Doença Renal Policística – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Doença Renal Policística ocorre pela presença de cistos nos rins, que crescem lentamente e progressivamente e são preenchidos com líquido, como se fossem várias bexigas ou bolhas cheia de água de diferentes tamanhos.
A Doença Renal Policística é a quarta principal causa de insuficiência renal. As Pessoas com Doença Renal Policística também podem desenvolver cistos no fígado e outras complicações.
A Doença Renal Policística faz com que os cistos se formem nos rins. Existem três tipos de Doença Renal Policística, que são: DRP autossômico dominante, DRP autossômico recessivo e Doença Renal Policística adquirida. Não há cura para DRP, mas existem tratamentos que podem controlar os sintomas.
Causas da Doença Renal Policística: A Doença Renal Policística é hereditária em 90% dos casos e sua causa decorre de mutações nos genes PKD1 (85%) e PKD2 (15%), que passa de pais para filhos de forma dominante, ou seja, se um dos pais tiver a doença, seu filho tem chance de 50% de ter também.
Quando descoberto de Doença Renal Policística em uma família, todos os parentes próximos deverão ser investigados após os 18 anos de idade e aconselhados, caso desejem ter filhos.
Sintomas da Doença Renal Policística: Muitas pessoas vivem com a Doença Renal Policística durante anos sem experimentar sintomas associados à doença. Os cistos tipicamente crescem 0,5 polegadas ou mais antes de uma pessoa começar a perceber os sintomas. Os sintomas iniciais associados à Doença Renal Policística podem incluir:
- Dor ou ternura no abdômen;
- Sangue na urina;
- Micção frequente;
- Dor nos lados;
- Infecção do trato urinário;
- Pedras nos rins;
- Dor ou peso nas costas;
- Pele que quebra facilmente;
- Pele pálida;
- Fadiga;
- Dor nas articulações;
- Anormalidades das unhas.
Crianças com Doença Renal Policística autossômica recessiva podem ter sintomas que Incluem:
- Pressão alta
- Infecção do trato urinário
- Micção frequente
Os sintomas em crianças podem parecer outros distúrbios. É importante obter atenção médica para uma criança que experimenta qualquer dos sintomas listados acima.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Diagnósticos da Doença Renal Policística: Como ADPKD e ARPKD são herdados, o seu médico irá rever o seu histórico familiar. Eles podem inicialmente solicitar uma contagem sanguínea completa para detectar anemia ou sinais de infecção e um exame de urina para procurar sangue, bactérias ou proteínas na sua urina.
Para diagnosticar todos os três tipos de Doença Renal Policística, seu médico pode usar exames de imagem para procurar cistos do rim, fígado e outros órgãos.Os testes de imagem usados para diagnosticar Doença Renal Policística incluem:
Ultra-som Abdominal: um teste não-invasivo que usa ondas sonoras para observar seus rins para cistos
Tomografia Computadorizada abdominal: pode detectar quistos menores nos rins
Varredura de Ressonância Magnética Abdominal: usa ímãs fortes para projetar seu corpo para visualizar a estrutura do rim e procurar quistos
Pielograma Intravenoso: usa um corante para fazer seus vasos sanguíneos aparecer mais claramente em um raio-X
Complicações da Doença Renal Policística: Além dos sintomas geralmente experimentados da Doença Renal Policística, como o crescimento dos cistos nos rins, pode haver complicações.
Algumas Dessas Complicações Podem Incluir:
- Áreas debilitadas nas paredes das artérias, conhecidas como aneurismas aórticos ou cerebrais;
- Cistos sobre e no fígado;
- Cistos no pâncreas e testículos;
- Bolsas ou bolsos na parede do cólon, ou diverticular;
- Catarata ou cegueira;
- Doença hepática prolapso da válvula mitral;
- Anemia ou insuficiência sanguínea;
- Sangramento ou explosão de cistos;
- Pressão alta;
- Insuficiência hepática;
- Pedras nos rins;
- Doença cardiovascular.
Tratamentos da Doença Renal Policística: O objetivo do tratamento da Doença Renal Policística é gerenciar sintomas e evitar complicações. Controlar a pressão arterial elevada é a parte mais importante do tratamento.
Algumas das Opções de Tratamento Podem Incluir:
- Medicação para dor, exceto o ibuprofeno, o que não é recomendado, pois pode piorar a doença renal;
- Medicação de pressão arterial;
- Antibióticos para tratar UTIs;
- Uma dieta baixa em sódio;
- Diuréticos para ajudar a remover o excesso de fluido do corpo;
- Cirurgia para drenar cistos e ajudar a aliviar o desconforto.
Com a Doença Renal Policística avançada que causa insuficiência renal, a diálise e o transplante de rim podem ser necessários. Um ou ambos os rins podem precisar ser removidos.