulação que surge após uma pancada ou corrida. Além disso, a pessoa pode sentir dificuldade para caminhar, quando a perna é afetada, ou dificuldade para movimentar o braço quando este é afetado. Assim, os sinais característicos da Distensão Muscular são:
- Dor intensa localizada próximo de uma articulação;
- Fraqueza muscular;
- Dificuldade de movimentar a região afeta, sendo difícil permanecer na corrida ou no jogo, por exemplo;
- Pode gerar uma grande marca roxa, característica do extravasamento sanguíneo;
- A região tende a ficar inchada e pode ficar um pouco mais quente que o normal.
Como Trata a Distensão Muscular: Ocorrida a distensão, a pessoa deve suspender a atividade física que vinha praticando e colocar imediatamente uma compressa gelada na região, para aliviar a dor. Além disso, deve manter repouso do membro afetado, mantê-lo suspenso e usar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios que devem ser tomados sob orientação médica, sendo indicado também o uso de compressas frias ou com gelo.
As fibras rompidas tendem a se regenerar espontaneamente. Uma fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes para garantir o retorno mais rápido possível às atividades diárias.
Como evitar: Alongar o músculo além do limite corporal pré estabelecido, ou forçar demais uma musculatura, pode facilmente gerar uma distensão e causar o rompimento do músculo. Assim, para prevenir uma Distensão Muscular deve-se manter o músculo devidamente fortalecido e alongado constantemente, respeitando suas limitações corporais e evitando treinar sozinho, sem orientação profissional.
No entanto, até mesmo os atletas de alta competição podem sofrer estiramentos e distensões musculares durante sua prática esportiva, mas em todo caso, o objetivo dos treinos é evitar que isso aconteça.