Doença do Homem Árvore – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença misteriosa. O nome técnico da enfermidade é epidermodisplasia verruciforme, mais conhecida como “Doença do Homem Árvore“. É causada por uma falha do sistema imunológico que aumenta a vulnerabilidade ao papilomavírus humano (HPV). A Doença do Homem Árvore faz com que a pessoa tenha inúmeras verrugas espalhadas por todo o corpo, que são tão grandes e disformes que fazem com que suas mãos e pés pareçam troncos de árvores.
A Doença do Homem Árvore (epidermodisplasia verruciforme) é rara mas afeta gravemente a pele. Esta doença é causada pela presença do vírus HPV e também alterações no sistema imune que permite que esses vírus circulem livremente pelo corpo, levando a formação de uma grande quantidade de verrugas por todo o corpo.
As regiões afetadas por estas verrugas são muito sensíveis à luz solar e algumas podem virar câncer. Assim, a mesma pessoa pode ter verrugas por várias regiões do corpo, mas nem todas estarão relacionadas ao câncer.
Causas da Doença do Homem Árvore: A Doença do Homem Árvore Esta é causada por uma mutação genética combinada com um vírus. A alteração genética deve-se a uma mutação num traço autossômico recessivo que quando se expressa, causa uma diminuição na imunidade celular mediada.
O vírus em questão nesta doença é o HPV (vírus do papilomahumano) que normalmente cria pequenas verrugas na pele.Assim sendo, devido à mutação, não vão existir anticorpos capazes de parar o crescimento de verrugas que vão crescer continuamente.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
As causas dessa doença estão sendo ainda pesquisadas, pois se trata de uma patologia muito rara. Relatos médicos dizem que existem quatro casos registrados em todo o mundo, sendo dois deles na Indonésia, diagnosticados em 2007 e 2009, um na Romênia, também em 2007, e o mais recente em Bangladesh.
Sintomas da Doença do Homem Árvore: Os sintomas da Doença do Homem Árvore (epidermodisplasia verruciforme) podem começar logo após o nascimento, mas normalmente surgem entre 5 e 12 anos de idade. São eles:
- Verrugas escuras, que inicialmente são planas mas que começam a crescer e a se multiplicar rapidamente;
- Com a exposição solar pode haver coceira e sensação de ardência nas verrugas.
- Essa Verrugas afetam especialmente o rosto, as mãos e os pés, não estando presente no couro cabeludo, nem nas mucosas como boca e regiões genitais.
Apesar de não ser uma doença que passa de pai para filho, podem existir irmãos com a mesma doença e existe uma maior possibilidade do casal ter um filho com essa doença quando há um casamento consanguíneo, isto é, quando há um casamento entre irmãos, entre pais e filhos ou entre primos de primeiro grau.
Tratamentos da Doença do Homem Árvore: Até hoje em dia não existe nenhum tratamento que diminuía o crescimento de Verrugas da Doença do Homem Árvore. Como o peso e a quantidade de Verrugas dificulta em muito o indivíduo, a única maneira de resolver esse problema é remover as Verrugas cirurgicamente. No entanto as Verrugas continuaram a crescer. Para que a pessoa tenha uma vida com mais qualidade, essa cirurgia deveria ser realizada anualmente.
O tratamento da Doença do Homem Árvore (epidermodisplasia verruciforme) deve ser indicado pelo dermatologista e podem variar de uma pessoa para outra. Medicamentos podem ser receitados para fortalecer o sistema imune. Se o paciente não realizar nenhum tratamento, as Verrugas poderão se desenvolver tanto que podem impedir a pessoa de se alimentar e de fazer sua própria higiene. Alguns remédios podem ser indicados como:
- Ácido salicílico
- Ácido retinoico
- Levamisol
- Thuya CH30
- Acitretina
- Interferon
Nota: Quando além das Verrugas a pessoa possui câncer, o oncologista poderá indicar a quimioterapia para controlar a doença, evitando que se agrave e que o câncer não se espalhe para outras áreas do corpo.