Doença de Lyme – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento. Além disso, a doença de Lyme é uma infecção bacteriana transmitida por carrapatos , muito comum na América do Norte e na Europa. Ela recebe esse nome por conta dos diversos casos que ocorreram em 1997 na cidade de Lyme, em Connecticut (EUA). Pelo fato de um dos principais sintomas da doença de lyme ser inchaço e dor nas articulações, acreditava-se que era artrite.
Porém, como os casos da doença de lyme eram agudos (os sintomas desapareciam) e afetavam apenas adolescentes, os pacientes foram estudados e a doença de Lyme foi descoberta. Apesar disso, acredita-se que a doença de lyme seja muito mais antiga. Então, confira Doença de Lyme – O que é, Causas, Sintomas e Tratamento.
Principais Causas: A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, mas a transmissão se dá por meio de carrapatos . São eles que carregam essas bactérias e que podem transmiti-las para os seres humanos por meio de picadas. Os carrapatos são marrons e aderem na pele , onde podem permanecer por bastante tempo enquanto sugam o sangue do hospedeiro. Os locais preferidos do corpo humano para os carrapatos são axilas, couro cabeludo e região da virilha.
Para transmitir a doença de lyme, os carrapatos devem ficar aderidos à pele do hospedeiro por 36 a 48 horas no mínimo. Quanto menor o carrapato, maiores são as chances de eles transmitirem a doença de Lyme, pois são mais difíceis de serem detectados.
Sintomas Menos Comuns da Doença De Lyme: Várias semanas após a infecção, algumas pessoas podem desenvolver sintomas menos comuns, a exemplo de:
- Problemas de coração, como um batimento cardíaco irregular, que não costumam durar mais do que alguns dias ou semanas
- Inflamação dos olhos
- Inflamação do fígado (hepatite)
- Fadiga severa.
Sintomas Precoces da Doença de Lyme: Estes sinais e sintomas podem ocorrer dentro de aproximadamente um mês após a infecção pela bactéria causadora da doença de Lyme:
Surgimento de uma protuberância avermelhada na região em que houve picada. A erupção, denominada eritema migrans, é uma das características da doença de Lyme. Algumas pessoas desenvolvem esta erupção em mais de um lugar do corpo.
- Sintomas gripais: como febre, calafrios, fadiga, dores no corpo e dor de cabeça pode acompanhar a erupção cutânea.
Sintomas Tardios da Doença de Lyme: Os sintomas tardios da Doença de Lyme surgem quando o tratamento não é iniciado a tempo e estão relacionados com o aparecimento de complicações como:
- Artrite, principalmente no joelho: dor e inchaço nas articulações;
- Sintomas neurológicos: dormência e dor nos pés e nas mãos, paralisia dos músculos da face, falhas de memória e dificuldades de concentração;
- Meningite: dor de cabeça severa, rigidez da nuca e aumento da sensibilidade à luz;
- Problemas de coração: palpitações, falta de ar e desmaio.
- Na presença destes sintomas, é recomendado ir ao hospital para receber o tratamento da doença de Lyme e evitar o desenvolvimento das complicações que, quando não tratadas, podem levar à morte.
Quando são transmitidas, as bactérias entram na pele através da picada e invadem a corrente sanguínea, espalhando-se pelo corpo. Para transmitir a doença de lyme, os carrapatos devem ficar aderidos à pele do hospedeiro por 36 a 48 horas no mínimo.
Quanto menor o carrapato, maiores são as chances de eles transmitirem a doença de Lyme, pois são mais difíceis de serem detectados.Quando são transmitidas, as bactérias entram na pele através da picada e invadem a corrente sanguínea, espalhando-se pelo corpo.
Tratamento: A Doença de Lyme é tratada com antibióticos prescritos pelo médico durante cerca de 2 a 4 semanas, sendo importante o paciente fazer o tratamento até ao fim, mesmo que já se esteja sentindo melhor. Nos casos graves da doença de lyme, o paciente poderá ter que ficar internado para receber os antibióticos pela veia.