Doença do Sono – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devem saber. Além disso, a Doença do Sono, também chamada de “tripanossomíase humana africana”, é uma doença tropical generalizada que pode ser fatal se não for tratada.
É espalhado pela mordida de uma mosca tsé-tsé infectada ( Glossina Gênero), uma espécie nativa do continente africano. Sessenta milhões de pessoas que vivem principalmente em áreas rurais da África Oriental, Oeste e Central correm o risco de contrair a Doença do Sono.
A mordida de mosca tsé-tsé entra em erupção em uma ferida vermelha e dentro de algumas semanas a pessoa pode experimentar febre, gânglios linfáticos inchados, músculos doloridos e articulações, dores de cabeça e irritabilidade.
Em estágios avançados, a doença ataca o sistema nervoso central e as pessoas apresentam mudanças na personalidade, alteração do relógio biológico (ritmo circadiano), confusão, fala arrastada, convulsões e dificuldade em andar e falar. Esses problemas podem se desenvolver ao longo de muitos anos e se não forem tratados, a pessoa morre.
As principais abordagens para controlar a Doença do Sono são reduzir os reservatórios de infecção e a presença da mosca tsé-tsé. O rastreio de pessoas em risco ajuda a identificar os pacientes em estágio inicial. O diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível e antes do estágio avançado para evitar procedimentos de tratamento complicados, difíceis e arriscados.
Causas de Doença do Sono: A Doença do Sono é causada por dois tipos de parasitas Tripanosoma bruxei rodeiense e Tripanossomo bruxei gambiense. T b rodeiense provoca a forma mais grave da Doença do Sono. Quando uma mosca infectada morde você, a infecção se espalha pelo sangue.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Os fatores de risco incluem a vida em partes da África, onde a Doença do Sono é encontrada e sendo mordida por moscas tsé-tsé. A Doença do Sono não ocorre nos Estados Unidos, mas os viajantes que visitaram ou viveram na África podem ser infectados.
Sintomas de Doença do Sono: Os sintomas gerais incluem:
- Mudanças de humor, ansiedade.
- Febre, sudorese.
- Dor de cabeça.
- Fraqueza.
- Insônia à noite.
- Sonolência durante o dia (pode ser incontrolável).
- Nódulos linfáticos inchados em todo o corpo.
- Nódulo inchado, vermelho e doloroso no local da mordida da mosca.
Exames e Testes: O diagnóstico é muitas vezes baseado em um exame físico e informações detalhadas sobre os sintomas. Se o médico suspeitar de Doença do Sono, você será perguntado sobre viagens recentes. Os exames de sangue serão ordenados para confirmar o diagnóstico. Os testes incluem o seguinte:
- Smarro de sangue para verificar se há parasitas.
- Testes de líquido cefalorraquidiano (líquido da medula espinhal).
- Contagem sanguínea completa (CBC).
- Aspiração linfonodal.
- Tratamento.
Os Medicamentos Utilizados Para Tratar Este Distúrbio Incluem:
- Eflornitina ( somente para T b gambiense ).
- Melarsoprol.
- Pentamidina (apenas para T b gambiense ).
- Suramin (Antrypol).
- Algumas pessoas podem receber uma combinação destes medicamentos.
Prevenção: As injeções de pentamidina protegem contra T b gambiense, mas não contra T b Rhodesiense . Como este medicamento é tóxico, não é recomendado o uso dele para prevenção. T b Rhodesiense é tratado com suranim. As medidas de controle de insetos podem ajudar a prevenir a propagação da Doença do Sono em áreas de alto risco.