Doença de Raynaud – O que é, Causas e Tratamentos que não podemos ignorar. Alem disso, Uma pessoa com a Doença de Raynaud experimenta dor nas extremidades, por exemplo, os dedos, quando as temperaturas caem. Os vasos sanguíneos estreitam e quase completamente desligam. Os dedos ou os dedos do pé passam do branco para o azul e então, à medida que o sangue retorna, eles cortam em vermelho.
Também conhecida como síndrome de Raynaud ou fenômeno de Raynaud, a Doença de Raynaud afeta 5 a 10 por cento dos Brasileiros , mas apenas 1 em cada 10 busca tratamento. As Mulheres são estimadas nove vezes mais chances de serem afetadas do que os Homens.
Sintomas da Doença de Raynaud: A Doença de Raynaud afeta algumas pessoas quando elas estão expostas ao frio. Quando as temperaturas caem, os vasos sanguíneos se contraem nos dedos das mãos ou dos pés. Essa contração causa hipoxia ou falta de oxigênio para os tecidos afetados. Dedos e dedos sentirão frio ao toque e possivelmente entorpecido.
Muitas vezes, a área afetada ficará branca, depois ficará azul. Uma vez que a área é aquecida e o fluxo sanguíneo retorna, uma sensação de formigamento pode acompanhar um rubor vermelho e, possivelmente, inchaço. Também pode haver uma sensação dolorosa e latejante. Dentes e dedos são mais comumente afetados, mas A Doença de Raynaud pode afetar o nariz, os lábios e as orelhas.
Causas da Doença de Raynaud:
- Pode acontecer quando a pessoa entra em um local frio, abre um freezer ou coloca as mãos na água fria.
- Algumas pessoas experimentam sintomas quando enfrentam estresse, mesmo sem uma queda associada de temperatura.
- Em indivíduos saudáveis, o sistema circulatório nas extremidades, como os dedos das mãos e dos pés, reage a conservar o calor em condições frias. As pequenas
- artérias que fornecem a pele com oxigênio estreita para minimizar a quantidade de calor perdida através da superfície da pele exposta.
- Em pessoas com a Doença de Raynaud, esse estreitamento é excessivo. Isto é o que faz com que os vasos sanguíneos quase fechem.
Tratamentos Para a Doença de Raynaud: Não há cura para a Doença de Raynaud, mas há maneiras de gerenciar os sintomas.
Para formas leves da Doença de Raynaud, a cobertura da pele exposta antes de sair da casa pode ajudar. Se ocorrer um ataque, imobilizar as partes afetadas em água morna e não quente, pode aliviar os sintomas e evitar que piora.
- Se o estresse é um fator, aprender a gerenciar o estresse pode ajudar.
- Para casos moderados a graves, a medicação pode ser necessária.
- Os bloqueadores Alpha-1 podem contrariar o efeito da norepinefrina, que consome os vasos sanguíneos. Exemplos incluem doxazosina e prazosina.
- Os bloqueadores dos canais de cálcio da diidropiridina relaxam os vasos sanguíneos menores das mãos e dos pés. Exemplos incluem amlodipina, nifedipina e
- felodipina.
- A pomada tópica de nitroglicerina aplicada na área afetada parece aliviar os sintomas melhorando o fluxo sanguíneo e o débito cardíaco e diminuindo a pressão
- arterial.
- Outros vasodilatadores dilatam as veias, facilitando os sintomas. Exemplos incluem losartan, sildenafil (Viagra), fluoxetine (Prozac) e prostaglandina.