A doença do beijo também conhecida mononucleose infecciosa é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV) e o seu período de transmissibilidade pode durar um ano ou mais.
Hoje no Dicas de Saúde vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre doença do beijo e como é transmitido.
Além disso, esta doença recebe esse nome porque é transmitida pelo contato direto com a saliva, o período de portabilidade pode durar um ano ou mais.
Após a infecção, o vírus fica dormente no corpo do paciente e, em alguns casos, pode ser reativado. No entanto, o médico alerta para doenças que podem estar relacionadas ao vírus.
Afinal, o que é a doença do beijo
A doença do beijo é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr essa condição é chamada assim porque é transmitida principalmente pelo contato direto com a saliva de uma pessoa doente, além do contato com os objetos dessa pessoa.
A doença do beijo é bastante comum em pessoas entre 15 e 30 anos e, uma vez que o paciente é infectado pelo vírus Epstein-Barr , ele permanece infectado por toda a vida.
Mesmo sem apresentar os sintomas da mononucleose, ele pode transmitir a doença para outras pessoas dependendo de alguns fatores.
O vírus causador da mononucleos é atualmente reconhecido como fator de risco para outras doenças como lúpus e diabetes.
Sintomas da doença do beijo
Os sintomas da doença do beijo podemos citar:
– febre;
– inflamação e dor na garganta;
– dor de cabeça;
– mal-estar;
– tosse;
– fadiga e cansaço;
– calafrios;
– náuseas e vômitos;
– inflamação dos gânglios do pescoço;
– perda de apetite;
– aumento do fígado e do baço;
– dores musculares.
Transmissão da doença do beijo
A doença do beijo é transmitida principalmente pelo contato direto com a saliva de uma pessoa doente, além do contato com os objetos dessa pessoa e transfusões de sangue.
Como é o tratamento da doença do beijo
A doença do beijo não tem cura, portanto, se o vírus faz com que a pessoa tenha os sintomas da mononucleose, é necessário controlar os sintomas, como tomar medicamentos que aliviam a dor de garganta e a febre.
Além disso, também é importante manter a calma e se hidratar adequadamente e consuma alimentados para aliviar os sintomas.