Doença de Whipple – O que é, Sintomas e Tratamentos desta rara doença infecciosa. Além disso, a Doença de Whipple é uma doença sistêmica rara causada pela bactéria Tropheryma whippelii. Os principais sintomas são artrite, perda de peso, dor abdominal e diarreia. O diagnóstico é feito por biópsia do intestino delgado. O tratamento consiste, inicialmente, em ceftriaxona ou penicilina, seguidas de, no mínimo, 1 ano de trimetoprima/sulfametoxazol.
A Doença de Whipple afeta predominantemente homens brancos do sexo masculino com idade de 30 a 60 anos. Embora atinja muitas partes do organismo (p. ex., coração, pulmões, encéfalo, cavidades serosas, articulações, olhos, trato digestório), a mucosa do intestino delgado é quase sempre envolvida. Os pacientes afetados podem apresentar defeitos da imunidade celular que predispõem à infecção por T. whippelii.
Causas da Doença de Whipple: A infecção por bactérias T. whipplei é a única causa da Doença de Whipple. Essas bactérias levam ao desenvolvimento de inflamações internas e ao engrossamento do tecido corporal.
Quando as vilosidades (tecidos parecidos com dedos que absorvem nutrientes no intestino delgado) começam a engrossar, seu formato natural começa a mudar. As vilosidades ficam comprometidas e impedidas de absorver adequadamente os nutrientes. Isto, por sua vez, causa diversos sintomas da Doença de Whipple.
Sintomas da Doença de Whipple: Por impedir que o corpo absorva os nutrientes naturalmente, a Doença de Whipple afeta diversas partes do corpo e está associada a muitos sintomas. No estágio avançado da doença, a infecção pode se disseminar do intestino para outros órgãos como coração, pulmões, encéfalo, articulações e olhos.
Os sinais mais comuns da doença de Whipple incluem:
- dor crônica nas articulações, às vezes com inflamação;
- diarreia crônica que pode ou não apresentar sangramento;
- perda significativa de peso;
- dor de estômago e inchaço;
- perda de visão e dor nos olhos;
- febre;
- fadiga;
- anemia (contagem baixa de glóbulos vermelhos);
Os sinais abaixo não são tão frequentes, mas podem indicar piora da Doença de Whipple:
- coloração anormal da pele;
- nódulos linfáticos inflamados;
- tosse crônica;
- dor no peito;
- pericardite – inchaço da membrana que envolve o coração;
- insuficiência cardíaca ou sopro cardíaco;
- problemas de visão;
- demência;
- dormência;
- insônia;
- fraqueza muscular ou tiques;
- dificuldade para andar e problemas de memória.
Doença de Whipple – O que éTratamentos da Doença de Whipple: O tratamento da Doença de Whipple é feita com antibióticos, como tetraciclina, penicilina, sulfasalazina, entre outros. A sintomatologia desaparece rapidamente, mas a cicatrização tissular pode levar até 2 anos.
Pode haver recidiva vários anos após o término da terapia, apesar de um tratamento inicial julgado eficaz, ocorrendo em maior proporção em pacientes com envolvimento do SNC e em pacientes tratados com apenas um tipo de antibiótico ou com antibióticos que não ultrapassam a barreira hematoencefálica.
Diagnóstico: O diagnóstico da Doença de Whipple geralmente é feito por meio de uma biópsia do intestino delgado que é acessado através de uma endoscopia digestiva alta. Também pode ser feito através de um linfonodo aumentado de volume (hipertrofiado) que revela alterações microscópicas características.