A dolomita é um mineral encontrado na natureza, mais precisamente nas rochas calcárias, sua composição é formada por carbonato de cálcio e magnésio. Podemos dizer que ela lembra a argila, no entanto, tem uma coloração esbranquiçada em sua forma in natura. Para ser utilizada em tratamentos terapêuticos, o mineral passa por um procedimento chamado de purificação, onde são removidos todos os agentes que possam ser tóxicos para a saúde humana. Vamos fornecer mais informações sobre a Dolomita como suas aplicações, benefícios, contraindicações e outros.
Dolomita o que é:
A Dolomita é um mineral composto por carbonato de cálcio e magnésio. Ela é extraída de rochas de origem calcária, tem uma cor branca e lembra um pouco a argila. Além disso, antes de chegar ao mercado, o mineral passa por um processo de purificação para retirar resíduos tóxicos. Atualmente ela é muito usada em tratamentos naturais, como hidroterapia, fitoterapia, entre outros.
Para que serve:
Ela é utilizada em tratamentos naturais como fitoterápicos, hidroterápicos. No começo ela era muito utilizada para tratar problemas digestivos, pois ajudava a aliviar a sensação de estufamento e de se sentir muito cheia. Mas com o tempo descobriu-se que ela também tinha outros usos, pois pode ser um ótimo analgésico, anti-inflamatório, coagulante, tonificante, relaxante e muitos outros usos.
Benefícios:
1. Trata problemas estomacais:
Desde a antiguidade os Benefícios da Dolomita era utilizada para cuidar do estomago, hoje não é diferente, ela continua atuando nos males que atinge esse órgão como a gastrite, úlceras, má digestão, gases, diarreia e intoxicação alimentar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
2. Fortalece os cabelos:
A Dolomita age no controle da oleosidade do couro cabeludo, desse modo, cura as caspas e seborreia responsáveis pela queda excessiva dos fios. O resultado é um cabelo bonito, saudável, forte e brilhoso.
3. Promove o relaxamento muscular:
Os músculos do nosso corpo precisam estar em sintonia, por isso, deve haver um equilíbrio entre a contração e o relaxamento deles. Isso, só é possível devido ao cálcio responsável por contrair os músculos e o magnésio que tem a função de relaxar. Os Benefícios da Dolomita possui esses dois minerais importantes que são utilizados no tratamento de fadiga e dores musculares.
4. Deixa a pele bonita:
Você já deve ter ouvido falar da ” máscara de porcelana”, pois ela pode ser extraída através dos Benefícios da Dolomita que esse nutriente oferece a nossa saúde, pois o mineral penetra rapidamente nos poros conferindo uma revitalização efetiva da pele, além disso, fornece outros efeitos como tonificação e cicatrização em casos de espinhas, acnes, micoses, ferimentos e manchas.
5. Trata dores reumáticas e artrite:
Os tratamentos terapêuticos evidenciam que o uso dos Benefícios da Dolomita é muito eficaz para amenizar dores como artrite, ciáticas, osteoporose, contusões, lúpus, entre outras.
Como usar:
Para usá-lo, basta fazer uma pasta, aplicar na região desejada, deixando agir por 20 minutos e depois enxaguar. Para todos esses usos, no entanto, é importante consultar um especialista para que ele oriente corretamente a respeito, tendo em vista que suplementação de mineral só pode ser feita com prescrição médica. A Dolomita pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. É utilizada como cataplasma, para fazer banhos ou em forma de pasta. Normalmente, ela vem em forma de pó.
Contraindicações:
O mineral não pode ser utilizada por portadores de insuficiência renal e alérgicos a esses minerais. Grávidas, lactantes e crianças também não deve fazer o uso produto.