Início » Doenças » doenças oftalmologica » Doença de coats – o que é, sintomas e tratamentos!

Doença de coats – o que é, sintomas e tratamentos!

doença de coats

A doença de coats geralmente é diagnosticado na infância. A causa exata não é conhecida, mas a intervenção precoce pode ajudar a salvar sua visão e salvar a criança.

doença de coats
doença de coats

O que é a doença de coats?

É uma doença ocular rara que envolve o desenvolvimento anormal de vasos sanguíneos na retina. Localizado na parte de trás do olho, a retina envia imagens de luz para o cérebro e é essencial para a visão.

Em pessoas com doença de coats, os capilares da retina se abrem e vazam fluido para a parte posterior do olho. Conforme o líquido se acumula, a retina começa a inchar. Isso pode causar o descolamento parcial ou completo da retina, levando à diminuição da visão ou cegueira no olho afetado da pele.

Sinais e sintomas da doença de coats:

Os sinais e sintomas geralmente começam na infância. Eles podem ser leves no início, mas algumas pessoas apresentam sintomas graves imediatamente. Os sinais e sintomas incluem:

  • Olho Amarelo (semelhante ao olho vermelho) que pode ser visto na fotografia com flash e água;
  • Estrabismo ou olhos cruzados;
  • Leucocoria (massa branca atrás da lente do olho);
  • Perda de percepção de profundidade;
  • Deterioração de Visão.

Sintomas posteriores podem incluir:

  • Descoloração avermelhada da íris;
  • Uveíte ou Inflamação ocular;
  • Descolamento de retina;
  • Glaucoma;
  • Catarata;
  • Atrofia do globo ocular.

Os sintomas geralmente ocorrem em apenas um olho, embora isso possa afetar ambos.

Estágios da doença de coats:

É uma condição progressiva dividida em cinco etapas.

Estágio 1:

Na fase inicial, o médico pode ver que você tem vasos sanguíneos anormais, mas eles ainda não começaram a vazar.

Estágio 2:

Os vasos sanguíneos começam a vazar fluidos para a retina. Se o vazamento for pequeno, você ainda pode ter visão normal. Com um vazamento maior, você já pode estar sofrendo uma grave perda de visão. Além disso, o risco de descolamento da retina aumenta à medida que os fluidos se acumulam.

Estágio 3:

Sua retina é parcial ou totalmente separada.

Estágio 4:

Você desenvolveu uma pressão aumentada no olho, chamada glaucoma.

Estágio 5:

Na doença avançada de Coats, você perdeu completamente a visão no olho afetado. Além disso, você também pode ter desenvolvido catarata (turvação da lente) ou phthisis bulbi (atrofia do globo ocular).

Tratamentos para a doença de coats:

É progressiva. Com o tratamento precoce, é possível restaurar alguma visão. Algumas opções de tratamento são:

Cirurgia a laser (fotocoagulação):

Este procedimento usa um laser para encolher ou destruir vasos sanguíneos. Seu médico pode realizar essa cirurgia em um ambulatório ou em um ambiente de escritório.

Criocirurgia:

Testes de imagem ajudam a orientar um aplicador semelhante a uma agulha (criopreserva) que produz frio extremo. Além disso, é usado para criar uma cicatriz em torno de vasos sanguíneos anormais, o que ajuda a evitar mais vazamentos. Veja como se preparar e o que esperar durante a recuperação.

Injeções intravítreas:

Sob anestesia local, o médico pode injetar corticosteroides no olho para ajudar a controlar a inflamação. Além disso, as injeções de fator de crescimento endotelial anti-vascular (anti-VEGF) podem reduzir o crescimento de novos vasos sanguíneos e aliviar o inchaço. Injeções podem ser dadas no consultório do seu médico.

Vitrectomia:

Este é um procedimento cirúrgico que remove o gel vítreo e proporciona melhor acesso à retina. Além disso, saiba mais sobre o procedimento que fazer durante a recuperação.

Flambagem escleral:

Este procedimento recoloca a retina e é geralmente realizado em uma sala de cirurgia do hospital.

Qualquer que seja o tratamento que você tenha, você precisará de um monitoramento cuidadoso. No estágio final da doença de coats, a atrofia do globo ocular pode resultar em remoção cirúrgica do olho afetado. Além disso, este procedimento é chamado de enucleação.

Perspectivas e possíveis complicações:

  • Não há cura para a doença de coats, mas o tratamento precoce pode melhorar suas chances de manter a visão;
  • Além disso, a maioria das pessoas responde bem ao tratamento. Mas cerca de 25% das pessoas experimentam uma progressão contínua que leva à remoção do olho;
  • A perspectiva é diferente para todos, dependendo do estágio no diagnóstico, taxa de progressão e resposta ao tratamento;
  • Além disso, seu médico pode avaliar sua condição e dar uma ideia do que você pode esperar.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.