Doença de Scheuermann – Causas, Sintomas e Tratamentos que devemos saber. Além disso, a doença de Scheuermann é uma condição patológica da coluna vertebral do corpo. Esta doença geralmente afeta a coluna toracolombar, resultando em baixa postura, maior gravidade da cifose e dor nas costas significativa.
A doença de Scheuermann ocorre quando a porção frontal da parte superior da coluna vertebral não se desenvolve tanto quanto a parte traseira da coluna vertebral dando a vértebra uma forma de cunha. Devido a esta forma de cunha da vértebra, o ângulo cifórico normal aumenta, tornando assim o indivíduo afetado severamente cifotico.
Principais Causas da Doença de Scheuermann: A causa exata da doença de Scheuermann ainda não é conhecida, mas acredita-se que seja devido a uma anormalidade de crescimento no corpo vertebral em que a placa de crescimento deixa de crescer anteriormente, mas continua a crescer posteriormente.
Isto basicamente é devido a uma condição médica chamada osteocondrose. A doença de Scheuermann é uma condição médica que geralmente ocorre nos anos de crescimento de um indivíduo. A doença de Scheuermann é mais comum em homens do que em mulheres.
Principais Sintomas da Doença de Scheuermann: Os sintomas geralmente se desenvolvem entre as idades de 10 e 15 anos, um tempo de crescimento considerável na coluna vertebral. Esses sintomas são típicos:
- Cansaço e rigidez muscular, especialmente depois de um dia de sessão em sala de aula
- Vermelhidão na pele onde a curvatura é mais pronunciada e esfrega contra a parte de trás de uma cadeira
- Dor piorada por atividades que envolvem torção, flexão ou arqueamento para trás, como quando participam de ginástica, patinação artística, dança ou outros esportes que exigem esses movimentos
- Espasmos musculares ou cãibras musculares
- Dificuldade em exercitar
- Dor nas costas ou dor nas costas, que podem vir e sair
- Flexibilidade limitada
- Isquiotibiais apertados
- Sentindo-se fora de equilíbrio
O dano grave é raro, mas é possível que a doença de Scheuermann se desenvolva de forma que a medula espinhal ou os órgãos internos sejam prejudicados. Por exemplo, se os pulmões se tornam comprimidos por uma postura dianteira severa, isso pode levar a problemas respiratórios.
Diagnostico da Doença de Scheuermann: A doença de Scheuermann pode ser suspeita se um indivíduo tem um ângulo cifótico de mais de 40 graus. Esta deformação cifótica é geralmente progressiva. Isso pode ser melhor visto quando o indivíduo está em uma posição flexível para a frente. A espinha terá uma amplitude de movimento restrita. A palpação do ápice da cifose revelará áreas de ternura.
Em alguns casos, o exame neurológico revelará certos sinais neurológicos positivos, embora seja muito raro. Um diagnóstico de confirmação da doença de Scheuermann é feito através de um radiograma vertical parado, AP e lateral. Isso revelará corpos vertebrais em forma de cunha, aumento do ângulo cifótico, espaços intervertebrais estreitos e presença de nós de Schmorl.
Tratamentos Para a Doença de Scheuermann: O tratamento da doença de Scheuermann é uma questão de debate em que alguns pesquisadores acreditam que o tratamento não é necessário, pois é uma condição benigna, enquanto que alguns são de opinião de que o tratamento deve ser administrado aos indivíduos que são imunes musculoesqueléticos Evite mais deformidades e alivie os sintomas da dor.
O tratamento que pode ser dado para a doença de Scheuermann é evitar a atividade extenuante como modo de alívio da dor. A terapia física para exercícios de fortalecimento também pode ser um tratamento benéfico para a doença de Scheuermann. Um monitoramento cuidadoso com raio-x regular e acompanhamento é essencial para gerenciar a doença de Scheuermann. Os AINEs para alívio da dor podem ser administrados.
Nas formas severas da doença de Scheuermann, podem ser necessárias lâminas lombares. A opção de tratamento cirúrgico para a doença de Scheuermann é levada em consideração apenas nos casos de exames neurológicos positivos ou a deformidade é suficientemente significativa para causar desconforto grave para o indivíduo afetado.