Doença Celíaca – O que é, Sintomas e Tratamentos que muitos ainda desconhecem. Além disso, a Doença Celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. A Doença Celíaca causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.
A Doença Celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
Sintomas da Doença Celíaca: Os sintomas da Doença Celíaca podem variar em cada paciente, mas geralmente são:
- Vômito;
- Barriga inchada;
- Emagrecimento;
- Falta de apetite;
- Diarreia frequente;
- Irritabilidade ou apatia;
- Evacuação grandes e volumosas de fezes pálidas e muito mal cheirosas.
Quando o indivíduo apresenta a forma mais branda da Doença Celíaca, os sintomas da Doença Celíaca se manifestam através de:
- Artrite;
- Dispepsia;
- Osteoporose;
- Ossos frágeis;
- Baixa estatura;
- Prisão de ventre;
- Menstruação irregular ou ausente;
- Emagrecimento sem causa aparente;
- Sensação formigamento nos braços e pernas;
- Lesões na língua ou fissuras nos cantos da boca;
- Elevação das enzimas hepáticas sem causa aparente;
- Inchaço que surge de forma abrupta após infecção ou cirurgia;
- Anemia ferropriva ou por deficiência de folato e vitamina B 12;
- Sangramento das gengivas ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
- Baixa concentração de proteínas, de potássio ou de sódio no sangue, deficiência de protrombina.
- Comprometimento do sistema nervoso como epilepsia, ataxia, neuropatia periférica e manifestações psiquiátricas como depressão, autismo ou esquizofrenia.
Como Prevenir a Doença Celíaca: Por ora, não existem maneiras de impedir o aparecimento da Doença Celíaca. Porém, como a genética está envolvida no processo, o histórico familiar pode ajudar no diagnóstico precoce da Doença Celíaca, o que aumenta as chances de adaptar a dieta e evitar lesões no intestino.
Tratamento da Doença Celíaca: O principal tratamento da Doença Celíaca é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas da Doença Celíaca desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes com a Doença Celíaca é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares.
A Doença Celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pele resto da vida. É importante que os pacientes com a Doença Celíaca fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade. A maior dificuldade para os pacientes da Doença Celíaca é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares.
Os pacientes da Doença Celíaca devem ser orientados quanto à contaminação cruzada na preparação ou produção de alimentos e, até mesmo, medicamentos. Nos primeiros meses do diagnóstico da Doença Celíaca, deve-se, também, evitar ingestão concomitante de leite e derivados pela possibilidade de intolerância a lactose secundária.